Venha fazer parte do nosso time

osantana
olist
Published in
7 min readApr 24, 2018
Time Olist 2017 (remotos 'europeus' na tela)

Todos que acompanham o Olist ou o perfil de cada programador(a) da nossa equipe devem ter notado que estamos contratando. O Olist está crescendo tanto e a quantidade de coisas legais que temos pra fazer também, então sempre estamos procurando por mais gente.

Ao longo do texto vou utilizar apenas o gênero feminino quando falar de candidatas, desenvolvedoras e programadoras para simplificar o texto. Entretanto, é importante dizer, estamos contratando profissionais de qualquer gênero.

Já faz algum tempo que estamos procurando por programadoras em diversos lugares e o resultado dessa busca está sendo bem bacana. Entretanto, o número de candidatas que chegam até a vaga de maneira orgânica vêm diminuindo.

Em paralelo com essa diminuição tenho recebido um volume substancial de contatos de profissionais pedindo detalhes sobre a vaga, o processo de seleção, se contratamos somente profissionais com muita experiência, etc.

Não tenho como estabelecer uma relação direta entre a redução das candidaturas orgânicas com a falta de informações. Resolvi escrever esse artigo para tentar detalhar o Olist, a vaga, o time, os processos, a tecnologia e o processo de seleção aqui.

A Empresa

Olist é uma das maiores lojas de departamentos nos maiores marketplaces do Brasil. Nossa loja está disponível nos principais marketplaces, entre eles: B2W (Submarino, Americanas e Shoptime), Via Varejo (Extra, Casas Bahia e Ponto Frio), Walmart, Mercado Livre e, em breve, Amazon Brasil.

Mas o Olist não é exatamente uma loja convencional. Somos uma empresa de tecnologia. Isso significa que todos os produtos vendidos em nossa loja são encaminhados para nossos clientes (que chamamos de sellers) que faturam e enviam os produtos para os consumidores finais (customers).

O Olist tem uma plataforma que funciona como um facilitador para lojistas começarem a vender em Marketplaces. Para cumprir essa missão nós assumimos várias etapas do processo de contrato e integração com os canais, publicação de produtos, processamento dos pedidos, logística, e repasse dos valores das vendas.

Como assumimos a responsabilidade técnica por diversas etapas do processo da venda online em marketplaces, acabamos com muitos desafios técnicos para resolver todos os dias. Para encarar esses desafios temos uma equipe fantástica, em plena evolução e crescimento.

Em termos de negócio o Olist é uma startup sólida, que já provou seu valor no mercado, é financeiramente robusta, e já recebeu aportes de grandes fundos de investimento que entenderam o potencial de crescimento da empresa.

Temos uma cultura muito forte e valorizamos autonomia, colaboração, aprimoramento constante, comunicação aberta e franca e companheirismo.

A Área de Tecnologia

Além dos valores e cultura da empresa, a nossa área de tecnologia também tem uma filosofia de trabalho sustentada por um tripé baseado em: Pessoas, Processos e Tecnologia

Pessoas

O time de tecnologia do Olist é composto por programadoras trabalhando remotamente e distribuídas por todo o território brasileiro (+ Espanha + Portugal). Temos profissionais com vários anos de experiência na área e profissionais excelentes que começaram há menos tempo.

Todas são responsáveis por desenvolver, testar, garantir a qualidade, revisar, operar o sistema e ajudar os seus pares a se desenvolverem e crescerem na empresa.

Todas têm voz e suas opiniões são ouvidas e levadas em consideração sem importar qual o cargo, posição ou tempo de experiência profissional ou do tempo de Olist.

Valorizamos demais o trabalho em equipe e a interação entre cada integrante do time. As equipes são organizadas em squads, unidades autônomas e autossuficientes de trabalho, que trabalham para alcançar um objetivo definindo qual estratégia será adotada para esse fim.

Processos

Adotamos processos ágeis no nosso dia a dia (majoritariamente Scrum) e adaptamos eles continuamente.

Trabalhamos em conjunto com uma equipe de Produtos e uma equipe de Design para garantir a melhor experiência para nossos clientes.

Adotamos as melhores práticas de Engenharia de Software, entre elas, testes automatizados, code review, continuous integration e, em breve, continuous delivery.

Tecnologia

A plataforma Olist foi construída utilizando microserviços para garantir robustez e flexibilidade. Utilizamos majoritariamente Python, Django REST Framework e asyncio (com loafer) no nosso trabalho, mas não temos nenhuma restrição a outras stacks.

Temos as melhores ferramentas disponíveis no mercado para realizar o nosso trabalho: Heroku, AWS, Github, Logentries, Sentry, New Relic, CircleCI, Confluence e Jira.

Fazemos quase uma dezena de deployments por dia na Olist!

Gostamos de Open Source, apoiamos o desenvolvimento desse tipo de software e estimulamos a colaboração.

A Vaga

Apesar do anúncio de vaga dizer só "Desenvolvedor(a) Web Python", o que nós estamos procurando de verdade é:

Programadoras talentosas, que amem programar, que sintam prazer em aprender e melhorar suas habilidades, e que trabalhem bem em equipe. Contratamos profissionais com os mais diversos níveis de experiência.

Se você tem as qualidades acima, nós estamos interessados em tê-la em nossa equipe. E temos muitas coisas bacanas para fazer em nossa plataforma.

As habilidades técnicas necessárias para ser uma programadora Olist são avaliadas no nosso teste prático. Se você não sabe se tem as habilidades necessárias para preencher a vaga, tente fazer o nosso teste. Ele é aberto e qualquer pessoa pode trabalhar nele.

A remuneração praticada pela Olist está sempre acima da média do mercado nacional e da realidade regional onde a candidata mora. Temos diversos benefícios, entre eles, plano de saúde e odontológico, vale-refeição ou alimentação e auxílio academia.

Para as profissionais remotos temos uma verba para aquisição de equipamentos (o notebook é fornecido pela empresa) e uma verba mensal para custos de internet, energia elétrica e etc. Outra opção é a contratação de um espaço de coworking como alternativa à verba mensal.

Temos flexibilidade de horário mas exigimos um overlap de pelo menos 6 horas por dia entre todas as integrantes do Squad (totalizando 40h/semana). A contratação é pelo regime CLT na modalidade de teletrabalho.

Processo Seletivo

O processo seletivo da Olist é composto de 5 etapas (isso pode mudar de candidata para candidata):

  1. Entrevista inicial: serve para avaliar alinhamento de perfil da candidata com os valores e cultura Olist;
  2. Teste prático: serve para avaliar as capacidades técnicas da candidata. Vou falar mais detalhadamente sobre o teste mais adiante, mas a candidata pode ser dispensada dele caso consiga apresentar o código fonte de algum projeto no qual tenha trabalhado (ex. projetos Open Source);
  3. Entrevista técnica: serve para aprofundar questões do teste técnico, do perfil e da experiência;
  4. Dinâmica de Pair Programing (Dojo-like): atividade de pair programming remoto com a candidata e uma desenvolvedora Olist. Serve para avaliar capacidade de comunicação e interação da candidata com o time;
  5. Entrevista final: geralmente com o CEO e com o RH. Serve para esclarecer alguns pontos pendentes e revalidar o alinhamento da candidata com os valores e cultura da empresa.

Teste

Para saber se você tem as condições técnicas para integrar o nosso time disponibilizamos um teste prático onde a candidata deve implementar um projeto de API para bilhetagem eletrônica de telefones.

Mais do que saber usar as linguagens ou frameworks, o nosso teste avalia os conhecimentos sobre certos fundamentos do desenvolvimento de software. Conhecimentos sobre modelagem de software Orientado a Objetos, modelagem de banco de dados relacional, aplicação de princípios SOLID, conhecimentos de HTTP/REST, testes automatizados, etc.

Ao avaliar um teste verificamos o funcionamento dele e a interpretação dos requisitos descritos no enunciado.

Também avaliamos a cadência de trabalho da candidata e o esmero na execução do projeto.

Os requisitos de implementação do projeto são genéricos e abertos para interpretação. Isso é proposital e serve para dar liberdade para a candidata se expressar da melhor forma.

A avaliação do teste é estruturada e bastante objetiva. O resultado dela aponta pontos fortes e fracos na implementação do projeto.

A candidata sempre recebe feedback sobre o resultado da avaliação do teste. Esse feedback pode ser na forma de um pedido de melhoria, recomendações de leitura e estudo ou, em caso de um bom resultado, o convite para prosseguirmos com o processo seletivo.

É muito importante que a candidata siga as recomendações descritas no enunciado do teste e que implemente ele com o máximo de carinho e sem pressa.

Seja simples, objetiva e direta na sua implementação. O teste não é o lugar para demonstrar tudo aquilo que você sabe fazer. Não use técnicas ou ferramentas desnecessariamente, ao mesmo tempo, o projeto é aberto para que incluam qualquer melhoria/ferramenta que faça sentido ou seja justificável para resolver o problema proposto.

Lembre-se que estamos procurando profissionais que querem sentir orgulho de um trabalho bem feito e não só programadoras que dominam a tecnologia. Buscamos programadoras que sejam flexíveis, críticas e observem o contexto mais amplo do trabalho, não apenas uma “entregadora de tarefas”.

Contratação

Terminada todas as etapas, a candidata que for aprovada receberá um e-mail formalizando a oferta de trabalho. Aí é só aceitar, combinar a data de início e arrumar as malas para passar uma semaninha em Curitiba para conhecer a empresa e as pessoas.

Team Olist 2017

Nessa primeira semana temos uma série de atividades de integração da nova olister. Além de conhecer a empresa e as pessoas, ela vai aprender sobre a tecnologia, os processos, os desafios… e tudo isso com o acompanhamento do seu "buddy" (olister que já faz parte da equipe e do squad onde você vai trabalhar).

Candidate-se Agora

Se você está interessada na oportunidade é só se cadastrar e rapidamente entraremos em contato.

--

--

osantana
olist
Writer for

programação, python, empreendedorismo, startup, motocicletas esportivas, eletrônica, automobilismo, corinthians