User Story Framework @ Olist

Luiz Davi
olist
Published in
3 min readApr 9, 2018

Fomos procurados recentemente sobre como é, e se há um padrão, para a escrita e documentação de estórias no Olist. Construímos este artigo com o objetivo de contribuir por meio dos nossos aprendizados compartilhando um pouco sobre a metodologia que utilizamos hoje.

Até 2016, fazíamos experiências e testes com modelos e processos de Produto no Olist. Naquela época, trabalhávamos em conjunto com aproximadamente dez desenvolvedores. As estórias escritas levavam em conta entrega/valor, contexto de implementação e comportamento esperado do produto após sua entrega. Era um momento importante de experimentação e definição dos nossos primeiros rituais.

Com o amadurecimento da equipe, percebemos a necessidade de implementar um processo que levasse em consideração padrões de trabalho como um framework de estórias que funcionaria para todos os squads que tínhamos. Isso tornaria o trabalho dos PMs mais alinhado e facilitaria a troca de percepções e conhecimento no time. Este artigo explica como crescemos o time :)

Depois de alguns testes e MVPs, chegamos ao framework abaixo:

User Story

Use case (Title of use case)

Uma frase que inclui o caso de uso do ator que será impactado pela estória. No Olist seguimos o padrão: “Como ator X, eu quero executar determinada tarefa para obter determinado resultado”.

Pain points or Opportunities (Context of problem, pain or gain)

Um contexto do problema ou oportunidade que tem grande correlação com nosso norte de priorização. Aqui explicamos com detalhes a dor ou a oportuniade.

Impact

Neste tópico inserimos todos os possíveis impactos que o problema contextualizado acima causa na operação do Olist, do nosso cliente ou parceiro. Ou ainda, como a oportunidade observada melhora o trabalho da organização, clientes ou parceiros.

Measurements and context metrics

Toda estória que tem como objetivo facilitar o trabalho do usuário deve ter como base alguma métrica que serve para identificar o tamanho do problema e que necessariamente será acompanhada no rollout da entrega. Isso garantirá o sucesso ou fracasso da entrega realizada pelo time. Em casos de estórias voltadas para a arquitetura do sistema, não preenchemos este tópico.

Solution

Descrevemos qual a solução parece fazer mais sentido para solucionar o problema ou testar a oportunidade/hipótese.

Implementation

Mapeamos todas as alterações de comportamentos de API’s, serviços ou telas. Geralmente o squad preenche este tópico em conjunto, até porque é um dos pontos mais discutidos em groomings.

New architecture & Visual guides

Para facilitar o entendimento da implementação, o squad discute e cria diagramas de sequência com o fluxo completo do novo comportamento ou algum documento que facilite o entendimento da nova implementação. Caso seja necessário alguma alteração que impacte na experiência do usuário, um Guia Visual é inserido com todas as alterações de front-end.

Outcomes & Definition of Done (Expected behavior)

Exemplos de sequência de uso ou comportamento (ações do usúario ou sistema) que derivam do caso de uso definido inicialmente na estória. Esse tópico é importante por que ele será usado quando todas as sequências de uso/comportamento estiverem implementadas. Esse tópico ajuda a confirmar que a estória está pronta para ser colocada em ambiente de produção.

Rollout (Launch)

Estórias que envolvem a experiência do usuário com o produto devem sempre possuir um plano de lançamento, que envolve a comunicação de marketing, discurso de vendas, seleção de base de usuários e afins para que a hipótese da estória em questão seja validada.

Esperamos que os princípios deste framework possam contribuir com seu time de produto, seja ele apenas uma pessoa ou uma equipe de algumas centenas de engenheiros. Estamos abertos para contribuições e sugestões de melhorias, sempre!

Atualmente temos um grande desafio de crescimento do time em 2018. Queremos aumentar nossa capacidade e velocidade para entregar o melhor produto e a melhor experiência para nossos clientes e parceiros. Procuramos pessoas que nos ajudem a construir tudo isso.

Aproveite e veja nossa vagas:

Product Manager / Owner:
https://www.99jobs.com/olist/jobs/12670-product-owner-product-manager

Group Product Manager:
https://www.99jobs.com/olist/jobs/15307-group-product-manager

Product Marketing Manager:
https://www.99jobs.com/olist/jobs/16544-product-marketing-manager

Estamos sempre contratando ;)

Luiz Davi Leitão Martins (Head of Product Management @ Olist.com) e
Igor Matsuchita (Product Manager @ Olist.com)

--

--

Luiz Davi
olist
Writer for

Product Management, Machine Learning Enthusiast, Engineer.