O uso de Gamefication no engajamento para as transformações do PAN

Lillian Silva Assunpção Rusticci
OPANehtech
Published in
4 min readDec 14, 2021

Provavelmente você já ouviu falar em gamefication ou gamificação, e se por acaso nunca ouviu falar, você precisa ler esse artigo 😊 ! Mas antes de falarmos sobre esse termo que tem sido cada vez mais presente no ambiente corporativo e um aliado nas ações de transformação que estamos realizando na Tech do PAN, quero falar um pouco para vocês sobre Jogos:

Segundo Huizinga, o “jogo é uma atividade voluntária e não lucrativa (..) acompanhado de um sentimento de tensão e alegria com a consciência de ser diferente da vida cotidiana”.

E eu, como uma Milenium de carteirinha, daquelas que ama café, Friends e fala “Piifaaaizer”, associo os jogos como um momento de descontração com competição, soluções de algum problema, mistério ou objetivo para GANHAR.

~Muitas vezes apenas ganhar a sensação de missão cumprida, um parabéns, sair em um pódio ou em um ranking com destaque~.

Agora falando da gamificação…

Surgiu por volta de 2002, trazendo um pouco da interface dos jogos nas plataformas internas das empresas aumentando o engajamento dos colaboradores na utilização dos sistemas internos, nesses seus quase 20 anos de existência, a gamificação tem sido uma aliada no engajamento de pessoas tanto na educação, quanto no ambiente de trabalho.

Na teoria, a gamificação é o uso do design, processos, dinâmicas e da mecânica de jogos para enriquecer contextos diversos não relacionados a jogos, com o objetivo de instruir, influenciar no comportamento, engajar pessoas a resolver problemas e incentivar resultados práticos.

Marcel Leal, no seu livro “gamificação na prática”, diz uma frase que eu amo: Antes de ser sobre jogos, gamificação é sobre pessoas e motivação ❤

Para engajar as pessoas, a teoria da gamificação traz várias opções de elementos de jogos que podem ser usadas de várias maneiras (juntas ou separadas), e abaixo eu vou descrever as minhas favoritas:

· Pontos: mensurar o resultado das atividades

· Badges: selos de reconhecimento de conquistas

· Níveis/Fases: ter etapas evolutivas para os jogadores/colaboradores, e normalmente é usada junto com os pontos

· Leaderboard: uma ou mais forma de ranquear as áreas ou colaboradores e deixar isso explicito, por exemplo, um pódio (esse é o meu favorito entre os favoritos rsrs)

O #PlayNoPAN e a gamificação…

Nos últimos meses iniciamos na Tech uma ação de transformação para evoluir a forma como a Tecnologia cria, gerencia e entrega valor para o banco e nossos clientes: O #PlayNoPAN.

Para apoiar os times da Tech, nós da gerência de portfólio e transformação Digital, disponibilizamos várias ferramentas aos times, como sites, DOJOS, lives, Treinamentos, a fim de deixar claro quais eram as atividades e saídas esperadas em cada momento do #PlayNoPAN… Mas vamos deixar toda essa preparação e disponibilização de informações para uma outra conversa, ta? ~olha eu dando spoilers do que podemos falar futuramente rsrs

Dentre as várias atividades esperadas, precisávamos que todas as áreas da Tech cadastrassem as suas iniciativas e objetivos táticos, em seis semanas.

Após a primeira semana de cadastro, percebemos que adesão das áreas não atendia as expectativas do time de gestão de portfólio e transformação digital, e usamos um dos elementos dos jogos para engajar os times. E como eu já falei nos parágrafos anteriores, o Leaderboard é um dos meus elementos favoritos, e por isso montamos um pódio das áreas que faziam os cadastros esperados considerando a qualidade do cadastro. E vou compartilhar com vocês como essa ação engajou os times.

Obs: Os números abaixo foram mantidos na base 5, para garantir a confiabilidade das informações do PAN, mas considerando a grandeza dos dados reais.

Primeiro e segundo report da nossa base de dados (2 primeiras semanas):

· Primeiro pódio enviado (3ª semana):

· Terceiro report da nossa base de dados (4ª semana):

· Último report após o envio de 3 pódios:

Como foi mostrado, após a primeira ação de gamificação (o pódio da semana) tivemos um aumento aproximado de 15 vezes, no cadastro de objetivos táticos e de iniciativas.

No final das semanas esperadas (com três ações de pódio) conseguimos aumentar o engajamento no preenchimento em um pouco quase 80 vezes, cumprindo a expectativa de cadastro e obtivemos a PRIMEIRA VISÃO DE PORTFÓLIO DA TECH DO PAN \õ/

Esse é um exemplo bem simples de como a gamificação pode ser um aliado dos times de governança, gestão e transformação digital. E apesar do termo “gamification” parecer complexo, ele é apenas uma palavra “chique” para um conceito simples e antigo, onde usamos nossa capacidade de imaginar e deixar mais lúdicas e leves assuntos que são sérios.

Bora gamificar vocês também! 😉

--

--