Entender os erros no console pode ser mais fácil do que você imagina e eu posso te provar

Marcelo Lemes
orangejuicetech
Published in
3 min readMay 4, 2023

Algumas situações são inevitáveis na vida de um programador. Uma delas é se deparar com erros e avisos na sua aplicação. Geralmente são várias linhas, na cor vermelha e difíceis de entender numa passada rápida de olho. Nessa situação, o que fazemos? Lá vamos nós procurar a solução em fóruns.

Mas saiba que as dicas para solucionar muitos erros estão na própria mensagem de erro. Elas podem ser assustadoras, mas no fundo estão querendo te ajudar. Então, antes de se desesperar, que tal entender o que esses erros querem te dizer?

No desenvolvimento web, por exemplo, as mensagens de erros são basicamente divididas em três elementos. A mensagem, o tipo do erro e a pilha de rastreamento. Os três juntos são o segredo para desvendar os problemas e te ajudar a desenvolver melhor e mais rápido.

A mensagem é onde você vai começar a entender o que aconteceu para impedir sua aplicação de funcionar perfeitamente. Ela é inglês e se você não domina esse idioma, utilize um tradutor (aqui incluo uma outra dica fora do tema principal: aprenda inglês, pois será excelente para sua carreira).

O segundo elemento é o tipo de erro. Quando se trata de Javascript, alguns exemplos são: SintaxError, TypeError e ReferenceError. Mas existem diversos outros, inclusive é possível criar seus próprios erros. Quem sabe esse não é seu próximo desafio após entender como lidar com os erros no console?

Já a pilha de rastreamento, também conhecida como stack trace, te ajuda a saber onde ocorreu o erro. Para entender melhor é só pensar que quando um código é executado, essas execuções são “empilhadas” formando uma espécie de histórico na aplicação.

Por exemplo, ao executar a função A que depende do retorno da função B teremos a pilha com a função B abaixo da função A e assim sucessivamente.

Quando algum erro acontece o console aponta o local dessa pilha onde ele ocorreu e você poderá encontrá-lo em seu código.

Viu como o segredo para desvendar o erro está em sua própria mensagem? Na próxima vez que se deparar com um erro, lembre-se de ler a mensagem com atenção, pois isso te ajudará, inclusive, a se prevenir desses erros no futuro.

Por fim, lembro que vez ou outra você vai se deparar com um erro um pouco mais “inusitado”. Isso é normal, nem sempre entendemos os erros logo de cara e consultar a boa e velha internet faz parte do nosso dia a dia como programadores.

--

--

Marcelo Lemes
orangejuicetech
0 Followers
Writer for

Desenvolvedor de softwares com experiência em comunicação buscando diminuir a distância entre a tecnologia e as necessidades das pessoas.