Relacionamento saudável
Relacionamento é um dos temas mais procurados nos consultórios, responsável por diversos conflitos na vida dos indivíduos que vivem relacionamentos disfuncionais.
Muitas pessoas dizem: “Eu sei que tenho tido relacionamentos doentios, mas não sei como é um relacionamento saudável”.
Existem respostas longas e complicadas para isso, mas também existe uma simples: relacionamentos saudáveis tornam sua vida mais feliz e relacionamentos doentios restringem sua vida e causam dor.
Relacionamentos saudáveis não incluem jogos mentais ou controle. Em relacionamentos saudáveis, há uma parceria e um cuidado por ambas as partes dessa parceria. Ao mesmo tempo, cada pessoa reconhece a necessidade de ter interesses e tempo longe de seu parceiro para se alimentar. Eles não precisam ter os mesmos interesses, mas a mesma visão da vida. O amor saudável é sobre cuidar de si mesmo e cuidar de seu companheiro(a), e essas coisas precisam estar em equilíbrio.
Pessoas saudáveis praticam relacionamentos saudáveis e relacionamentos saudáveis as levam ao amor real.
O verdadeiro amor não procura outra pessoa para preencher o que falta. É preciso uma pessoa completa, só assim é possível realmente amar. Não se pode dar aquilo que não se tem, por isso o verdadeiro amor é equilibrado. Ambos os parceiros amam em quantias razoavelmente iguais. Se você ama alguém que não está amando suas costas, ou não amando você do jeito que você ama, então não é real.
Quando você coloca expectativas em pessoas para preencher seus lugares vazios, é bom ter cuidado! É bom ter um parceiro(a), alguém para ajudá-lo(a) a enfrentar as tempestades da vida, mas pode ser um problema procurar alguém para te completar ou consertar seus traumas. Isso não é amor verdadeiro, é dependência e carência.
O verdadeiro amor não joga, não nos faz perder o sono, amigos, empregos, dinheiro, tempo e valor em nossas vidas. O amor real é uma experiência de ampliação. E finalmente, o verdadeiro amor existe. Mas é verdade que, para encontrar a pessoa certa, você precisa ser a pessoa certa.
Para ser a pessoa certa, você tem que fazer o seu trabalho, examinar seus relacionamentos fracassados e encontrar os padrões. Se não conseguir fazer isso sozinho, procure um Psicólogo. Descubra por que você é atraído por um certo tipo de situação que não é boa para você. E, ao mesmo tempo, construa sua vida para que você seja uma pessoa independente, interessante e atraente. Você atrairá outras pessoas independentes, interessantes e atraentes, capazes de relacionamentos bons e amorosos.
Se você está atraindo e sendo atraído para relacionamentos disfuncionais, você é disfuncional. Faça o seu trabalho interior para que o amor verdadeiro e duradouro tenham a chance de entrar na sua vida.