Gartic Phone — Modo Corpo Estranho

Marina Leroy
Onrizon Beta
Published in
4 min readMay 17, 2024

Pegue sua passagem e venha conosco numa viagem no tempo pela França.

Por volta de 1920, um jogo chamado Exquisite Corpse se tornou popular no meio artístico. A dinâmica era simples: cada artista contribui desenhando ou escrevendo em uma folha de papel, mas, ao terminar, dobra o papel para ocultar sua parte. Dessa forma, não era possível ver o que os outros tinham feito.

O próprio nome do jogo surgiu de uma dessas jogatinas, quando os jogadores se depararam com a frase “Le cadavre exquis boira le vin nouveau.” Traduzida livremente como “O cadáver esquisito beberá o vinho novo”. Foi então que batizaram o jogo de “Exquisite Corpse” ou “Cadáver Esquisito”.

Pois bem, os artistas do movimento Surrealista usavam desse jogo como exercício criativo. A ideia era combinar desenhos de forma aleatória para criar uma composição final. Por exemplo, o primeiro desenhava da cabeça ao pescoço, dobrava o papel e passava para o próximo, que desenhava o tronco sem ter ideia de como a cabeça do personagem se parece. Em seguida, o terceiro jogador desenhava as pernas, mas sem ver o resto do corpo. Pode-se dizer que era uma mistura dos nossos modos Peça Faltante e Co-op.

O resultado eram criaturas caricatas e bizarras. Sem dúvidas, criações artísticas, mas com um ar cômico, já que os desenhos eram feitos de forma isolada. Quase como em Frankenstein, onde uma criatura nasce a partir de partes costuradas.

Sendo assim, inspirados pela onda surrealista e pelas tendências dadaístas, criamos o MODO CORPO ESTRANHO

COMO FUNCIONA

Em três rodadas, você e seus amigos deverão inventar uma criatura bizarra juntos. Comece desenhando uma cabeça — não necessariamente humana, use sua criatividade! O importante é se certificar de que o desenho alcance até o final do quadro, porque o próximo jogador receberá apenas o que está desenhado abaixo da linha tracejada.

Por exemplo, eu desenhei a seguinte cabeça:

Um dos jogadores receberá apenas a parte inferior do meu desenho:

E, a partir disso, continuará desenhando o tronco do personagem:

Observação: Perceba que no canto superior esquerdo estão destacadas as cores que foram utilizadas anteriormente, para que o jogador seguinte consiga usar uma paleta de cores parecida e deixar o desenho contínuo.

Por fim, o terceiro jogador recebe a porção inferior do tronco e finaliza o desenho:

Na exibição do álbum você verá sua criação final, com as três partes conectadas:

A graça é justamente conectar desenhos que não fazem sentido juntos, explorando o universo das criaturas bizarras!

EXEMPLOS

O jogo original se baseia na estrutura de um corpo humano, mas não se prenda a isso! Você pode usar animais, monstros, ou qualquer outra coisa que tenha camadas. O importante é pensar que o produto final terá um topo, meio e fim.

OBSERVAÇÕES

Esse modo foi pensado para ser jogado com apenas 3 turnos, mas caso você queira aumentar os turnos e ter um número maior de desenhos agrupados, basta clicar na engrenagem no canto superior esquerdo e escolher o número de turnos que você deseja.

Por exemplo, aqui estão alguns exemplos de criações usando 5 turnos ao invés de 3:

Quanto mais você explorar as possibilidades de desenho, mais divertido fica o resultado!

Espero que você goste da nossa nova criação bizarra! Junte-se a nós para desenhar as criaturas mais surrealistas possíveis. Deixe nos comentários o que achou no novo modo e, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco no e-mail team@gartic.com

--

--

Marina Leroy
Onrizon Beta

she/her | belo horizonte, brazil | languages intern and writer at @onrizon @gartic