Está na hora das empresas taxarem Clientes e Fornecedores?

José Serra
Olisipo Way
Published in
2 min readSep 26, 2018

Clientes e fornecedores dão muito trabalho. Temos que processar faturas, guias de transporte, fazer pagamentos e recebimentos, conferir as contas, cobrar ou pagar, ver extratos, enviar e-mails, classificar faturas, calcular IVA, etc. E que tal passarmos a cobrar esses serviços?

Que tal passar a cobrar 6€ por mês a todos os seus fornecedores e clientes para manutenção da respetiva “conta”? Assim, sem menos — uma nota de débito mensal para manutenção da conta corrente.

Estranho? Absurdo? Ninguém vai querer pagar?

Mas então não é isso que fazem os bancos?

Quando peço dinheiro ao banco, é-me prestado um serviço que eu pago com juros mensais. Não sei porque tenho ainda de pagar comissões de abertura, de gestão, de processo, de montagem de operação, disto, daquilo e de sei lá o quê mais.

Quando coloco no banco dinheiro na conta à ordem, estou eu a prestar um serviço ao banco, já que sem o dinheiro dos depositantes, o banco não poderia fazer empréstimos. Neste caso, o banco é o meu cliente e devia pagar-me por eu estar a disponibilizar-lhe o dinheiro. Era por isso que os bancos, até há uns 10 anos, pagavam juros aos depositantes pelas contas correntes. Pagavam menos que nos depósitos a prazo, mas pagavam. Era justo e normal.

Agora não só não pagam, como cobram pela manutenção da conta. Mas manutenção de quê? Qual o trabalho que o banco tem em manter a minha conta? Eu nem ponho os pés num balcão, faço tudo online!

Absurdo.

Imagine os reformados que recebem pensões de miséria, mas têm que pagar dezenas de euros anualmente para alimentarem a conta corrente que o banco tem que “esforçadamente” gerir.

Poderíamos recusar ter conta bancária? Não, porque o governo só autoriza pagar em dinheiro pequenas despesas. Tudo o que for “mais a sério” tem que ser via bancária. E assim, a pretexto do combate à fuga aos impostos, os bancos vão “limpando” alegremente as contas com taxas e taxinhas, comissões e comissõezinhas por tudo, por pouco e por nada.

Assim é mais fácil ir anunciando lucros de centenas de milhões de euros!

E quando estiverem novamente com a corda na garganta, cá estaremos todos nós para lhes dar mais uns milhares de milhões para continuarem a brilhar.

Vai uma aposta?

--

--

José Serra
Olisipo Way

Entrepreneur | Early Stage Investor | Startup Advisor | Business Strategist | Acting Globally to Develop Locally