As soluções que buscamos são reveladas através do nosso medo
O medo é um sentimento muito presente em nossa vida, ele domina grande parte das nossas relações, das nossas ações e possíveis sentimentos. O pior de tudo é que na maioria das vezes não temos consciência do porque eles existem. São tantas as suas personificações que muitas vezes acreditamos que ele seja algo real, o que pode dificultar ainda mais a sua identificação e afastar o nosso contato com ele.
Se você observar honestamente alguns dos aspectos que te geram incômodo verá que o medo estará lá disfarçado de alguma coisa.
Medo de ser rejeitado, medo da solidão, medo de não ser amado ou/e medo de ser um fracassado.
No final, o medo acaba sendo a raiz por trás dos inúmeros problemas emocionais que estamos vivenciando atualmente em nossas vidas. Por isso, é importante questionar o próprio o medo e compreender a raiz deste sentimento. O excesso dele pode se tornar algo patológico, desenvolvendo distúrbios emocionais como, síndrome de pânico, depressão, ansiedade patológica, entre outros.
O medo pode ser a chave que buscamos para solucionar um problema. Através dele podemos compreender um pouco mais sobre a natureza de muitos comportamentos que perpetuamos em nossas vidas.
Qual foi a última vez que você conversou com seu medo?
Sei que isso pode parecer loucura e assustador num primeiro momento, mas ao falar com o seu próprio medo ele responde e aos poucos você constrói uma relação com este sentimento, tendo mais clareza sobre o que ele deseja comunicar e assim deixa de ser um monstro debaixo da nossa cama.
Por exemplo, você já questionou sobre algo que não está fluindo como gostaria na sua vida? Algo que não está te fazendo bem e que você ainda permanece fazendo? Faça uma lista das suas dúvidas ou conflitos, se questione o porquê e você obterá respostas esclarecedoras para o seu autoaperfeiçoamento.
Muitos desses medos estão ligados a situações que fomos internalizando em nosso mundo interno e pouco tem haver com a realidade de fato. Frequentemente eles carregam situações do passado, situações que julgamos em determinado momento não ter forças para suportá-las.
Por esse motivo, conhecer a sua história é um passo muito importante nesta autodescoberta, pois ao observá-la muitos elementos virão à luz da sua consciência e só assim você poderá mudar as coisas ao seu redor.
Aceitar os seus medos é sem dúvidas uma das maneiras de fazer as pazes com você e a partir daí iniciar um bom relacionamento com si-mesmo. O medo é inevitável para a nossa sobrevivência, mas a forma como nos relacionamos com ele é uma escolha nossa.