Método para Aprendizado de Idiomas

Gustavo Inacio Lacerda
orangejuicetech
Published in
13 min readJul 7, 2022
Istock-Images

Aprendizagem de línguas

Todos nós já ouvimos que é muito importante saber línguas estrangeiras, principalmente o inglês. Mas quem já fez curso, ou até mesmo na escola, já se cansou de ouvir o tal do verbo to be no caso do inglês, e notou que não aprendeu a utilizar a língua realmente.

Para tudo que temos de aprender, existem métodos, a dificuldade está justamente em saber esse método e como aplicá-lo, pois não nos lembramos de como aprendemos a falar português, e mesmo que lembrássemos, não conseguiríamos aplicá-lo, pois o contexto é outro.

O foco deste artigo é te repassar o método de aprendizagem de línguas, de um modo mais informal, pois baseia-se em muitas experiências minhas, estudos que fiz, e de pessoas próximas que o colocaram em prática.

Eu utilizei para aprender inglês, e por isso às vezes tendo a focar nessa língua enquanto eu explico, porém ele serve para qualquer idioma. Então, se o seu foco não for o inglês, considere para a língua de seu interesse.

Você verá um método de estudos que pode ser realizado sozinho e somente por você, não depende de cursos de verbo to be, nem de terceiros.

Neste artigo utilizarei como complemento um outro que fiz sobre a memorização, e o processo de esquecimento do cérebro humano. Dele, retirarei alguns conceitos, principalmente sobre o esquecimento, e método de memorização.

Etapas

Para começar os estudos, você precisa se localizar em qual fase você está. A régua que deve usar é você mesmo e deverá medir o ponto em que se sinta desafiado, mas consiga, ainda, entender o assunto que está sendo discutido. Este seria o ‘sweet-spot’, ou seja, um ponto certo. Separei em algumas divisões:

  • Introdutório: Não entende praticamente nada, mas conhece a frase ‘the book is on the table’, se não conhecia, agora você conhece; mas não consegue ler, nem entender frases.
  • Básico: Consegue dizer frases simples, ler um texto pequeno e identificar algumas frases e conceitos, mas não consegue conversar, nem ouvir um falante da língua.
  • Intermediário-básico: Consegue ouvir a língua e responder na língua, mesmo que ainda com bastante dificuldade. Sente que alguns textos podem ser entendidos com mais facilidades que outros e consegue escrever brevemente.
  • Intermediário-Avançado: Capaz de conversar sobre alguns assuntos, e de ouvir podcats ou rádio, consegue redigir e ler, porém sente dificuldade na hora de falar
  • Avançado: Consegue se comunicar, ler e escrever sobre diversos assuntos com facilidade, porém ainda sente que poderia expressar melhor os seus pensamentos, utilizando expressões melhores.
  • Fluente: Consegue expressar o que quer da maneira que quiser, a língua deixa de ser uma barreira de comunicação.

Você se encontrou? Se não se encontrou não tem problema, siga alguns métodos desde o início e sinta onde a dificuldade inicia e encontre o sweet-spot.

Para cada nível existem métodos um pouco diferentes, mas não se sinta preso a nenhum deles, uma vez que pessoas diferentes aprendem de formas diferentes e um método sem prazer e entusiasmo não é eficaz. Faça o que sentir mais resultado e que for desafiador e ao mesmo tempo, não tão difícil.

Não pule o nível básico, nesse tópico será apresentado o método e sua aplicação que persiste dali em diante.

Ignição — Introdutório

Para que o estudo comece a ficar confortável, é necessário que você comece a ver resultados, isso te gera vontade de estudar mais. Porém como começar a estudar, se você ainda não vê resultados?

Essa parte inicial do estudo de línguas precisa de esforço. Tudo é muito novo, mas não se pode desistir nessa fase, costumo dizer que se sentir vontade de desistir, ao menos passe essa fase, que você sentirá prazer em continuar estudando.

Bom, mas como podemos melhorar esse período?

  • Mantenha-se estimulado: uma boa forma de fazer isso é tentar entender um falante nativo conversando, ou tentar conversar com alguém, por meio de mensagens de texto ou de voz. O desafio é sempre um modo de te deixar motivado.
  • Aplicativos de progressão: Um exemplo clássico e conhecido é o duolingo. É um aplicativo intuitivo e divertido que te ajuda nesse primeiro contato com a língua, colocando um caminho a ser seguido com etapas que te geram aprendizado, como um jogo.

Esses dois métodos acima são muito importantes durante o primeiro contato com a língua.

Você deve progredir para a próxima etapa, quando aplicativos como o duolingo não pareçam mais desafiadores e interessantes

Começando a andar — Básico

Neste momento, você já deve ter um conhecimento básico de algumas palavras e frases, que já consegue pronunciar, mesmo que com dificuldade.

Agora o que você precisa fazer é se expor à língua mais do que você já fez, mas de que forma?

Muita gente diz aprender por palavras isoladas e suas traduções, eu particularmente não gosto muito desse modelo, pois as palavras podem ter sentidos diferentes de acordo com o contexto, então como podemos estudar palavras e considerar o contexto ao mesmo tempo?

Bem, se um contexto é formado por um conjunto de palavras, e o menor contexto de sentido completo é uma frase, então podemos estudar frases. Elas transmitem um sentido completo e já são formadas por um conjunto de palavras, portanto, neste passo estude frases.

Darei um exemplo com duas frases bem famosas:

The book is on the table

Essa frase significa: “O livro está em cima da mesa”.

Muito importante não tente analisar as palavras, mas os sentidos da frase, isto é:

The book = O livro;

is on the table = está em cima da mesa;

À medida que você tiver contato com outras variações da frase, você começará a notar o que significa cada palavra, mas nesse primeiro momento, foque em absorver sentidos, não palavras

Outro exemplo:

How are you?

Significa:

Como você está?

Este é um sentido completo já, e é mais uma frase que você aprendeu

O material

Áudios nas frases são muito importantes, eles te transmitem a pronuncia. Não é possível entender a fala, muito menos conversar, se não treinar sua audição, por isso, ao treinar frases precisará de áudios. Perceba que já precisamos de um material melhor, mas onde podemos encontrá-lo?

No caso do inglês existe um professor que possui um site/blog com vários conteúdos e materiais: maio vergara. Lá você pode encontrar explicações e ainda materiais para treinar, com frases, áudios e traduções das frases.

Para outras línguas, vale a pena pesquisar por sites similares. Caso não encontrar materiais, existem podcasts no Spotify e no youtube, cheios de áudios e alguns estão relacionados com blogs. Um exemplo desse, é a Fluency Academy (estou me referindo apenas aos materiais gratuitos), que possui materiais para vários idiomas. Se mesmo assim você não encontrar um material sólido, não desanime: no tópico sobre dicas sobre Anki e aplicação do método discutirei uma solução para isso, e ao final do artigo, deixei um vídeo que cobre esse assunto também.

O método

Nesta parte explicarei sobre o método e sua base, se quiser partir direto para sua aplicação, sinta-se à vontade.

Bom, agora que temos o material, podemos simplesmente consumi-lo, frase a frase, e ouvindo os áudios, certo?

Bem, isso pode funcionar no começo, mas a medida que você aumentar a quantidade e seu material, terá de revisá-lo INTEIRO todas as vezes que for estudar, e isso pode ser um problema, pois muitas coisas ainda estão frescas na mente e não precisam serem estudadas, enquanto outras precisam ser revisadas.

Como saber o que deve ser revisado e em que momento?

De acordo com o artigo sobre a memória e dos processos de esquecimentos, compreende-se que os fatos são esquecidos de acordo com uma curva e que quando você revisa aquela informação, a curva se restaura e demora mais para cair, como representada na imagem abaixo.

Curva do esquecimento

Isto significa que não precisamos revisar todo o conteúdo, precisamos revisar aquilo que está prestes a ser esquecido, a fim de que nunca se esqueça e de que não precise revê-lo todos os dias.

Este é conhecido como o método de repetição espaçada, aprimorada pelo cientista Woziac, depois de estudar o processo de esquecimento. As revisões não devem ser feitas nem muito cedo, pois a informação está fresca, nem muito tarde, pois já teria esquecido dela.

Como aplicar o método?

Você pode criar um cronograma baseado na curva de esquecimento apresentada acima. Mas isso, a longo prazo também possui desvantagens, e pode acabar dando mais trabalho manter o cronograma organizado do que estudar. Para isso existem aplicativos que cuidam desse processo, o que utilizo é o Anki, e é dele que vou citar mais sobre.

O anki, permite que sejam adicionadas frases, a tradução e os áudios para tocar quando for revisar aquele cartão, digo cartão pois: é como um baralho, cada carta em sua frente possui uma frase em inglês, após ler a frase e ouvir o áudio, você pode virar o cartão e ver a tradução, para comparar se era aquilo que estava entendendo.

Depois de virar o cartão você pode classificar o nível de dificuldade que teve ao revisá-lo e de acordo com isso, o algoritmo de repetição espaçada cuidará de quando você terá de revisar cartão.

Então agora, o aplicativo fica encarregado de fazer o método funcionar e você fica encarregado de seguir o método e estudar somente.

Dicas sobre o aplicativo

Crie uma conta na AnkiWeb, baixe o app no celular e no computador. Pelo computador, adicione as frases e os materiais ao app, depois sincronize com a AnkiWeb, depois sincronize o seu celular com a AnkiWeb, e agora você poderá adicionar as frases pelo computar, que é bem mais confortável, e revisá-las pelo celular que é bem mais flexível.

O anki possui inúmeras extensões. Existem algumas que geram áudios por meio de algoritmos de linguagens naturais com base na frase que você colocar. Isso é muito importante caso você queira incluir uma frase em específico ou não tenha encontrado um material com áudio. Nelas é possível selecionar a língua, a voz, o local e o serviço que será utilizado, podendo incluir até a fala do google tradutor no seu anki.

Neste Link, encontra-se um passo a passo de como adicionar extensões ao Anki.

Aplicação do método

  1. Baixe o aplicativo Anki — recomendo baixar tanto no computador quanto no celular;
  2. Crie uma conta na Ankiweb;
  3. Vincule seus aplicativos com a sua conta Ankiweb;
  4. Adicione frases, traduções e áudios nos cartões;
  5. Revise todos os dias e mantenha sempre cartões novos

Esse método de repetição espaçada mantém-se durante todo o processo de aprendizado de línguas, sendo qualquer língua, o método se aplica, pois é um processo de memorização. Em poucas semanas de prática pelo Anki, já notará uma diferença.

Se você não encontrou o seu material separado na sua língua, mas junto em um áudio extenso, você terá de recortá-lo em vários trechos para adicionar cada áudio com suas respectivas frases.

Caso não consiga fazer essa separação, ou não tenha o material com áudio, você pode gerar áudios de frases no Anki por meio de plugins, como o AwesomeTTS e o HyperTTS. Este artigo no medium explica como adicionar o AwsomeTTS, e a mesma lógica se aplica a outras extensões.

É de suma importância que o anki seja revisado todos os dias, não leva muito tempo, mas esse tempo está sendo investido no momento certo e com as frases certas. Se esquecer de fazer por um dia, poderá notar que alguma frase terá de ser revisada mais vezes; se parar por um período longo, pode ser que perca uma parte da aprendizagem do processo.

Mas como já disse, para aprender línguas precisa-se de estímulos, e essa parte é a mais estimulante, pois é a que se verifica uma aprendizagem muito grande. Mas não se esqueça de consumir conteúdo na língua estrangeira, seja por vídeos, podcasts, rádio ou livros. Tenha sempre a leitura e a audição em treinamento.

Muito importante: veja filmes na língua em questão e com legendas em português. Evite ao máximo ver filmes em português. Isso é importante para se acostumar com os sons da língua e treinar a leitura de legendas, que será muito relevante no próximo passo.

Uma dica que queria passar sobre o assunto:

Não traduza na sua cabeça, ao invés de tentar lembrar como dizer aquilo em português, lembre-se do que é que esta sendo falado. Por exemplo: “chair” em inglês não significa a palavra “cadeira” em português, “chair” significa um negócio que a gente usa para sentar, que às vezes tem um encosto, às vezes tem até um bracinho. Em português nós chamamos isso de cadeira e existe um outro nome para isso em inglês, que é “chair”, mas “chair” não é cadeira, “chair” é um outro nome para o mesmo objeto. Essa desvinculação do objeto e seu sentido é muito importante para alcançar a fluência, o quanto antes começar a exercitar isso, melhor.

Intermediário-básico

Você já consegue ouvir na língua, e está na hora de imitar os sons, pegue as frases e reproduza-as, no começo que a sua língua não está acostumada, pode causar estranhamentos, mas não ache que está ruim ou que é difícil, é questão de se acostumar com os movimentos e sons diferentes.

Esse treino fará com que você possa conversar melhor a língua e perceberá que o seu listening também melhorará, já que está mais atento ao som para poder reproduzir em sua fala.

Assista a pequenos vídeos com legendas em inglês, ouça o rádio em inglês e foque em tentar imitar os sons.

Leia textos curtos na língua estrangeira, de preferência com áudios. Ao encontrar uma palavra desconhecida, marque toda a frase que ela está, e só marque uma frase por parágrafo, senão terá de parar a todo instante e isso pode atrapalhar o seu estudo.

Depois de terminar a leitura, reúna as frases marcadas e crie uma tradução, e um áudio, depois adicione-as no Anki. Importante: se algo não ficou claro na frase, descarte-a, na língua existem várias nuances, e às vezes não estamos no momento certo de aprender alguma coisa que encontramos, não coloque frases que você não tenha compreendido para revisar.

Dica: Você pode utilizar os plugins que geram áudios automáticos das frases.

Para treinar a escrita (writing) você pode escrever uma carta num papel. é importante que se for utilizar um software, retire o corretor, por isso, aconselho utilizar o papel. Isso permite maior atenção na escrita e nas palavras.

Você também pode escrever em canais de servidores do discord sobre algum assunto que o interessa, pesquise por servidores discord sobre assuntos que você goste em inglês e lá você terá interações com outras pessoas.

Agora que já está mais adaptado aos sons da língua, introduza filmes com o áudio e legenda no idioma, pode cansar bastante no começo, mas se começar a ter dificuldade para entender o que está sendo dito, e bem cansativo, retorne às legendas em português e vá alternando, este é um passo bastante grande, então vá com calma e no seu tempo. Esta parte é a transição para o próximo nível.

Intermediário avançado

Está na hora de conversar, para treinar o speaking. Da mesma forma que você treinou o listening, reading e writing, isto é, praticando.

Para quem estuda sozinho, esta é uma das desvantagens. Também tenho dificuldade nessa parte e aqui vão algumas opção que encontrei:

  • Encontre servidores no discord que estão na língua em questão e possuem canais de conversa. Envie mensagens no chat geral explicando que quer treinar a conversação e coloque-se disponível para conversar com outras pessoas (Existe canal no discord da Orange Juice para praticar inglês, esse é o link do servidor);
  • Chame algum amigo que também está estudando a língua ou que já fala, porque ele pode ter a mesma necessidade que você e você podem se ajudar. Atenção: a única regra é que não se pode conversar em português, nem traduzir para português, se algo não foi entendido, faça mímica, indique, demonstre, fale de outras formas, mas não facilite, pois é muito comum as pessoas começarem a falar português quando são próximas e deixam de praticar o idioma.
  • Pague uma plataforma de conversação, como o Cambly. O investimento pode ser um pouco elevado, mas a qualidade é boa.

Comente que está disponível para conversar e treinar, e diga a língua de interesse. Quem sabe podemos formar um grupo de pessoas que queiram praticar o seu idioma. Além disso, visite o discord da OrangeJuice, lá existe um canal de inglês, mas no momento que você estiver lendo, pode ser que exista outras línguas também. Vale a pena conferir.

Continue praticando a fala, até que fique confortável em algumas situações.

Se você já está confortável em ver filmes com legendas e áudios no idioma estrangeiro, tente retirar as legendas. Fique em um ambiente calmo e sem barulhos, pois os ruídos podem atrapalhar o seu entendimento no começo.

Tente ouvir podcasts e vídeos sobre algo que lhe interesse. Veja artigos e vídeos na língua, quanto mais o ‘novo’ idioma fizer parte de seu dia a dia, melhor será o seu convívio e conforto com ele.

Avançado

Neste nível você já consegue conversar sobre vários assuntos, ver filmes sem legendas, redigir textos e e-mails, conseguiria viajar para um país com a língua e poderia se comunicar sem grandes dificuldades.

Este é geralmente o nível em que muitas pessoas ficam se não praticarem mais o idioma.

Cuidado: Aqui não se tem muito mais desafio e por isso, às vezes, os estímulos de estudos da língua podem diminuir.

Para se manter estimulado com a língua não sendo mais um desafio, procure atividades que necessitem o uso dela, por exemplo: para quem gosta de jogos online, pratique a fala e audição; para o que gostam mais de podcast e livros, pesquise conteúdos que lhes ofereça uma curiosidade; para quem estuda áreas do conhecimento como a matemática, física, astronomia, filosofia, engenharia, entre outros, existem muitos conteúdos e principalmente cursos.

Nesta etapa a forma de se manter ativo no idioma, é fazer com ele faça parte do seu dia a dia, e sempre se pergunte: se eu fosse chamado para uma reunião nesta língua, eu conseguiria me comunicar bem e ainda apresentar minhas ideias? se sim, você está caminhando para a fluência, se não, você precisa continuar melhorando.

Fluência

Esta é a tão desejada etapa. Parabéns, você consegue utilizar a língua no seu dia a dia, consegue escrever textos, conversar e ler sem grandes problemas.

A característica desse nível é conseguir expressas suas ideias sem que a língua seja algum impeditivo ou que o faça ter de contornar uma explicação com uma mímica ou com outras palavras, isto é, conversar como conversamos em português.

Lembre-se: Continue praticando, você pode diminuir níveis.

É muito comum também que em algumas situações não entendamos as conversas, mesmos sendo fluentes, e isto se refere a conceitos técnicos e específicos de uma determinada área, ou seja, se não entender dois médicos conversando numa sala de cirurgia, não quer dizer que não entende a língua, mas você não entende aqueles conceitos, assim como não entenderia em português.

Conclusão

Qualquer língua requer aprendizado contínuo, todo esse método é uma forma de ajudar a construir um caminho nessa longa jornada, porém sinta-se à vontade para transformá-lo no que desejar, mude e teste, e caso tenha bons resultados, deixe sua experiência abaixo para que possamos aprender juntos.

Não esqueça de dar uma passada no servidor da Orange Juice, caso seu idioma estrangeiro seja o inglês, e para tomar aquela vitamina de tecnologia.

Neste vídeo, é mostrado como utilizar o anki, colocar frases, e como instalar plugins. Pode te ajudar bastante em aprender qualquer língua.

Finalizo com uma pergunta: Como quer estar daqui há um ano? Se tivesse começado a estudar esse idioma há um ano atrás, em que nível você estaria?

…..

Te vejo em um próximo artigo!

--

--

orangejuicetech
orangejuicetech

Published in orangejuicetech

Fala meu povo! Esse é o Orange Juice, feito para você que está começando uma carreira na área de tecnologia. Se você tomar esse suco até o final, vai estar mais vitaminado para esse mundo digital. Vem fazer esse suco de laranja comigo! 🍊