Novas economias e hortelã-pimenta

Ana Menici
Oniversidade
Published in
3 min readJun 24, 2018

Como a maioria, fui estimulada a tirar boas notas na escola, passar no vestibular, ter um bom emprego, comprar uma casa, e pronto. Ai eu seria feliz.

Só que não.

Depois de todo sufoco (sim, sufoco…), me vi infeliz. Pior. Na verdade, me vi na contramão de tudo. Me vi com dinheiro, carreira, estabilidade, viagens e uma tristeza que trincava o coração. Chorava dia sim, outro também. Contava os minutos do dia. Parei de me alimentar. Diagnóstico: depressão.

E aqui vejo que também se encontra a maioria, a mesma do início do texto. Depressão, ansiedade, estresse, burnout, estafa, síndrome do pânico, ou qualquer outro nome. Claro!

Esta é a parte dolorosa e linda, ao mesmo tempo. Estamos percebendo que a vida não é só essa fórmula. E no meio de tanta dor e desesperança, descobri as novas economias. Uma luz gigante se acendeu pra mim ao ver pessoas interagindo de forma colaborativa. Conheci o paradigma da abundância e, cada vez mais, vejo que faz sentido. Toda a antiga economia era baseada no medo da escassez e no benefícios de uns em detrimento de outros, aff… Vejo a mudança, lenta e gradativa.

Respiro aliviada.

Por falar em respirar, apresento-lhes o óleo essencial de hortelã-pimenta. Com apenas duas gotas desse óleo na gola da camiseta, é possível sentir o alívio de rinite e sinusite. Em poucos minutos. Não digo só que é verdade porque me contaram, nem só porque eu testei e deu certo. É científico! Abre uma aba ai e pesquisa no Google Acadêmico.

Sou graduada em veterinária, apaixonada por cura, espiritualista, curiosa, neta de benzedeira e nunca (nunca!) havia dado chance pra refletir sobre o poder da aromaterapia. Como um “cheirinho bom” poderia curar algo?

Tive o prazer de conhecer de perto durante uma viagem, na última Páscoa. Estava com um grupo de pessoas num sítio e vi três pessoas com alergias respiratórias tendo alívio quase instantâneo após fazerem uso do hortelã-pimenta. Comecei as pesquisas e hoje já uso de várias formas os nove óleos essenciais que moram na meu armário

Além do hortelã-pimenta, tenho lavanda, alecrim, cravo, cedro, melaleuca, manjericão, rosa e camomila. E a vontade é de ter todos, e fazer cursos, e espalhar aos quatro ventos a benção que temos ao nosso alcance. E esse é um dos motivos pelo qual eu fiz o texto.

Mas o que tem a ver novas economias e hortelã-pimenta mesmo?

A indústria farmacêutica movimenta bilhões de dólares anualmente, através de poucas empresas que detêm o monopólio de fórmulas de medicamentos e dispõem de muitos recursos (financeiros, materiais e humanos). Preços elevados, acesso restritivo e ética duvidosa. Assistiu ao filme O Jardineiro Fiel? Recomendo.

Do outro lado, a aromaterapia é baseada na abundância e no livre acesso, assim como a natureza. E assim como as novas economias.

--

--