1o. Pulso: A história que acaba de começar

Henry Nasser
Oniversidade
Published in
3 min readJun 13, 2017

Novidade, animação, e até certo ponto nervosismo…Tudo novo, de novo! A sensação de mais uma fase da experimentação e de exploração do conhecimento nos consumia, nos estimulava e nos deixava ainda mais entusiasmados pelo que viria.

Agora o cenário era outro: o espaço interativo da NAU, a praça da República, a calçada histórica de ladrilhos da Barão de Itapetininga. Lugar histórico. Estaríamos nós também criando a nossa própria história?

Edifício Califórnia, Rua Barão de Itapetininga. Fonte: Arquitextos

Questionamentos já vinham acompanhando no caminho. Será que o clima da Imersão continuaria? Será que todos iriam comparecer? O que faríamos durante aquele dia? Ideias não paravam de surgir.

Chegando ao prédio, olhar pra cima, construção imponente. A caminhada continua por entre as galerias, pequenos elevadores cheios de espelhos. 6o. andar toca, corredores largos, pé direito alto. No fim das curvas daquele quase-túnel, a porta estava entreaberta como se já dissesse “sejam bem-vindos”.

Ao entrar: tijolos à vista, um yellow submarine na estante, cadeiras em círculo. Lugar fruto da história de mulheres guerreiras. Momento da recepção e do reencontro.

Espaço NAU Interativa. Fonte: Multiversidade

Primeiro as comidas, importante falar delas. Pães, bolos, a coalhada seca divina da vó da Yas com um pão sírio maravilhoso (eis um descendente de libaneses que vos escreve). Um singelo cuidado da comunidade para com ela mesma.

Após o check-in, a atividade de LSI começa. Conrado facilita a aplicação do teste Learning Style Inventory. Qual a forma pela qual aprendemos? Como digerimos as informações?

Acomodadores descobrem (não por acaso!) que já estavam sentados nas poltronas mais confortáveis. Assimiladores anotam, fazem listas e organizam suas ideias. Convergentes aplicam pensamentos e resolvem problemas. Divergentes os extrapolam, observam já experimentando na prática.

Dinâmica Learning Style Inventory (LSI).

Como ensinar alguém a andar de bicicleta? Talvez o único modo seja colocar-se em movimento! Impossível ficar em cima de uma bicicleta parada (metáfora de nossas vidas?)

A hora do almoço chega, um grupo vai ao tradicional Ita e o outro para o não menos famoso Ponto Chic com seus originais lanches Bauru.

Ao regressar, o momento é de troca. Trocamos conhecimento. Experiências. Aprendemos mais sobre o que motiva cada aprendiz, conhecemos mais os projetos dos novos integrantes que não puderam estar na Imersão. De Gastronomia à Economia Colaborativa. De Turismo Pedagógico à Facilitação Gráfica. Inversos que se conversam e se complementam.

Com isso pudemos elaborar nosso Mapa de Interesses, o que nos ajudou a ter uma melhor consciência sobre em qual estágio nossos projetos ou ideias de aprendizados se encontram.

Exploração > Desenho > Investigação > Entrega. Tivemos de tudo um pouco.

Na certeza que ainda há muita coisa pra ser pensada, refletida e aprendida ao longo do caminho. O primeiro pulso de uma batida que acaba de começar…

__________________________________________________________________

Site Multiversidade: https://www.multiversidade.org/

Página do face da Multiversidade: https://www.facebook.com/multiversidadebr/

--

--

Henry Nasser
Oniversidade

Economia Comportamental & Finanças Comportamentais | Mestre em Economia | Ajudando empresas e pessoas a tomarem melhores decisões