Criando uma nova marca para empoderar o comércio brasileiro

Um pouco da história por trás do rebranding do olist.

Pra quem não conhece o olist

O olist é um grande descomplicador. Somos a maior plataforma de conexão entre Micro, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e os principais Marketplaces do Brasil. Até hoje já colocamos mais de 3.000 clientes para vender nos grandes portais como Amazon, Americanas, Ponto Frio, Walmart, Submarino, Mercado Livre e vários outros. A ideia do olist nasceu de um período de seis meses do nosso time na 500 Startups — principal aceleradora baseada no Vale do Silício. Voltamos de lá com um crescimento acelerado e, desde então, nos tornamos a maior loja de departamento dentro dos maiores marketplaces do país.

Por que mudar a marca?

Quando eu entrei no olist, em Setembro de 2017, o cenário era bem claro: a empresa havia crescido muito e já estava com alguns problemas de alinhamento entre a comunicação visual da marca nos materiais de marketing e o produto propriamente dito. Além das inconsistências visuais, estava claro que precisávamos amadurecer nossa identidade para atender novas verticais de negócio, focadas em grandes empresas.

Para entender o processo de rebrand, é importante contextualizar como a identidade de marca anterior foi concebida:

  • Nossa marca anterior não teve muito tempo para ser projetada
    A ideia do Olist foi colocada em prática durante um período de aceleração no Vale do Silício. Tínhamos pressa em colocar o produto no ar, funcionando plenamente. Por esse motivo nossa equipe não investiu muito tempo em um projeto de identidade mais estruturado.
  • Não tínhamos uma cor que definisse nossa identidade com clareza
    Nossos clientes e até mesmo equipe interna não sabiam, ao certo qual era a cor primária da nossa identidade.
  • Desalinhamento visual entre marketing e produto
    Essse ponto é um clássico que acontece em muitas empresas. Marketing e Produto apresentavam abordagens e comunicações muito distintas, sem ter uma uniformidade visual e de discurso.
  • Necessidade de se comunicar com grandes empresas
    O Olist nasceu com um foco em pequenas e médias empresas e isso se refletia na comunicação. Nossa identidade não dialogava muito bem com grandes empresas e não estava preparada para atender nossas novas verticais de negócio.

Nossa missão com a nova identidade é reforçar a maturidade da empresa e unir toda equipe em torno dos novos desafios de negócio e do crescimento acelerado que estamos vivenciando.

Uma marca mais forte, para desafios maiores

Com o desafio de representar essa nova fase do olist, de uma empresa mais madura, experiente e inovadora, iniciamos o processo de redesign da identidade trabalhando em conjunto com a equipe de marketing. Diferente de muitos projetos de redesign, não queríamos fazer uma grande ruptura com tudo que já havíamos construído, e sim projetar uma evolução natural da marca.

Mantivemos a simplicidade da marca anterior, com sua aplicação exclusivamente tipográfica, sem nenhum símbolo de apoio, focando apenas em garantir mais legibilidade e estabelecer uma cor mais representativa e impactante que a anterior.

Além da identidade, o website estava desalinhado com o momento atual e precisava comunicar melhor nossa proposta de valor, transmitindo mais credibilidade para o público que ainda não conhece o produto.

Tipografia

A identidade anterior utilizava inicialmente apenas a Helvetica/Arial (native stack) e com o decorrer do tempo passou a utiliza a Ronnia, da Type Together, para dar um pouco mais de versatilidade aos materiais de marketing.

90 percent of design is typography. And the other 90 percent is whitespace. — Jeffrey Zeldman

Para a nova identidade optamos pela Soleil, também da Type Together, pela sua simplicidade e versatilidade de utilização, pois ela funciona muito bem tanto como headline, como para colunas de texto. Outro ponto que pesou bastante na decisão foi o fato da praticidade de distribuição dela utilizando o Typekit, tanto para utilização na web como para sincronizar nos computadores da nossa equipe para produção de outros materiais offline.

Cores

Um dos pontos mais visíveis do processo de rebrand foi assumir uma cor primária para a identidade. Uma cor que fosse impactante e memorável o bastante para acompanhar a simplicidade da nossa marca tipográfica.

Nesse processo também enxugamos o número de cores da paleta para manter apenas 5 matizes e suas respectivas tonalidades, com funções e definições específicas para evitar o enfraquecimento da marca com o uso excessivo e arbitrário de cores na nossa comunicação.

Ilustrações

Para ajudar a construir uma linguagem de ilustração que fosse diferente do padrão convencional de ilustrações vetoriais da maioria das startups, trabalhamos em conjunto com o ilustrador Felipe Mayerle e exploramos diversas abordagens e estilos até chegar no equilíbrio que estávamos procurando.

Experimentamos ilustrações com diversos pesos, texturas, cores e formatos até chegar em um ponto no qual consideramos que estava marcante o bastante para se destacar em meio às empresas convencionais do nosso ramo, e com uma leveza suficiente para acompanhar a identidade sem roubar completamente a atenção das pessoas.

O resultado foi uma série de ilustrações feitas à mão, utilizando apenas o azul primário da marca e o verde para equilibrar as composições e deixar as ilustrações mais dinâmicas. A limitação das cores foi essencial para garantir que as ilustrações não chamem mais atenção do que os botões e ações principais (call to actions) dos usuários, quando estiverem interagindo com nossos produtos.

Resultado

Redesenhar uma marca para uma empresa que está num ritmo constante de crescimento nunca é uma tarefa fácil. É preciso assumir alguns riscos e sair da zona de conforto, quebrando identidade com que todos já estavam acostumados.

Desde o início do projeto nós tínhamos em mente que seria um desafio, mas estamos muito satisfeitos com a evolução da nossa identidade, agora com uma marca mais impactante e memorável, e confiantes de que ela será uma base sólida para suportar o crescimento acelerado da empresa no longo prazo.

Para nossa equipe, esse projeto de rebrand é apenas o início de uma nova jornada de desafios e temos certeza que 2018 será um ano incrível, com muitas novidades e evoluções em todos nossos produtos.

Quer fazer parte do time que vai revolucionar o comércio brasileiro? Nós estamos contratando. Para saber mais sobre o olist e nossas vagas acesse: