110 Milhões de razões para agir

José Serra
Olisipo Way
Published in
3 min readOct 10, 2018

Já lançámos todos os foguetes. A Web Summit fica em Lisboa por mais uma década. Temos mais dez anos com todos os holofotes apontados para o nosso palco. Agora temos 110 Milhões de razões para aproveitar esta fantástica oportunidade de mudar Portugal. Temos que ser audazes, ambiciosos, inovadores e, sobretudo, rápidos a decidir e a agir.

Poderá haver opiniões diferentes sobre quais as condições que permitiram, nos últimos três anos, uma mudança radical na forma como vemos o mundo e como, de fora, nos veem a nós. Evoluímos de uma época onde os melhores talentos tinham que emigrar para ver reconhecido o seu valor, para tempos de pujança tecnológica onde é possível agarrar desafios enormes e recompensadores.

Na verdade, as empresas estão onde estão os talentos e os talentos estão onde se sentem desafiados e valorizados.

E não faltam projetos desafiantes que ajudam os profissionais a crescer, a ganhar confiança e competências. Sejam grandes empresas tecnológicas que se instalam em Portugal — diretamente, ou através de prestadores de serviços nearshore e centros de competência -, sejam startups em fase inicial ou até já com alguns milhões de investimento.

Estas empresas permitem criar a massa crítica necessária para a inovação e o crescimento. E quanto melhores profissionais tivermos, melhores projetos internacionais vamos atrair, melhores ideias vamos ter, mais unicórnios vamos criar. É um círculo virtuoso que precisa de ser alimentado permanentemente.

Mas não nos podemos esquecer que os nossos recursos na área da tecnologia são limitados. As universidades irão continuar a desempenhar o seu papel. Mas não vai chegar. Para crescermos precisamos de importar mais talentos. E logo na fase do ensino, atraindo cada vez mais estudantes de outros países a fazerem, completarem ou complementarem os seus estudos em Portugal. Mais, a sua experiência em Portugal não pode ficar confinada às paredes das Universidades e aos bares nas nossas comuns noites estreladas. Temos que lhes dar a conhecer as nossas empresas inovadoras, os nossos desafios e as oportunidades que podem ter neste lindíssimo retângulo à beira-mar plantado.

Temos que dar valor aos nossos talentos. Temos que formar os nossos génios. Com três unicórnios no nosso curriculum, temos que fazer os investidores acreditarem que em Portugal há boas ideias, que há um clima propício à inovação e que é possível criar mais unicórnios. Precisamos de atrair investidores internacionais para apoiarem as nossas startups, mas temos também que criar as condições para que as startups de outros países vejam vantagem em se instalarem em Portugal, fazendo aqui o seu caminho do crescimento.

Temos que ser audazes, ambiciosos, inovadores e, sobretudo, rápidos a agir. E agora temos 110 Milhões de razões para agir. Com a Web Summit em Portugal por mais 10 anos, temos a alavanca global que precisávamos para nos desenvolvermos localmente.

Acting Globally to Develop Locally (Act Global / Dev Local) é a chave para abrir a porta desta fantástica oportunidade de nos colocarmos nos lugares cimeiros da inovação e do desenvolvimento mundial.

--

--

José Serra
Olisipo Way

Entrepreneur | Early Stage Investor | Startup Advisor | Business Strategist | Acting Globally to Develop Locally