Semanário OKBR #31: Brasil é o segundo país no mundo que mais perde por ataques cibernéticos

Open Knowledge Brasil
Open Knowledge Brasil
5 min readSep 6, 2019

Confira o que separamos para você ler esta semana sobre governo aberto, educação e ciência abertas, tecnologias cívicas e inovação política no Brasil e no mundo. Inscreva-se aqui para receber nosso semanário diretamente na sua caixa de entrada.

Edição #31–06/09/19

INVESTIGAÇÃO ARQUIVADA FAZ CORREGEDORA DE SP ENTREGAR CARGO

#ControladoriaGeralDoMunicípio #SãoPaulo #patrimônio #funcionáriomunicipal

A Controladoria Geral do Município de São Paulo encontrou, por meio de suas análises de rotina, indícios de que um servidor teria um patrimônio incompatível com sua renda, mas o secretário de Justiça, Rubens Rizek, não pareceu ter se convencido de que o caso merecia investigação e arquivou a apuração de variação patrimonial. Segundo a análise da CGM, Jorge Eloy Pereira Gomes — funcionário municipal que estava emprestado para a Dersa e se aposentou recentemente — omitiu bens e apresentava movimentações financeiras suspeitas, além de possuir expressivas quantias em espécie. A decisão de arquivamento de uma das investigações levou a corregedora Luciana Russo a entregar o cargo, e provocou insatisfação de diversos servidores do órgão, principalmente com relação ao controlador, Gustavo Ungaro, que não se opôs ao arquivamento. Mais detalhes na Folha.

GOVERNO VAI APRESENTAR PROJETO PARA LEI DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

#Governo #SegurançaCibernética #CrimesDigitais

Nesta quinta-feira (5), uma audiência promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) discutiu a situação da segurança cibernética nacional e apresentou dados alarmantes produzidos pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), órgão da ONU. Segundo a análise do ITU, o Brasil ocupa a 70ª posição em seu índice de segurança cibernética, sendo o segundo país do mundo que mais perde com ataques online, e os prejuízos dos crimes digitais ultrapassam os 20 bilhões de dólares. A audiência foi a primeira de uma série de ações que o CRE coordenará sobre o tema, incluindo diligências, visitas técnicas e a produção de um relatório com propostas de legislação para aperfeiçoar a segurança cibernética no país. Além disso, o governo também deve apresentar uma proposta de Lei Geral de Segurança Cibernética até o fim deste ano. Veja mais no site do Senado.

RELATORIA DA ONU COBRA PROTEÇÃO DO GOVERNO A GLENN GREENWALD

#GlennGreenwald #TheIntercept #Itamaraty #ONU #ameaças #segurança

Em uma carta enviada em julho ao Itamaraty, o relator da ONU David Kaye expressou preocupações com relação à segurança de Glenn Greenwald devido às revelações feitas pelo The Intercept sobre os bastidores da força-tarefa da Lava Jato. Segundo Kaye, o governo tem a obrigação de proteger aqueles que exercem o direito à liberdade de expressão, e, na carta, o relator cobra que as instituições implementem medidas para garantir a segurança do jornalista e de seus familiares, que também têm sofrido ameaças desde que a série de reportagens começou. Lembrando que as ameaças são claras infrações ao Artigo 19 da Declaração de Direitos Humanos e ao Artigo 2 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (ICCPR), Kaye determinou um período de 90 dias para que o governo tome atitudes a respeito do caso. Veja mais no blog do Jamil Chade.

HASHTAGS DE APOIO A SALLES FORAM IMPULSIONADAS POR BOTS

#AmazoniaSemOng #SomosTodosRicardoSalles #Twitter #bots

Um dos trending topics do Twitter nos últimos dias, a repercussão das queimadas na Amazônia sofreu com a ação de bots promovendo hashtags, segundo análise da Agência Pública com base em dados do Atlantic Council. Nos dias 21 e 22 de agosto, que marcam o início de declarações polêmicas que Bolsonaro faria sobre o caso, as tags #AmazoniaSemOng e #SomosTodosRicardoSalles apresentaram indícios de automação, ou seja, podem ter sido publicadas por robôs. Para identificar esses indícios de automação, são consideradas questões como quantidade de tweets publicados em determinado período, quantidade de perfis promovendo a tag e características sobre hábitos e datas de criação dos perfis engajados. Leia mais no El País.

YOUTUBE É MULTADO EM US$ 170 MILHÕES POR COLETA E USO DE DADOS DE CRIANÇAS

#Youtube #Google #coletadedados #direitosdigitais #conteúdoinfantil

O Google, dono do Youtube, concordou em pagar uma multa por coletar ilegalmente, sem o consentimento dos pais, dados de menores de idade. Além disso, a empresa fez o uso desses dados para direcionamento publicitário e por isso fez o acordo do pagamento com a agência federal para defesa do consumidor (FTC, na sigla em inglês) e a Procuradoria Geral do estado de Nova York. No mesmo dia do acordo, a empresa também anunciou que irá mudar regras de publicidade em vídeos que têm audiência infantil. De acordo com Susan Wojcicki, presidente global da plataforma de vídeos, os dados de qualquer pessoa vendo conteúdo voltado para crianças serão tratados como se fossem dados de uma criança, independente da idade do usuário, e não haverá mais direcionamento de publicidade para esses conteúdos. Mais detalhes no G1.

PRA LIGAR O RADAR

Fórum da Internet no Brasil. O Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas para quem deseja acompanhar o maior encontro nacional sobre regulação da internet, que é uma preparação para o Internet Governance Forum (IGF), organizado pela ONU. Neste ano, o evento ocorrerá em Manaus, entre os dias 1 e 4 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Inscrições podem ser feitas neste link.

Explora LATAM. Nesta semana, a Iniciativa Latinoamericana por Dados Abertos (ILDA), com apoio do BID e da ALTEC, lançou a primeira versão do Explora LATAM, um site que compila projetos de abertura e uso de dados em toda a América Latina. Em seu lançamento, o portal já apresenta mais de 700 projetos geridos por 720 organizações, e ainda está mapeando muito mais! Veja no Explora Latam.

Manual de Detecção de Fraudes e Corrupção em Contratações Públicas. Com apoio da UNDEF e parceria com o Observatório Social do Brasil, a Transparência Brasil elaborou o Manual de Detecção de Fraudes e Corrupção em Contratações Públicas. De forma didática, o documento divide-se em três partes para apresentar os principais métodos de identificação de fraudes, onde são abordados os conceitos básicos, os tipos e os indicadores de fraudes. Leia o manual em Transparência Brasil.

PRA LER NO FIM DE SEMANA

Governo federal e Lei de Acesso à Informação. Em entrevista no Fiquem Sabendo, Marcio Cunha Filho, um dos maiores especialistas no tema no Brasil, explica quais critérios são utilizados para responder ou não os pedidos feitos via LAI, como é o trabalho de um servidor da Controladoria Geral da União em relação a esta lei, os diferentes graus de transparência de órgão para órgão e outras questões que permitem compreender como funciona o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Como incorporar testes de usuário em projetos de dados abertos. A Sunlight Foundation lançou um novo kit de ferramentas de teste de usuário para ferramentas de dados abertos, sites e produtos. O kit fornece uma breve explicação sobre teste de usuário e como ele se encaixa nos dados abertos, etapas para implementação de um método de amostra de teste de usuário e links para recursos com mais detalhes e técnicas adicionais.

Outra rede é possível. Em texto para a Logic Mag, April Glazer narra a trajetória do projeto Indymedia — que definiu uma era inicial de protestos em rede durante as manifestações contra o encontro da Organização Mundial do Comércio em Seattle, em 1999, e mostrou outra maneira pela qual a web poderia funcionar.

--

--