Desenvolvimento Ágil: Explorando Testes Mobile com UFT Digital Lab em Farm na Nuvem

Rafaela O. Marques
OPANehtech
Published in
3 min readMar 20, 2024

Na programação por meio da IDE Android Studio, usamos o device virtual AVD (Android Virtual Device Manager). O Device Manager do Android Studio é uma alternativa na execução de testes em tempo de execução acoplada a IDE Android Studio que auxilia o desenvolvedor no processo de testagem do código. Entretanto o AVD apresenta algumas desvantagens como:

· o desempenho pode ser mais lento,

· possui limitações de testes, como não poder testar completamente a experiencia do usuário como em um dispositivo físico (a exemplo da qualidade da câmera),

· requer recurso de armazenamento para a instalação dos modelos de dispositivos desejados, consume muito recurso computacional como CPU, RAM e disco,

· o AVD é limitado ao sistema operacional Android.

Devido a isso pensamos em alternativas para otimizar o processo de testes em desenvolvimento, como o uso de dispositivos físicos conectado via usb, os quais ensejariam a desvantagem de expor a máquina a vulnerabilidades e/ou custo de aquisição de dispositivos físicos. Outra alternativa seriam então a utilização de dispositivos reais alocados em um Farm server na nuvem, a exemplo do qual utilizamos no Pan.

Podemos explorar os recursos disponibilizados por um server remoto de dispositivos físicos e otimizar as atividades do DEV, usufruindo da funcionalidade de emulação em tempo de desenvolvimento nos dispositivos reais na nuvem, por meio da configuração do plugin UFT digital lab. É possível conectar um número ilimitado de dispositivos ao Digital Lab.

As vantagens do UFT digital são:

· a redução do consumo computacional, uma vez que a emulação é executada na nuvem,

· a emulação em dispositivos reais, que pode fornecer uma experiência de teste mais próxima de um dispositivo físico,

· executando testes funcionais e de design, mais interessantes,

· teste em vários dispositivos, o que pode economizar tempo e aumentar a eficiência de teste,

· suporta emulação de dispositivos com diferentes sistemas operacionais, como Android e iOS.

CONFIGURAÇÃO DO UFT DIGITAL LAB

Obs.: Devido a versão atual que é instalada por meio do através do marketplace está com falha, faz-se necessário seguir o procedimento abaixo:

a. Baixar a versão do plugin UFT 2023.0.0.346 no site UFT Digital Lab — IntelliJ IDEs Plugin | Marketplace (jetbrains.com)

b. Acessar a IDE Android Studio > File> Settings> Plugins. Na engrenagem selecionar “Install Plugin from Disk…” e selecionar o arquivo que foi baixado e clica OK. Com isso a versão funcional do plugin será instalada:

c. De posse da url e chave de acesso gerados no server remoto de dispositivos fisicos, configurar o UFT Digital Lab na aba lateral direita UFT Digital Lab > Settings e informa Url e Key e efetuar o login

Pronto, agora é habilitar a conexão e selecionar o device desejado, e run!

CONCLUSÃO

O UFT Digital Lab pode fornecer uma experiência de teste mais próxima de um dispositivo físico. Sua utilização além das vantagens destacadas anteriormente, enseja também no ganho de produtividade pois é possível executar outras atividades em paralelo (o uso do AVD inviabiliza a produtividade na mesma máquina devido ao alto consumo computacional). Ou seja, motivos de sobra para utilizar o UFT Digital.

--

--