Um estranho no ninho

Leonardo Rene
OPANehtech
Published in
3 min readJul 22, 2022

Provavelmente você já ouviu aquela velha frase dentro de tecnologia, que Desenvolvimento (dev) e Infra são iguais à água e óleo; não se misturam e só na hora de limpar a sujeira (as famosas War Room), que nos reunimos.

O meu “eu” de 5 anos atrás com certeza te apoiaria nessa frase sem pestanejar.

Mas depois de tantos tipos de experiências (essas últimas que passei, foram as mais aleatórias de um ponto de vista dev), mudei muito meu ponto de vista da importância do dev nesse ecossistema chamado Tecnologia!

Quando entrei aqui no Banco Pan, minhas skills eram voltadas ao full stack development (desenvolvimento front-end, back-end, DB e deployment dos builds), porém vim para atuar fortemente com o time de infra, e justamente para lidar com os deploys das nossas squads.

No início, foi uma “loucura”; porque estava bem no meio do fervo dos deploys, GMUDs e releases das outras squads, e via muitas vezes essa dificuldade entre os dois principais times. E foi aí que comecei a ver surgir, uma oportunidade para melhorar esse canal!

Fui absorvendo o que podia e conhecia de problemas relacionados à infra, e com isso, comecei a ajudar muitos devs nos troubleshootings que aconteciam. E muitas vezes, ajudei devs, com code reviews e outras práticas que são comuns na nossa área, mas com o conhecimento de infra incluso, começamos a ter sucesso!

Uma das histórias que me marcou, foi um troubleshooting que não estávamos conseguindo resolver de jeito maneira! Com isso, quando fui inserido na War Room para ajudar na resolução, tinha reparado que o erro que a aplicação dava era algo mais interno no framework instalado na máquina do que no código do nosso amigo infeliz com o ocorrido.

Nisso, conhecendo a base de como o framework funcionava, invoquei (literalmente, aquelas ligações inusitadas que suporte servidores recebe aleatoriamente sem aviso) e comecei a realizar o debug no framework com o suporte, que já tinha vivenciado problemas do tipo.

E naquele momento, com o que conhecíamos (e lógico, com o nosso mestre StackOverFlow), conseguimos resolver o problema ajustando um XML (uma prateleira de informações que o C# usa para alimentar o seu funcionamento), e fazendo a aplicação rodar.

E, meus amigos, naquele momento entendi que nós podemos sim nos ajudar!

Depois daquele dia, vi o que estava fazendo, apoiando devs que muitas vezes, tendo um cara que conhece de códigos, isso ajuda demais!

Agora, para infra, sabemos que muitas vezes, coisas como expurgos, ou deployment de mudanças (as famosas GMUDs), entre nós…sabemos que muitas coisas são manuais e cansativas. E ter o orgulho de falar que estar no meio de infra, me fez ver que conhecer códigos, pode me ajudar à facilitar a vida das pessoas, e isso não tem preço!

Automatizar de fato é o futuro e poder participar disso aqui no Pan, têm sido top demais!

E para encerrar, queria dizer que nós temos que sim, promover essa junção de conhecimentos, e como disse no início, o meu “eu” de 5 anos concordaria com aquela frase, mas o meu “eu” de agora, está nadando a braçadas nesse crescimento no meio desses dois gigantes de Tecnologia!

--

--