O que preciso saber para escolher quais métricas analisar?

opsocial
Opsocial
Published in
2 min readAug 8, 2017
pexels-photo-401683

Uma pesquisa da Duke University com 288 CMOs revelou que apenas 13% relatam serem capazes de medir os dados sociais com precisão. Quase 90% dos CMOs não conseguem determinar, com precisão o ROI do investimento em redes sociais no desempenho do negócio.

Cerca de 61% dos profissionais de marketing sentem pressão de CEOs e conselhos para calcular o impacto dos dados sociais, de acordo com a pesquisa. Enquanto isso, espera-se que os investimentos em redes sociais continuem crescendo exponencialmente, de 10% dos gastos de marketing atualmente, para 22,4% em apenas cinco anos.

Ser capaz de medir as enormes quantidades de dados produzidos a partir de mídias sociais e então produzir informações úteis desses dados é extremamente difícil, porém cada vez mais ferramentas estão surgindo para ajudar a entender todos esses dados. A chave está em responder algumas questões vitais antes de selecionar o conjunto de ferramentas e mergulhar profundamente nos dados gerados.

As principais coisas que os marketers precisam ter em mente ao selecionar as métricas corretas para suas empresas e oferecer um maior retorno de investimento no mercado são:

Unir as métricas aos objetivos

É crucial estabelecer metas precisas para uma campanha social e, em seguida, criar métricas alinhadas com esses objetivos. Por exemplo, digamos que uma empresa está lançando uma nova marca de comida canina. O objetivo é concientizar sobre a marca. Então, a métrica correta aqui seria o compromisso. No entanto, se a campanha pretende que os consumidores adquiram o alimento canino, a conversão de vendas seria a melhor métrica.

Configurar painéis para métricas de tendências

Um painel de comunicação social é uma maneira útil de agregar todas essas fontes e exibir uma visão geral do desempenho de uma marca. Dashboards são boas opções por que oferecem as agências acesso em tempo real aos resultados, interações e tendências.

Estruturar o benchmark correto

No mercado de marketing, as pessoas muitas vezes devem olhar para trás e analisar qual foi o caminho que levou uma marca até onde ela está. É por isso que a avaliação comparativa das campanhas de redes sociais é tão crítica. Ao criar um banco de dados de campanhas de redes sociais e os resultados correspondentes, se torna mais fácil descobrir, estabelecer e medir novas métricas.

Investir recursos suficientes em análises

De acordo com o estudo da Duke University, os profissionais de marketing tem usado apenas 2,3% de seus gastos e tempo no cálculo do ROI. Os analistas precisam começar a investir em métricas que possibilitem medir mais precisamente o impacto da atuação das marcas nas mídias sociais. Esse investimento pode incluir pessoal comprometido, parcerias com agências, ferramentas e tecnologia e bancos de dados de clientes.

--

--

opsocial
Opsocial

Plataforma de monitoramento, análise de dados e gestão de mídias sociais