Agilidade Ardente!

Emanuel Henrique Fonseca
OPANehtech
Published in
3 min readNov 17, 2021

E sigo com a prática de cruzar o dia a dia de uma transformação organizacional (que usa o ágil como meio) com a cultura pop.

E já começo me posicionando sobre a referência deste artigo: se tem o The Rock (ator Dwayne Johnson), o filme é inquestionavelmente bom! Aliás, se vocês não conhecem a história de como ele se tornou o artista mais bem pago de todos os tempos em Hollywood, sugiro que pesquisem sobre.

Um visionário!

Mas voltemos ao tema e à prática de cruzar cultura pop e conhecimento, o famoso Infotenimento (informação + entretenimento), segundo o grande especialista em Marketing de Conteúdo Paulo Cuenca.

Além de ser divertido, me traz clareza de pontos que nem sempre percebo com facilidade. Espero que este texto, provoque o mesmo em vocês.

Hoje trago um jogo que podemos morrer ao jogá-lo: Transformação, ops… quero dizer, Jumanji.

Não importa o cargo, área ou tempo de empresa; quando entramos neste jogo, performamos papeis que carregam forças e fraquezas. Muitas vezes papeis que não estamos familiarizados… que as vezes gostamos, e que as vezes não gostamos.

Mas o jogo segue! Não tem volta!

No filme Jumanji, tem uma cena aonde os personagens tocam o peito e ao fazerem isto, surge uma holograma, uma espécie de plaquina que contem uma lista com forças e fraquezas.

Claro que o que trago aqui é pura ficção e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência e claro que tanto a lista de forças quanto de fraquezas, estão resumidas… e podem variar de acordo com cada contexto. Podem ser maior, podem ser menor… e por aí vai. Tomemos cuidados com as generalizações, com as verdades absolutas do que lemos por aí e com nossa inabalável verdade de alguns anos de experiência.

Enfim…

Dr. Srum Master Bravestone

Forças: Comunicação, Técnicas de Facilitação, Frameworks

Fraquezas: Evitar Conflitos, Insegurança, By the book

Professor Product Owner Oberon

Forças: Tem o mapa do valor, Sabe o “para quem”, Domina o “o que”

Fraquezas: Topdowns, Decisão por dados, Dizer “não”

Franklin Developer Finbar

Forças: Ferramentas, Domina o “como, Resiliência

Fraquezas: Cerimônias, Estimativas, Compartilhar o que sabe

Ruby Tech Leader Roundhouse

Forças: Experiência, Domina o “quem busco?”, Visão do todo

Fraquezas: Multitasking, Cultura do Heroi, Gestão do Dev Team

O ensinamento de Jumanji que eu queria reforçar aqui, é como os personagens do jogo se relacionam com esta lista, onde eles focam e como se completam e se (re)(des)cobrem.

O que nos leva à uma primeira grande indagação: qual nossa estratégia diante de nossas listas? Imagine, como no filme, as pessoas do time apertando no peito e subindo esta plaquinha… quais forças e fraquezas apareceriam.
E em você? Certo que você imagina as forças, mas e as fraquezas? Aposto que em um monte de gente apareceria: perfeccionismo!

Clássico! Mas demodè!

Agora, imaginemos que, de alguma forma, aí onde estão vocês já fizeram estas plaquinhas subirem… e se me permitem dizer, se ainda não levantaram estas plaquinhas por aí, vocês estão atrasados e em breve, obsoletos.

O que nos leva à uma segunda grande indagação: vocês têm focado em potencializar as forças de cada um, ou através da cooperação, focam em neutralizar as fraquezas de todos?

Por incrível que pareça, um enlatadão hollywoodiano como Jumiani (que ja vi umas 4 vezes, diga-se de passagem), traz possibilidades que deveríamos pelo menos experimentar, aqui do lado de fora!

Fiz esta publicação também em meu LinkedIn, lá tem um material gráfico para ajudar na imaginação. Dá um pulinho la também, Emanuel Fonseca.

E não se esqueça, se curtiu mais este infotenimento tem que gritar> JUMANJI nos comentários.

--

--

Emanuel Henrique Fonseca
OPANehtech

Dizem que sou especialista em Transformação Ágil, mas meu negócio mesmo é Educação! Embaixador do Lifelong Learning e do Learnability.