Um Choque-Rei que vale muito

O encontro entre Palmeiras e São Paulo não leva o nome de “Choque-Rei” à toa. Ambos os times já protagonizaram momentos que jamais sairão da cabeça dos torcedores. E nesse domingo o clássico contará com um “tempero” ainda mais forte: a necessidade extrema de vitória para os dois.
Na soma geral de vitórias na história desse jogo, quem leva a melhor é o Tricolor. Já nas partidas recentes, o Verdão é que deu mais alegria ao seu torcedor. O São Paulo perdeu os quatro jogos que fez no Allianz Parque, mas isso só serve para abrilhantar as estatísticas, porque quando a bola rola o foco é apenas naqueles 3 pontos que o time tanto precisa.
O ano vai mal para as duas equipes. O Palmeiras fez um alto investimento, e pelo fato de não ter ganhado nada que almejava na temporada, deixou a torcida com um gosto amargo na boca. O São Paulo amarga a tão temida zona de rebaixamento do Brasileirão e precisa de resultados positivos para não piorar o que já está ruim, mas a boa sequencia está custando a chegar.
O peso que esses dois grandes do futebol brasileiro levam na bagagem para a partida de amanhã é enorme. Ambos entrarão em campo pressionados e devemos ver um jogo truncado e com muita marcação no meio do gramado. Uma derrota em clássico é sempre ruim, mas uma derrota em clássico quando a situação do time não é das melhores é catastrófica. Um resultado diferente da vitória, tanto para o São Paulo quanto para o Palmeiras, poderá estabelecer uma crise interna complicada. O primeiro se afundaria na zona da degola e o segundo revoltaria ainda mais seus torcedores e até mesmo o futuro de Cuca passaria a ser incerto.
Se uma derrota atrapalharia o resto de ano para uma das equipes, uma vitória acalmaria muito o interior do clube. Um clássico desse porte nunca deve ser subestimado, pois é um jogo com o tamanho de uma final de campeonato. O resultado positivo no clássico vai muito além de 3 pontos, o time que vencer o confronto trará uma dose caprichada de paz para concluir o planejamento da temporada. O Palmeiras tem que encarar o Choque-Rei como a chance de melhorar o ambiente tumultuado que foi gerado pelas eliminações frequentes no ano. O São Paulo precisa enxergar a partida como a chance de recomeçar. A vitória faria com que o tricolor se motivasse ainda mais para sair dessa posição nada confortável na tabela.
O resultado ainda não se sabe. Como diria Jardel: “Clássico é clássico e vice-versa”. Não se pode eleger um favorito para amanhã. O que veremos será muita tensão por partes dos jogadores e preocupação por parte dos torcedores. A certeza que se pode ter é que o Allianz Parque será palco de uma partida que poderá definir muito o futuro de Palmeiras e São Paulo no resto da temporada.
