Os passos para se tornar um Scrum PhD.
Quase três anos atrás, recebi de um amigo e mentor dicas sobre como ser um Scrum Master de alto desempenho. Eu me lembro dele dizendo: Ei Ema, por que ser um Scrum Master se você pode ser um Scrum PhD?
Entenderam o trocadilho?
Esse amigo era Mike Beedle, um dos 17 signatários do Manifesto Ágil.
Mike faleceu em 23 de março de 2018.
Neste artigo, gostaria de prestar homenagem ao Mike. Então, vou compartilhar uma das orientações mais valiosas que recebi dele: um e-mail que mudou minha vida como Agile Coach.
Eu havia perguntado a ele, como eu, atuando como Agile Coach, poderia contribuir para aumentar o desempenho dos Scrum Masters.
Lembro-me dele dizendo que tinha encontrado isso na web, mas não tinha autor. Não foi assinado. Portanto, esta é a oportunidade, se o autor reconhecer esses ensinamentos, de reivindicar os direitos autorais.
Abaixo está o e-mail que recebi de Mike, que compartilho na integra e já traduzido para o português:
“Assunto: As etapas para se tornar um Scrum PhD.
Ei Ema,
Desculpe pela demora em responder. Desde nossa última conversa, minha agenda está lotada. Espero que esteja tudo bem aí no Brasil. Respondendo sua pergunta: por que ajuda-los a serem Scrum Masters se você pode ajuda-los a serem Scrum PhDs? Para se tornar um Scrum PhD em todas as situações, eles precisam se fazer a seguinte pergunta: COMO POSSO AJUDAR?
E, invariavelmente, a reposta a esta pergunta é: ajudando as pessoas a fazerem algumas perguntas cruciais! É isto mesmo, você não ajuda os Scrum Masters ensinando-os a darem boas respostas, mas sim auxiliando-as a fazerem boas perguntas.
Certamente isto vai ajuda-los a irem para um outro nivel de agilidade . Eu encontrei isso na web há algum tempo. Infelizmente, não sei quem o escreveu.
COMO POSSO AJUDAR o Product Owner?
Ajudando-o a entender a importância do gerenciamento de backlog. Para isto, sempre que preciso, um Scrum PhD auxilia o Product Owner no entendimento sobre a importância de se perguntar:
- Os backlogs (do produto e da sprint) estão priorizados de acordo com as necessidades mais recentes dos clientes?
- Os requisitos e desejos de “quem não é cliente” estão sobrepondo os desejos de “quem é”?
- Os backlogs (do produto e da sprint) estão organizados e visíveis?
COMO POSSO AJUDAR o time de desenvolvimento?
Ajudando-os a estarem em um fluxo constante de entrega de valor, sempre de forma sustentável. Para isto, sempre que preciso, um Scrum PhD desperta no Dev Team o entendimento sobre a importância de se perguntar:
- Nossos objetivos estão claros? Tanto os objetivos de nossas entregas, quanto nosso objetivo enquanto equipe?
- Estamos praticando feedbacks diretos e imediatos? (sucessos e fracassos no curso de nosso ciclos estão explícitos para que nosso comportamento possa ser ajustado conforme necessário?).
- Existe equilíbrio entre o nível de nossas habilidades e nossos desafios? (quando a atividade não é nem muito fácil nem muito difícil).
COMO POSSO AJUDAR a Organização?
Ajudando as pessoas (principalmente a alta gestão) entenderem que nosso nível de organização e o impacto de nossas ações, vão muito além dos “muros” de nosso time. Para isto, sempre que preciso, um Scrum PhD desperta nos líderes o entendimento sobre a importância de se perguntar:
- Estamos motivando de forma adequada a comunicação entre as equipes?
- Nossas equipes estão sendo pensadas para que as interdependências sejam reduzidas e as cadeias de valores sejam amarradas de ponta a ponta?
- Estamos criando uma organização que aprende?
Então, Ema, por enquanto é isso. Qualquer dúvida, me avise. Quando possível, responderei. Continue fazendo o incrível trabalho que está fazendo.
Vejo você em breve,
Mike”
Espero que essas dicas ajudem as pessoas que transformam as organizações através do ágil, assim como me ajudaram.
In Memoriam Mike Beedle, que mesmo longe daqui, continua a ser um grande mentor.