Um reality show de modelos e a minha pose errada nos romances

Melissa Setubal
oqueaprendihoje
Published in
2 min readJul 11, 2018

Assistindo uma das temporadas mais recentes de America’s Next Top Model, eu entendi tudo que estava dando errado na minha vida romântica.
Ok, tudo é um exagero dramático da minha parte para chamar sua atenção como um recurso barato de reality show. Mas não é exagero dizer que me ajudou bastante a completar um pedaço desse quebra-cabeças que me parecia um tanto misterioso.
Em um dos episódios, no painel de julgamento, um dos juízes falou durante a deliberação longe das modelos uma frase que foi como um laser direto naquele lugarzinho do meu coração que costuma se apaixonar pelas pessoas usando muito pouco critério.
Ele disse: “não se apaixone pelo potencial das pessoas”. No contexto do programa dizia respeito a não votar para a modelo continuar na competição em nome de uma promessa de que um dia aquela pessoa vai entregar a foto ou a passarela que a outra pessoa do painel conseguia imaginar que ela poderia. O que obviamente no tempo de duração do programa, não dava pra esperar meses ou anos ela conseguir se desenvolver naquele nível esperado.
E no contexto da minha mente, ah, isso caiu como uma bomba. Toda minha vida amorosa passou na minha frente como um filme em questão de milissegundos. E quando a poeira baixou, eu vi tudo: eu fiz isso a minha vida inteira, me apaixonei pelo que eu imaginava que as pessoas poderiam vir a ser na minha vida.

Eu via a beleza da alma delas, eu via o que elas poderiam trazer à tona, eu via no que elas poderiam se transformar, eu via toda uma vida fantástica compartilhada.
Menos a pessoa que estava ali, imediatamente na minha frente, com o que ela estava disposta apresentar, a oferecer, a ser na interação comigo.
Não é justa essa competição, né? Fazer essa pessoa de carne, osso, cheia de histórias, sonhos e medos disputar lugar no meu coração com aquela idealização criada pela minha mente carente cheia de imaginação e recursos de manipulação de imagem.
Não é justo também comigo suportar uma série de performances ruins de uma pessoa que promete que vai fazer, estar, ser na minha vida de uma forma, e na hora do vamover não cumpre o que foi anunciado por ela que faria ou seria.
Tive que rever os critérios de Melissa’s Next Top Crush depois disso. Não era mais qualquer smizing que faria meu coraçãozinho querer colocar atenção, energia, entrega.
Na reality vida, há que se ter menos edição no photoshop mental nos dois lados da história, e alguma integridade.

--

--