Eu, desenvolvedor no Olist: meus primeiros 6 meses na empresa

Gabriel Stain
olist
Published in
3 min readAug 25, 2020

Um pouco sobre como está sendo minha trajetória até aqui.

Como foram os primeiros dias de Olist?

Se você tem receios quando está para começar em uma nova empresa, não sabe quais desafios te aguardam e se vai dar tudo certo, não se preocupe! É normal termos esses receios, eu também tive tudo isso ao entrar aqui, ainda mais porque comecei a trabalhar no Olist logo quando a quarentena foi decretada, minha turma foi a primeira do onboarding 100% remoto. O receio foi embora muito rápido, a partir do momento que me tornei olister — a galera aqui sabe muito bem como receber gente nova!

Os primeiros dias são para nos familiarizarmos com a cultura da empresa (que é sensacional), para entender um pouco mais sobre como são os nossos processos (que são muitos, porém de extrema importância cada um deles), e para entendermos quais são nossos propósitos e a importância de cada pessoa para fazer tudo dar certo.

foto da minha turma do primeiro onboarding 100% remoto
foto da minha turma do primeiro onboarding 100% remoto

Como é o dia a dia trabalhando no Olist?

Todos sabem que ser desenvolvedor de software não é uma coisa simples, ainda mais se você estiver falando de ser desenvolvedor no Olist. Aqui nós temos um ecossistema de microsserviços bem complexo, e aprender a trabalhar com ele no dia a dia não é uma tarefa fácil.

Quando entrei aqui eu não tinha tanta experiência assim com arquitetura de microsserviços, então meus primeiros dias já foram um desafio e tanto! Quando um dev novo começa no time, recebe um auxílio bem bacana de um desenvolvedor mais experiente, o que chamamos de buddy, uma pessoa que está ali para ajudar! O buddy vai tirar as dúvidas sobre determinados assuntos, vai explicar um pouco como funcionam os serviços nos quais você vai trabalhar e como são os nossos processos de desenvolvimento.

No meu caso, o buddy foi uma parte importantíssima para ganhar experiência e confiança sobre o contexto de negócio que estávamos trabalhando e sobre os desafios que iríamos enfrentar.

Como são os processos?

Falando um pouco em processos, nós aqui no Olist prezamos muito por nossos processos e pela qualidade do nosso código, então cada linha de código que escrevemos é feita com muito carinho.

Toda linha é escrita e testada com muita atenção, sempre olhando os mínimos detalhes para que não passe nada despercebido. Após criado o código, ele passa por um review de pelo menos duas pessoas do time de desenvolvimento.

Nesse review, os olisters vão analisar se o código segue todos os padrões e sugerir melhorias, caso necessário. Os code reviews aqui são muito bons e sempre há coisas para melhorar.

Eu gosto de dizer que durante o code review é quando eu mais aprendo as coisas, pois alguém sempre vai conseguir agregar em algo para o código ficar ainda melhor. A partir do momento que você vai aprendendo como tudo funciona, as coisas vão se tornando cada vez mais interessantes e mais ideias boas acabam surgindo.

Além dos desafios que já conhecemos e estamos atuando, estamos o tempo todo em busca de melhorias, pois sempre há coisas para melhorar e nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais!

Pensamos sempre na qualidade das nossas entregas, então nos empenhamos ao máximo para no final fazer a melhor entrega possível. Uma das coisas que me deixa mais entusiasmado é que não importa o tamanho e a complexidade do desafio que tenhamos que enfrentar, nós vamos conseguir resolvê-lo.

Somos um só time e, trabalhando em equipe, um ajudando o outro, não há desafio que possa nos parar, isso eu tenho plena certeza!

O que tenho a dizer até aqui?

Nesses seis meses de Olist eu só tenho a agradecer pelas coisas que aprendi e venho aprendendo, elas só fazem eu querer acordar no dia seguinte com mais vontade de fazer acontecer, porque sei que vai sempre ter algo novo que precisamos aprender e que teremos novos desafios.

Se você ainda tem dúvidas se é uma boa fazer parte desse time, só tenho uma coisa a te dizer: está perdendo tempo de não ter se inscrito em uma vaga ainda :)

Para se cadastrar em uma de nossas vagas, basta acessar o link olist.gupy.io. Venha fazer parte desse time foda!

--

--

Gabriel Stain
olist
Writer for

Python programmer, and passionate about games