Este artigo continua o:

Nara Barros
omnichannelnasquad
Published in
3 min readDec 3, 2020

https://bit.ly/3ojK0se

Abrangendo com o foco em produtos.

Massa! E quais as vantagens de trabalhar esse direcionamento? E como é esse “produto” que você tanto fala?

Agora sim, chegou o momento de você conhecer o nosso outro queridinho da empresa: O Product Owner! (P.O para os íntimos).

Esse é o cara que responde tooooodas as suas perguntas, geralmente é o cara mais procurado da empresa por todas as Squads hehehe

O primeiro ponto que ele aborda é o citado no tópico anterior: Como eu sei o comportamento dos meus clientes para atende-los de forma direcionada e engaja-los com o que eu oferto?

Nesse ponto o P.O realiza o mapeamento de persona, que consiste no estudo comportamental dos consumidores, assemelhando-os a pessoas reais do cotidiano para que suas emoções fiquem possíveis de serem metrificadas e convertidas em ofertas, fazendo o famoso “Match” entre o que a persona anseia e o produto oferece.

Quer ver um exemplo de como isso funciona? Eu sou a Nara e tenho 24 anos. Mas, até então você não sabia dessa informação, conhecia apenas o meu nome (se é que decorou hahaha) e não é apelido (já avisando hahaha), como você saberia me oferecer algo que eu goste ou saber o que não me oferecer, se não tivesse o meu perfil mapeado da seguinte forma:

Entendeu a razão pelo qual precisa haver um direcionamento para que você se aproxime do seu cliente? Se você me enviasse uma campanha ofertando produtos como rações por exemplo, não teria sido um contato com retorno, pois eu não tenho animais de estimação.

Outro fator importantíssimo para o direcionamento do Produto é ter de forma clara a definição da visão abordada pelas regras de negócio do mesmo, ou seja, a Nara ali de cima, a mesma que cursa Inglês, acabou comprando a minha plataforma de ensino EAD para melhorar a pronúncia, ela é a minha cliente, passou pelo meu funil de vendas, além de somente uma prospecção ela se tornou uma cliente advogada da minha marca, temos uma relação engajada e o meu produto agrega valor ao estudo dela. A Nara é um cliente gerador de receita recorrente e contribui ativamente para o balanço do meu caixa mensal. Esse mês ela solicitou que eu inserisse no Roadmap (uma espécie de “mapa” que visa organizar as metas de desenvolvimento de um software) dos meus desenvolvedores a customização de um módulo, pois ela e alguns amigos recomendados por ela, não conseguiram utilizar.

Eu sou o P.O agora! Fiz a análise das solicitações reportadas pela Nara e demais clientes e achei coerentes. Corri no mercado e fiz um benchmark, vi que realmente é algo necessário ao meu público alvo. (Benchmark é a técnica responsável pelo estudo e coleta de informações performáticas de produtos do mesmo segmento). Nesse momento eu sou responsável por conduzir e direcionar o meu time para que essa implementação seja feita na plataforma EAD visando que a Nara e todos os estudantes de Inglês tem a mesma necessidade.

Pode tirar os personagens, agora você volta a ser o leitor hehehe

Uau… Calma aí, estou processando! Primeiro você me explicou o que são os canais, o que é a estratégia OmniChannel e agora como se direciona um produto ao público alvo. Mas, como é feita a sustentação de tudo isso? Como são suportadas todas essas Features? Onde esses canais ficam hospedados? Como assim você me fala que tudo isso é um produto só?

Hahahaha, e vamos lá, tem outro colega para chegar e te responder essa pergunta no link: https://bit.ly/2I8U1ZX =)

--

--

Nara Barros
omnichannelnasquad

Hi, I’m Nara. I am an Automated Test Analyst and I write about Tech topics in general.