Modernizando e Otimizando o custo no ciclo de reservas na AWS

Lucas Chiaratti
OPANehtech
Published in
3 min readJun 28, 2024

Uma das maneiras mais fáceis de reduzir o custo com recursos na nuvem é realizar compromissos de longo prazo, ou as famosas reservas de instâncias. Mas hoje vamos explorar um ponto especial de análise do que deve ser feito antes da reserva.

Sobre as reservas de instância na AWS, elas permitem você comprar capacidade de instância de computação antecipadamente por um período de um ou três anos, resultando em descontos significativos em comparação com as instâncias sob demanda.

Existem três tipos principais:

Adiantado Completo (All Upfront): Todo o custo da reserva é pago antecipadamente, garantindo o maior desconto.

Adiantado Parcial (Partial Upfront): Uma parte é paga antecipadamente e o restante mensalmente, com um desconto moderado.

Sem Adiantamento (No Upfront): Pagamento mensal sem custo inicial, com o menor desconto entre as três opções.

E quais as vantagens de fazer uma reserva?

Descontos Significativos: Economia de até 75% em relação às instâncias sob demanda. Também é possível ter uma Previsibilidade de Custos, facilitando o planejamento financeiro com custos previsíveis. E Prioridade de Capacidade que garante disponibilidade em algumas situações, principalmente em recursos maiores.

Algumas considerações:

Importante considerar bem esse Compromisso de Longo Prazo, pois você irá pagar pela capacidade reservada mesmo se não for utilizada completamente.Lembrando que háuma Flexibilidade Reduzida, sendo assim menos adaptável a mudanças rápidas na demanda.

Mas o que seria a Modernização? E quais as Vantagens ?

Modernizar uma instância na AWS antes de fazer a reserva oferece várias vantagens significativas, especialmente em termos de eficiência, custo e desempenho. Aqui estão algumas das principais vantagens:

A começar pela Melhoria de Desempenho com Hardware mais recente e recursos otimizados, além de um Custo-Benefício com maior eficiência de recursos e melhor aproveitamento de descontos. Há ainda o Acesso a Novas Funcionalidades como Novas tecnologias e melhorias de segurança do ponto principal que será explorado hoje, que é o Aproveitamento Máximo da Reserva.

Cenário: Instância AWS RDS

Num cenário realizando um reserva na instância RDS do tipo M5 que está em On-Demand e também fazendo uma modernização para a M6g, utilizamos MySQL no cálculo abaixo:

Nesse cenário é possível escolher um processador Graviton para o banco de dados, ganhando mais poder de processamento com um tipo mais novo. Além disso, a reserva é ainda mais otimizada, saindo de 60% para 64% de redução.

É importante lembrar que existem cenários de No Upfront e Partial Upfront. Colocamos aqui apenas uma opção para simplificar e focar no principal tema que é a modernização antes da reserva. Considerando apenas o custo da instância RDS, sem contar com custos de storage, backup, transferência de dados, etc.

Ciclo de Reserva Ideal

O ciclo ideal para realizar uma reserva então, seria modernizar a instância primeiro, ganhando o saving da modernização, após isso analisar se é possível realizar uma rightsizing da instância(diminuir de 4x para 2x por exemplo), pois com a modernização se ganha melhor desempenho e alguns casos pode fazer sentido. E após esses passos analisar a melhor opção de reserva que atende a sua necessidade e atingindo o maior desconto possível.

As instâncias reservadas são ideais para otimizar custos para cargas de trabalho previsíveis e de longo prazo, com a escolha certa dependendo das necessidades específicas de uso da organização

Modernizar instâncias antes da reserva na AWS garante melhor desempenho, custo-benefício, segurança e eficiência, além de preparar sua infraestrutura para futuras atualizações e escalabilidade.

Referências

--

--