Níveis de consciência

Dinâmicas Evolutivas

Guilherme Meneghelli
O Organismo
Published in
7 min readOct 19, 2019

--

O psicólogo americano Ken Wilber (Kenneth Earl Wilber Jr., nascido em 1949) apresenta novas perspectivas que quebram barreiras a partir da expansão da consciência. É um notável pensador e criador da Psicologia Integral, e de forma mais ampla do Movimento Integral.

À direita está o Mawenzi Peak, com 5150m de altitude.

Na imagem acima a Via Lactea pode ser vista da Tanzânia, onde, de acordo com algumas correntes do pensamento antropológico o homo-sapiens saiu e espalhou-se pelo globo. Tal momento na história pode ser comparado às viagens espaciais do último século, o envio de sondas, animais e seres-humanos para o espaço. Assim como expandindo a consciência ocupamos os quatro cantos do planeta Terra, seguindo com a expansão da consciência estamos ultrapassando barreiras e levando nossos conhecimentos para outros lugares do cosmos, inicialmente a partir da polaridade das nações Rússia e Estados Unidos e hoje com iniciativas privadas e de agências estatais por todos os cantos do mundo. Como estamos fazendo essa expansão além das barreiras físicas está ligada diretamente ao plano da consciência em cérebro, mente e espírito (sendo o cérebro o plano físico da consciência, a mente o plano intelectual e individual da consciência e o espírito o plano coletivo da consciência).

À esquerda: 24 de julho de 1950 (um dia antes do dia fora do tempo de acordo com a sabedoria Maia), o primeiro lançamento de um foguete (Bumper V-2 número 8 — não tripulado) no Cabo-Canaveral, Florida, EUA. No meio Ham, um chimpanzé de 3 anos de idade, em trage espacial, Ham esteve no espaço Mercury-Redstone (MR-2) em um vôo suborbital em Janeiro de 1961. À direita: em 5 de maio de 1961 o astrounauta Alan B. Shepard a bordo da sonda Mercury-Redstone se prepara para o lançamento, foram 15 minutos em um vôo suborbital a uma altitude de 185 km viajando por 490 km no espaço. (Fonte: NASA)

A perspectiva integral traz conceitos como incluir e transcender para evoluir, ou seja, para avançar na evolução da consciência é preciso embrace and love o nível anterior. Ken descreve 8 níveis de consciência em duas perspectivas, ao longo da vida de um indivíduo e ao longo da evolução da nossa consciência enquanto espécie, de 100 mil anos atrás aos dias de hoje, sendo o 8º nível de consciência — Super Integral — o mais avançado e super emergente, tendo atingido certo nível de capilaridade global nesta última década (2010–2019).

Ken Wilber vem publicando estudos e sintetizando de maneira cada vez mais clara e acessível suas perspectivas sobre o Movimento Integral desde o início da década de 90. Em 2000 o autor publicou A Theory of Everything, considera um texto introdutório ao paradigma integral, Wilber sintetiza suas teorias e ferramentas, e propõe uma visão integral — e unificável — para os negócios, a política, a ciência e a espiritualidade.

A visão Integral se propõe a ir além do racionalismo e do materialismo. Numa abordagem holística, busca unir a espiritualidade numa síntese com outros pontos de vista.

Os níveis de consciência

Uma expressão saudável do indivíduo se torna uma capacidade do coletivo, capacitar um coletivo significa transcender e incluir os demais, subindo todos juntos degrau por degrau.

( 1 ) Primeiro Nível de Consciência | 100.000 a.C.

Fisiológico (indivíduo) nascimento

É caracterizado pela noção de espaço-físico, força física, necessidades fisiológicas.

Capacidades: inteligência sensorial motora (coordenação, destreza), habilidade para expressar o mundo através dos 5 sentidos, capacidade de experiencia emoções rudimentares e primitivas como a raiva e o medo (resposta saudável de combate ou recuo à situações).

Arcaico (coletivo) 100.000 a.C.

É a nossa transição de primatas para humanos. Essa é a nossa herança instintiva animal; assim como a necessidade por comida, necessidades fisiológicas.

Capacidades: sedentarismo, força físifca, nessecidades de saúde fisiológicas (comida, água, calor, abrigo).

( 2 ) Segundo Nível de Consciência | 50.000 a.C.

Sexual (indivíduo) 2 anos

É caracterizado pelo início das capacidades emotivas, impulsividade apropriada, em contato com os sentimentos, direcionamento saudável das motivações sexuais, vida fantasiosa saudável.

Capacidades: emoções instintivas; surgimento da sexualidade, luxúria e ciúmes, habilidade para sentir mistério e magia.

Arcaico (coletivo) 50.000 a.C.

As culturas mágicas foram as primeiras e principais sociedades humanas: caçadores, exploradores e coletores. Inicia-se na África e se espalha pelo planeta.

Capacidades: início da sensação de ser capaz, impulsividade apropriada, contato com os sentimentos, direcionamento saudável das motivações sexuais, vida fantasiosa saudável, pensamento mágico, primeiras expressões de arte e simbolismo.

( 3 ) Terceiro Nível de Consciência | 8.000 a.C.

Poder Saudável (indivíduo) 4 anos

Direcionamento saudável de poder e auto-empoderamento; auto-promoção saudável; procura por oportunidades; intencionalidade; fronteiras seguras; pensamento conceitual.

Capacidades: preocupação e proteção de si mesmo, segurança e serviço de si mesmo, suas próprias necessidades ou interesses, auto-proteção, poder voltado ao interesse próprio.

Mágico-mítico (coletivo) 8.000 a.C.

O nascimento da cultura agrícola, chamada horticultura, que pode ser feita com uma simples ferramenta. Era feita pelas mulheres, e essas foram as famosas culturas matrifocais.

Capacidades: direcionamento saudável de poder e auto-empoderamento; auto-promoção saudável; procura por oportunidades; intencionalidade; fronteiras seguras; pensamento conceitual.

( 4 ) Quarto Nível de Consciência | 3.000 a.C

Buddha (Siddartha Gautama), Jesus (Yeshua) e Krishna, as idéias relacionadas a estes refletem claramente esse nível de consciência e período. "Amar ao próximo como a si mesmo" é um primeiro passo para desenvolver uma perspectiva na 2ª pessoa)

Regra (indivíduo) 7 anos

Pode se colocar no lugar do outro (uma perspectiva na 2ª pessoa); pode compreender e seguir regras; materializar; se encaixar em um grupo; sentimento de pertencimento; sentimento de cuidado e amor etnocêntrico.

Capacidades: sacrifício de desejos pessoais em nome de um grupo, ordem, estabilidade e cuidado por um grupo, pertencimento, convicção, comportamento aceitável para um grupo.

Mítico (coletivo) 3.000 a.C

Esse nível estava por trás da maioria dos grandes impérios que se espalharam pelo mundo. É um nível de consciência muito comum hoje. Hoje 60–70% está neste nível ou abaixo.

Capacidades: pode se colocar no lugar do outro (uma persctiva na 2ª pessoa); pode compreender e seguir regras; pode operar de modo concreto no ambiente, materializar; se encaixa em um grupo; sentimento de pertencimento.

( 5 ) Quinta Nível de Consciência

O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado.

Racional (indivíduo) adolescência

Capacidade para instrospecção, perspectiva na terceira pessoa, pensamento científico.

Capacidades: habilidade para recuar e reavaliar uma pessoa e o mundo de modo objetivo, auto-expressão e auto-desenvolvimento, autonomia, independência, introspecção, auto consciência, produtividade, racionalidades, progresso, conquistas.

Racional (coletivo) 1.750 d.C

Esse nível começa com o Renascimento e o Iluminismo no ocidente. Habilidade de ter uma perspectiva em 3º pessoa, universal, uma procura pelo bem estar de todos os seres vivos, tipo de pensamento objetivo.

Capacidades: surgimento da introspecção; capacidade de pensar dentro das noções “e se” e “tal como”; pode operar pelo pensamento em si; racionalização hipotético-dedutiva (“pensamento científico”).

( 6 ) Sexto Nível de Consciência

Psicodália, Rio Negrinho, Santa Catarina, 2014. O festival Psicodália segue o mesmos princípios do Woodstock, festival que consagrou a cultura Hippie no final da década de 60.

Pluralista (indivíduo) adulto

Vê toda situação através de muitas perspectivas; percepção na perspectiva da 4 pessoa (consideração por todos os seres vivos), vêem significados na conexão de contextos; vêem uma relação natural entre todos os acontecimentos.

Capacidades: orientação coletiva, compartilhamento, consideração de todas as perspectivas, habilidade para ver múltiplas verdades em uma situação, inclusão.

Pluralista (coletivo) 1.960 d.C

Pós-moderno, relativista, começou na década de 60. Pode refletir acima de uma perspectiva de 3ª pessoa, 4ª pessoa pluralismo. Nascimento do feminismo e movimentos pelos direitos civís e pelo meio-ambiente.

Capacidades: podem ter uma perspectiva em 4ª pessoa; vêem significados na conexão de contextos; vêem uma relação natural entre todos os acontecimentos; observação da relatividade cultural; anti-hierarquia e ranking.

( 7 ) Sétimo Nível de Consciência

“How dear you?” — Greta Thumberg discursa na ONU em 2019 e traz atenção para as implicações do desequilíbrio ambiental que ocorre no mundo hoje, reflexo da consciência ambiental que se apresentou nas décadas de 80 e 90, ligando o mundo todo em uma única rede conectada.

Integral (indivíduo) novo

Vê interconecções holísticas em todo lugar; tudo faz parte de tudo; pensa em termos de holons (todos que são partes de um todo maior).

Capacidades: conforto com paradoxos, pensamento holístico, inclusão de perspectivas competitivas, valoriza a dignidade humana, auto-responsabilidade, integra e pode tomar múltilplas perspectivas.

Integral (coletivo) 1.980 d.C

Emergiu nas últimas décadas. Integra todos os níveis anteriores. Atualmente é cerca de 5% da população. Vê o valor e o propósito de todos os níveis.

Capacidades: vê inter-conexões holísticas em todo lugar; tudo faz parte de tudo; vê o desenvolvimento como “transcender e incluir”; observa sistemas dentro de sistemas.

( 8 ) Oitavo Nível de Consciência

O taoismo é uma filosofia que surge na China e é sintetizada pela primeira entre os séculos X e V a.C., é a filosofia do fluir sem resistência e apresenta caminhos para a expansão a partir de práticas meditativas, físicas através do Tai Chi Chuan e do espaço a partir do Feng Chui.

Super Integral (indivíduo) raro

Unidade estrutural com o espírito e toda realidade; é inteiramente consciente de energias sutís radiantes; iluminado; desperto; auto-realizado; um com o espírito e o universo.

Capacidades: consciência da consciência; consciência não-dual estabilizada; transcende e inclui todo o cosmos, supermente. O seu mais alto, vasto e profundo potencial.

Super Integral (coletivo) 2.012 d.C

Esse é nível de consciência mais completo e unificado ainda surgindo na evolução. É o espírito em si complamente manifestado na cultura humana. É a ponta da lança da evolução.

Capacidades: unidade estrutural com o espírito e toda realidade; consciência da consciência; consciência não-dual; transcende e inclui todo o cosmo; iluminado, desperto e auto-realizado.

--

--

Guilherme Meneghelli
O Organismo

Baseado em planta 🌱 Subindo em árvore 🌳 Vivendo na nuvem 💭