Lidando com mudanças através da Inteligência Emocional
Todos sabemos que o mundo em que vivemos está em constante mudança, mas a que estamos vivendo atualmente, tem nos impactado de uma forma diferente.
Há décadas não sofremos um impacto tão grande em larga escala.
E ela não podia ser diferente, como a maioria das mudanças, nos traz incertezas relacionadas a questões financeiras, pessoais, familiares, profissional, afetiva e social.
Esse combo de pré-ocupações consequentemente nos gera mais ansiedade em relação ao futuro.
E o que a atual pandemia tem a ver com inteligência emocional?
Primeiramente vamos falar o que é inteligência emocional - segundo Daniel Goleman pioneiro no assunto, é a habilidade do ser humano em reconhecer e gerenciar as próprias emoções. Ele ainda fala sobre os 4 pilares que estão ligados a ela que são: Gestão das emoções, Autoconhecimento, Empatia e Sociabilidade.
Gestão das emoções: Essa competência é a capacidade que temos para não reagirmos por impulso, manter o autocontrole emocional, sabendo que tudo acabará bem. Assim é possível lidar mais facilmente com a mudança.
Autoconhecimento: É a capacidade de ter consciência de si mesmo, saber quais são os seus limites e medos, e ter mais autoconfiança sobre os seus pontos fortes.
Empatia: É ter consciência social, compreendendo os sentimentos e as perspectivas de outras pessoas que também estão sendo impactos por esse momento e colocando-se no lugar delas.
Sociabilidade: Criar uma rede apoio e se relacionar com pessoas que agregam valor à sua vida.
Agora que sabemos um pouquinho o que é inteligência emocional, vamos entender como ela está diretamente ligada a mudanças.
Todos concordam que a pandemia do corona vírus está nos fazendo ter muitas mudanças, certo? Na nossa rotina, no nosso trabalho, na escola dos filhos e nas nossas relações.
E é natural vir junto com mudanças alguns sentimentos como ansiedade, angustia, incertezas, afinal, não é uma coisa que planejamos ou que temos controle. E quando isso acontece precisamos achar novas formas de lidar com o novo que muitas vezes não é uma tarefa fácil.
Mas como lidar da melhor forma com o novo, seja qual for a mudança?
Uma das dicas é aprender identificar alguns pontos da inteligência emocional!
Mas como?
1 - Quando possível escreva em um papel, como foi seu dia, quais sentimentos teve, como que lidou com suas emoções e como fez para lidar com os conflitos (como se fosse um diário). Assim você terá mais consciência dos seus sentimentos e irá aprender com eles.
2 - Seja empático, aprenda a conhecer o outro e aprenda a entender o outro. Empatia não é só se colocar no lugar do outro, é também uma habilidade que nos ajuda a lidar com os nossos relacionamentos.
Com essas dicas levaremos as mudanças com mais leveza e cada vez mais aprenderemos com elas.