Upstream Kanban

Thassia valentoni
OPANehtech
Published in
4 min readAug 24, 2023

Upstream, o que é?! Como faço? Por que faço?

O termo Upstream vem lá do metodo Kanban. A analogia mais famosa para fazer referência a ele é a de um fluxo de um rio, onde a parte de cima é a nascente. Eu, particularmente, prefiro a analogia do fluxo “vamos pedir uma pizza”.

Imagine-se sentado com a sua familia na sala de casa e uma fome avassaladora chega. Antes de ligar na pizzaria e fazer o pedido, sempre há toda uma conversa sobre qual sabor cada um prefere, as possibilidades de dividir a pizza em 2 sabores ou apenas 1, dependendo da quantidade de pessoas.

Quantas opções somos capazes de criar antes de passar a mão no telefone e fazer o pedido? Isso é o Upstream! Onde as ideias surgem, as possibilidades são inumeras, iludibriamos dezenas de sabores e precisamos fazer uma triagem de toda elas, onde as possibilidades são validadas e transformadas em de fato um PEDIDO ou seja, a ligação final.

Costumamos chamar o upstream de DESCOBERTA. É o momento ideial para se descobrir, imaginar e validar possibilidades, para garantir que isso não seja feito na hora que já nos comprometemos com a demanda, gerando um alto custo, desperdicio de tempo e esforço ao nosso projeto.

Já dizia o sabio: “Não há nada tão inútil quanto fazer com eficiência o que não deve ser feito de forma alguma.”

Com isso, queremos dizer que o melhor momento para entender os pedidos do cliente, avaliar possibilidades, antecipar problemas e criar opções é dentro do upstream.

Implementando o Upstream no dia a dia

Agora que já sabemos ao menos o “conceito” desse cara chamado Upstream, como eu posso implementar isso? É simples! Precisamos simplificar as coisas, então comece com o que você tem hoje.

Faça um hands on com seu time de produtos (Negocios, UX/UI, Engenharia), colocando todos juntos e desenhem esse fluxo olhando para como são as coisas hoje. Não existe regra, nem um padrão correto, é totalmente adaptativo e de particularidade de cada serviço.

Perguntas como essas podem te ajudar a começar:

- Por onde chegam as ideias?!

- Como fazemos para validar essa ideia?!

- Quais passos precisamos concretizar antes de pensar em uma priorização?!

O upstream vai te dar a clareza de quanto tempo e quais passos serão necessários para que a hipótese vire de fato algo palpável e que entregue valor. Além de dar clareza e ajudando a mitigar demais ideias que não chegam a lugar algum. O ganho dentro do Upstream é imenso.

Além disso, o intrigante do Upstream é que ele é mutável como um produto de mercado. Podemos mudá-lo e incrementá-lo continuamente, até encontrar um workflow que realmente faça sentindo para sua realidade.

Pensando no “fluxo” de ponta a ponta, saímos da idealização (Upstream — qual sabor de pizza vamos pedir?) e partimos para a construção (downstream — estamos ligando para a pizzaria para fazer o pedido!). Ou seja, é a etapa do fluxo que nos comprometemos com a demanda, onde há priorização e refinamento tecnico já no nível de time. O famoso fluxo de desenvolvimento.

Com o fluxo de upstream desenhado mais o de downstream já construído, começamos a ter o que chamamos de workflow do serviço. Com isso, é possível acompanhar tudo que acontece com cada demanda. Se ela irá de fato se concretizar, se ela perde o sentindo no meio do caminho e quanto tempo validamos uma hipoteze. É nesse momento que o Upstream de fato mostra seu valor além do visual, pois é quando começamos a criar um funil mais apertado para as nossas demandas.

Upstream: a entrada é larga a saída é estreita.

No início, tudo é possivel e o céu é o limite! Ao se aprofundar nas ideias a cada pequeno fluxo, a validação vai acontecendo e vamos encontrando sentido ou não no que estamos fazendo.

Não deixe de iniciar com o que você tem hoje! Como tudo na agilidade, comece com o cenário real. Nenhuma grande evolução se inicia radicalmete, então comece e vá aprimorando. Encontre pequenos valores, como: visualização do fluxo (para deixar claro tanto para o time de desenvolvimento quanto para o time de negócio), clareza nas etapas de entrega até de fato entregar a demanda para o usuário final. Se permita avaliar as oportunidades de melhoria que essa visualização irá te trazer.

--

--