O quão importante é o bom relacionamento entre a equipe de UX e os front-ends?

Rafael Magalhaes
OPANehtech
Published in
4 min readMay 2, 2022

Atuando em uma equipe multidisciplinar, você já se perguntou o que seu colega de outro segmento faz? Você já parou para pensar a importância dele na entrega final do projeto em que está atuando?

A grosso modo, podemos comparar a uma receita de bolo, onde cada integrante, é um ingrediente!

Porém, para que essa receita de certo, é muito importante a sinergia entre as áreas atuantes no time. Ficou confuso? Vou explicar essa “receita” um pouco melhor!

Atuando em um time multidisciplinar, aplicado a uma metodologia ágil, cada integrante deve não só saber quais são as suas funções e deveres no seu dia a dia, como também o que as outras tribos estão fazendo.

Para que isso aconteça, temos diversos ritos em uma sprint, como por exemplo: a Daily, Review, Retro etc. Mas só esses ritos, são suficientes?

Sim e não. É de extrema importância que todos estejam na mesma página, mas a coligação entre algumas áreas pede mais do que isso! E é aqui que nós de UX nos deparamos principalmente com a área de Front-end ❤️

Hoje, temos profissionais cada vez mais aplicados em se especializar em outras áreas. Um exemplo disso é o profissional full stack. Mas o que isso agrega no dia a dia da squad?

É simples, não é necessário que um designer saiba realizar um código via CSS ou JavaScript, assim como também não é necessário que um front-end saiba aplicar um teste de usabilidade.

Mas é extremamente importante que as duas áreas saibam em o que ambos estão atuando, partindo do ponto de que, em nossa receita, um ingrediente vem logo após o outro!

Em nossa esteira de demandas, as atividades dos front-ends, vem logo em sequência das dos designers, onde os mesmos, recebem as demandas documentadas via Handoff, com todas as especificações técnicas e de uso.

Mas e o relacionamento entre as áreas? E caso um front end tenha dúvidas sobre alguma especificação? Ele terá a liberdade de te procurar? Ou vai esperar até o próximo rito para sanar a tal dúvida?

O ideal é que as áreas não só tenham liberdade entre si, como também ajudem umas as outras! E para essa cocriação entre elas, vão aqui algumas dicas:

Criem sempre um bom relacionamento 🥳

A cada entrega, tentem sempre entender quais estão sendo os pontos de dúvida. Faça uma apresentação da documentação que foi gerada e questionem se está tudo ali, se ainda acreditam que falte alguma informação ou se é necessário explicar novamente!

Como dito acima, muitas áreas não têm conhecimento sobre os softwares que são utilizados por outras tribos como por exemplo, o próprio Figma. Então, deixe claro sua abertura para resolução de quaisquer dúvidas, dessa forma você cria um canal direto de comunicação.

Puxe uma agenda periódica para conversar 🗣

Agendas periódicas entre você e a equipe que deseja se aproximar, vão te ajudar muito na comunicação entre áreas!

É claro que, sabemos da dificuldade em encontrar um horário em comum para todos, mas tente separar ao menos 30 minutos do seu dia para essa conversa, repasse o que está acontecendo do lado de cá!

É muito importante, principalmente para o time de front-end, entender o que está por vir. Dessa forma você não vai pegá-los no “susto” em um refinamento técnico, por exemplo.

Com esse tipo de conversa periódica, o próprio time já consegue se organizar antecipadamente para as próximas sprints. E é claro, tenha também o seu momento de descompressão, por que não separar 10 minutos para um café? ☕️

Entenda o que é necessário em um Handoff para otimizar o tempo ⏳

Priorize o que realmente fará a diferença nas suas entregas! Otimize sua documentação em comum acordo, e se necessário, vá apresentando em suas reuniões periódicas até entender que a documentação está madura o suficiente.

Encare da seguinte forma: não é só a sua entrega final, e sim o que dará início a entrega do restante do seu time.

Por fim, manter um bom relacionamento e um contato direto com a tribo de front-ends, irá agregar (e muito) ao final de uma sprint, uma história, e até mesmo em grandes entregas, como por exemplo, seu MVP. Uma documentação bem estruturada, aliada a parceria entre as áreas, fará com que sua squad seja muito mais ágil, evitando ajustes e refações, além de ter um ambiente muito mais saudável e leve de se trabalhar!

--

--