Dia na Operação — Como fortalecemos nosso time por meio de imersões em outras áreas

Leonardo Zimmermann
olist
Published in
5 min readSep 30, 2022

Olá! Para você que não me conhece e está lendo este texto, eu sou o Léo, tenho 23 anos e sou um profissional da área de Recursos Humanos que ama impactar e desenvolver outras pessoas por meio de conexão, inclusão e processos cocriativos. Ingressei no olist há 1 ano e 7 meses e hoje atuo como Analista de Educação Corporativa. Caso queira saber mais sobre o olist antes de ler o artigo, clique aqui.

O que é o Dia na Operação?

A integração entre times é um dos maiores desafios nas organizações e aqui no olist, com um time composto por mais de 1000 colaboradores de vários lugares do mundo, não seria diferente. Sempre tivemos ações para promover a integração do nosso time e, recentemente, executamos um programa que não apenas fortaleceu a integração entre os times, como também aumentou o entendimento do nosso negócio e otimizou os processos multidisciplinares da companhia.

Estou falando do Dia na Operação, o novo programa de imersão em outras áreas de negócio, que estão na ponta da operação do olist, desenhado pelo nosso time de educação corporativa e realizado na primeira quinzena deste mês.

Com essa iniciativa, proporcionamos uma aprendizagem prática e densa sobre as principais atividades da área, com trocas enriquecedoras no ao vivo. O objetivo era unir pessoas de diferentes setores para contribuir e aprender.

Planejando o programa

Pensando em uma entrega de valor que fosse efetiva e escalável, desenvolvemos uma ementa base para a imersão nas áreas, que contemplasse a experiência prática que queríamos proporcionar, sem deixar de lado a escalabilidade do programa dentro da rotina dos participantes, que ainda tinham que realizar suas atividades funcionais de suas respectivas áreas.

Pensando nos pontos anteriores, desenhamos essa estrutura:

Com duração média de 4 horas e 30 minutos, entendemos que essa estrutura compreendia estilos de aprendizagem diferentes, unindo a aprendizagem social, prática e formal e demandava pouco tempo dos participantes. Com o nosso time espalhado pelo mundo, decidimos realizar todas as imersões de maneira virtual pelo zoom, dando a oportunidade para pessoas distantes se conectarem.

Na sequência, realizamos um diagnóstico e chegamos em 3 áreas com as quais tínhamos mais proximidade e que possuem contato direto com os nossos clientes para fazermos um Produto Mínimo Viável (MVP). As áreas que definimos e toparam receber as pessoas nas imersões foram: Pré-Vendas, Expansão (área de customer success) e Suporte.

Criamos a ementa, definimos os cases práticos, materiais e definimos em conjunto as pessoas que facilitariam os touches para as 3 imersões. Decidimos colocar um limite de 15 a 20 participantes para não precisarmos de tantos facilitadores e assim não sobrecarregar a operação, já que o nosso objetivo era o oposto disso.

Nesses alinhamentos com as áreas que receberiam os participantes, prezamos ao máximo pela criação de momentos de trocas no ao vivo. Afinal, iríamos reunir pessoas de diversas áreas e precisávamos aproveitar esse momento único para enriquecer o programa.

Execução e resultados

Inicialmente, optamos que o programa não fosse divulgado para todos os colaboradores. Nesse primeiro formato, pedimos para que os gestores e business partners indicassem os olisters que mais se encaixassem no programa, seja por precisar aprender mais sobre alguma área, contribuir para a solução de ruídos em processos multidisciplinares e para pessoas que estão em busca de uma transição de carreira.

Ao todo, obtivemos 46 inscrições e 37 participantes, divididos entre as 3 imersões — as inscrições poderiam ser para um, dois ou três dias de imersões.

Ao final de cada imersão, disponibilizamos um formulário anônimo de avaliação, em que conseguimos coletar os destaques do programa em perguntas abertas e uma avaliação quantitativa em algumas perguntas.

Os destaques foram para as trocas no ao vivo com pessoas de diferentes áreas e aprendizagem prática-social com os momentos ao vivo de shadowing (para saber mais sobre esta técnica de aprendizagem, clique aqui), apresentação da área e case prático. Nas perguntas quantitativas, recebemos uma nota média de 9.2 para “De 0 a 10, quanto o dia na operação contribuiu para o seu entendimento sobre o que a área faz?” e uma média de 9.1 para “De 0 a 10, o quanto você gostou do dia na operação na área em questão?”.

Para complementar a visão que tivemos com o formulário, pedimos para duas pessoas que participaram do Dia na Operação, uma como facilitadora e outra realizando a imersão, para compartilharem suas experiências:

Raphael Dutra: Coordenador de Suporte e apoiador do planejamento e facilitação da imersão na área de Suporte:

“A oportunidade de compartilhar os desafios da área com pessoas que mostraram-se interessadas em saber mais sobre o nosso cliente, permitiu ilustrar de uma forma mais didática e aprofundada o propósito de áreas que estão na linha de frente com o cliente. A intenção sempre foi trazermos clareza da realidade do dia a dia e como pessoas de diferentes setores podem apoiar diretamente ou indiretamente o cliente final Acredito que foi um bom início de projeto e que cada vez mais vamos conseguir trazer o conceito de Customer Centric para a realidade de todas as áreas da companhia.”

Andressa Gomes, Analista de Governança na área de Catálogo e participante das imersões nas áreas de Suporte, Expansão e Pré-Vendas:

A imersão foi muito importante para mim! Estou no olist há mais de 3 anos e muitas coisas mudaram nesse tempo. Optei em participar desse projeto para me atualizar sobre o ecossistema olist e me surpreendi muito com o resultado. Com a imersão consegui entender e observar na prática quais são os objetivos, critérios, atividades e ferramentas utilizadas pelas áreas de Pré-vendas, Expansão e Suporte. Após a experiência, tive muitos insights que farão a diferença na área de Governança de Produtos.”

Sabemos que reservar um tempo para aprender outras coisas no meio de demandas de trabalho pode ser desafiador, mas com certeza valeu a pena e conseguimos fortalecer o entendimento do negócio, integração entre os nossos times e otimizar nossos processos multidisciplinares.

Obrigado pela leitura e fico à disposição. Até uma próxima! 🐱‍🏍

--

--