#oPANehTech e a cultura de conhecimento compartilhado

Talita Cardozo Daneluz
OPANehtech
Published in
3 min readAug 24, 2021

Possivelmente você foi impactado há algum tempo atrás pela onda de posts no LinkedIn da galera de Tecnologia do Banco PAN com a hashtag #oPANehTech. Se não lembra, ou não viu, aqui está um post:

Mas aí você se pergunta: O que é esse tal de #oPANehTech e por que todo esse movimento?

Acontece que no dia 11/06/2021 foi lançada a cultura da Tech aqui no Banco PAN. Foi um marco da nossa transformação, que não é só tecnológica e de trabalho, mas também cultural.

A transformação da nossa cultura partiu da análise do nosso contexto, necessidades dos colaboradores, referências de mercado e, principalmente, na criação de algo que o nosso time se identificasse e inspirasse.

E assim, nasceu nosso manifesto.

O Manifesto #oPANehTech

A partir dos nossos direcionadores, convidamos o time a escrever as frases para um manifesto. Algo que nos ajudasse a encontrar o caminho em momentos de dúvidas e incerteza. Quase como se questionar, “se a Tech do PAN fosse uma pessoa, o que ela faria nesse momento?”. Eis que chegamos em cinco pilares e nessa série de posts, vamos explicar um pouco sobre cada um e o que estamos fazendo para que a cultura faça parte do nosso dia a dia e não fique só no ppt.

Os pilares do manifesto

_Simplicidade que conecta, colaboração que evolui

_Experimentamos, aprendemos e evoluímos
_Somos referência, buscamos ser e atrair as melhores pessoas

_Descomplicamos, tornamos nosso dia a dia leve e descontraído
_Conhecimento bom, é conhecimento compartilhado

O pilar Conhecimento bom, é conhecimento compartilhado

#oPANehTech e na Tech buscamos aprendizado constante, criamos momentos de compartilhamento com o time e aprendemos juntos.

Nos últimos meses colocamos muita energia e dedicação nesse pilar e trouxemos novidades para o nosso time. Sendo as principais:

Plataforma de aprendizagem Alura

Para apoiar o nosso time em suas jornadas de aprendizado e desenvolvimento, disponibilizamos o acesso à plataforma Alura para toda a Tecnologia, que conta com cursos, trilhas, artigos e podcasts dos mais diversos temas que envolvem Tecnologia. Inclusive tivemos a presença do Paulo Silveira, CEO e Co-fundador do Grupo Alura, no evento de lançamento do manifesto e da cultura #oPANehTech, com uma palestra sobre Cultura de Aprendizado em Tecnologia.

Guildas

Guildas são grupos que possuem interesse em um tema comum e se reúnem para compartilhar conhecimento, boas práticas, cases e lições aprendidas. A Tech do PAN já possuía guildas antes desse movimento, como a de Front que foi criada em 2019. Valorizamos essa prática e estimulamos a criação de novas guildas e hoje chegamos a nove. São elas: Front End, Back End, iOS, Android, QA, Comunidade de Dados, DevOps, SRE e Agilidade. Os encontros acontecem quinzenalmente.

YodaDay

Sabemos que além de ferramentas, conteúdos e parcerias, ter tempo para se dedicar ao aprendizado é chave para sucesso. Por isso orientamos os nossos colaboradores que utilizem as quartas-feiras para momentos de desenvolvimento pessoal, do time e momentos de colaboração.

Toda quarta-feira pela manhã temos um workshop com o time geral de Tecnologia, trazendo assuntos de interesse comum. Já na parte da tarde, rolam os encontros das guildas, além das pílulas de conhecimento, que são trazidas pelo C3PO, afinal, ninguém melhor para explicar algo do que ele.

Medium #oPANehTech

E agora, nosso Medium, que está sendo inaugurado hoje. Porque conhecimento bom, é conhecimento compartilhado, inclusive com o mercado. Esperamos que nossos conteúdos contribuam para a sua jornada de aprendizado. Em breve teremos mais artigos escritos pelo nossos dream team.

Mas não acaba por aí, nos próximos posts conto para vocês um pouco mais sobre os outros pilares, combinado?

Se você gostou do que leu e se identifica com essa cultura, c
onfira a nossa página de vagas e venha fazer parte dessa transformação.

Até a próxima!

--

--

Talita Cardozo Daneluz
OPANehtech

Designer, Change Manager e uma eterna apaixonada pelo poder da colaboração