A mais importante peça de comunicação de uma startup

João Tavares da Silva
Olisipo Way
Published in
2 min readOct 31, 2018

Caro empreendedor, acredito que esteja já a pensar no website. Quase, essa é a segunda peça de comunicação mais importante.

A primeira? Uma apresentação.

Desde que o projecto é apenas uma ideia, passando pela angariação de sócios e captação de investimento e, depois, pelas reuniões comerciais, há um elemento comum que não pode ser prescindido. A apresentação vai ajudar o empreendedor de forma diferente em cada momento da vida da sua empresa.

Há que ter em conta que não basta ter apenas uma. Cada audiência e cada objetivo exige uma apresentação diferente. Lembre-se que cada pessoa / audiência tem uma necessidade específica. A sua apresentação deverá endereçar diretamente às “dores” das pessoas que estão à sua frente. Adapte o tom, a linguagem, a mensagem principal, a profundidade com que aborda cada tema e tudo o que achar adequado. Aquelas pessoas querem simplesmente saber como é que você poderá melhorar as suas vidas.

Dá trabalho? Sim. É mais eficaz? Claro!

E é um processo de melhoria contínuo. As suas apresentações terão de ser alteradas e adaptadas cada vez que a usar. Perceba o que resultou e o que não causou impacto para conseguir ser mais eficaz.

E mais, não pense que poderá usar a mesma apresentação numa reunião e depois enviá-la por e-mail. Não basta carregar no botão “guardar como” e escolher a opção “pdf”. Deverá pensar no que é realmente essencial para constar numa versão para ler e fazer uma versão auto-explicativa. Esta versão é muito diferente pois deverá ter todo o texto no slide, ao contrário da versão com apresentador, que tem como o discurso do orador a sua principal fonte de informação.

Defendo sempre que, independentemente de outras questões, a comunicação tem ser uma ajuda para empresas transmitirem mais credibilidade. E uma comunicação e um design cuidado ajuda a passar, desde logo, mais credibilidade.

Mas isto é apenas a parte mais básica. Se ter um bom design ajuda à parte da credibilidade, ter uma boa história pode ajudar muito a atingir o objetivo. (abordarei este tema noutro post)

Se tiver uma boa apresentação e contar uma boa história, tem tudo para entrar com mais confiança numa sala de reuniões. E a confiança, também passa credibilidade e, melhor ainda, ajuda a transmitir a paixão que com certeza terá pelo seu projecto.

Nunca é demais lembrar que uma reunião onde tem a oportunidade de apresentar a sua ideia, projecto ou empresa, é uma oportunidade única que não se vai repetir.

Invista o tempo e os recursos necessários pois uma destas reuniões pode mudar a sua vida.

João Tavares da Silva

--

--

João Tavares da Silva
Olisipo Way

Communication Consultant | Brand Storyteller | Content Strategist | Presentation Coach