O Desenvolvedor Introvertido

Ariel Vieira
orangejuicetech
Published in
4 min readJul 19, 2023

Bom, vamos começar diferenciando introversão de timidez, estes conceitos muitas vezes se misturam mas não são a mesma coisa.

De forma simplificada, timidez pode ser entendida como o desconforto e inibição em situações de interação pessoal, isso geralmente faz com que indivíduos tímidos tenham dificuldade de interagir socialmente, é comum, por exemplo, que sintam muita vergonha ao falar em público.

Já pessoas introvertidas são pessoas que gostam mais de ambientes pouco estimulantes, na maioria das vezes preferem interações um a um do que com muitas pessoas, costumam gostar de atividades como ler livros, assistir filmes e séries, passear em parques e não gostam muito de festas e lugares lotados.

Em muitos casos pessoas introvertidas são, também, tímidas, mas as duas coisas não andam juntas necessariamente, existem muitas pessoas introvertidas que não sentem desconforto em interações sociais.

Dito isso, vou falar um pouco de mim e contar como tem sido minha jornada na área de desenvolvimento de software sendo uma pessoa introvertida e, também, um pouco tímida.

Sempre fui muito quieto e sempre senti dificuldade em me expor perante outras pessoas, apresentar seminários na escola e na faculdade sempre foram um desafio enorme, eu preferia fazer uma prova super difícil com risco de tirar um belo de um zero a ter que apresentar um seminário de qualquer que fosse o tema.

Quando decidi seguir uma carreira, pensei: em que área a minha introversão pode me beneficiar e a minha timidez pode não ser um problema tão grande? Pois bem, escolhi ir para a área de vendas… brincadeira gente, resolvi seguir a carreira de desenvolvedor de software, e adivinhem só, eu estava enganado em achar que seria uma profissão onde as interações sociais seriam poucas =), na minha primeira oportunidade de emprego eu já me deparei com desenvolvedores super comunicativos. Desenvolver um código sozinho é uma coisa, agora, quando você trabalha em equipe, não basta apenas escrever código, é preciso explicá-lo para os seus colegas, clientes, ou qualquer pessoa interessada no projeto, de forma clara e simples, é preciso que outras pessoas entendam o que você está fazendo mesmo que elas não sejam da área de desenvolvimento de software, e isso requer boas habilidades de comunicação.

Mas felizmente consigo enxergar a introversão como uma grande aliada na hora do trabalho técnico, na hora de por a mão na massa escrevendo código. Nós introvertidos temos tendência a gostar de atividades que exigem concentração e foco e essas são habilidades muito bem vindas para um programador, já que a todo momento estamos lidando com problemas complexos. Em relação a timidez, sinto que, conforme o tempo passa e adquiro mais experiências nas quais preciso interagir com mais pessoas e expor minhas ideias, tenho aprendido a lidar com ela e esse processo tem se tornado cada vez mais natural.

Busco usar ao meu favor os pontos positivos que essas características oferecem, e aqui já citei alguns mas se você pensar com calma pode achar muitos mais, ser introvertido e/ou tímido não é ruim, são características que fazem parte de algumas pessoas, e sim, nós que às possuímos podemos trabalhar para melhorar alguns aspectos que queremos, no meu caso, senti a necessidade de melhorar minha comunicação e tenho trabalhado para isso, me expondo a situações em que essa habilidade será exercitada, é claro que isso gera um desconforto, mas o tempo e as experiências tem me mostrado que é possível mudar algumas coisas.

Como exemplo posso citar uma ocasião recente onde precisei apresentar e explicar a um stakeholder uma funcionalidade nova que minha equipe desenvolveu, em um projeto do qual eu faço parte. A pessoa para quem eu estava apresentando não era da área de desenvolvimento de software e eu tinha que demonstrar para ela que aquela funcionalidade, que parecia ser simples, não era tão simples assim, e devido a isso e a sermos uma equipe de trainees demoramos duas semanas para desenvolvê-la. Inicialmente fiquei bastante nervoso, mas como eu já havia explicado o código para os meus colegas e também havia me preparado para aquele momento, logo que comecei a falar o nervosismo foi sendo amenizado e a reunião fluiu muito bem, a stakeholder entendeu perfeitamente e a equipe ficou satisfeita.

Já tive experiências ruins também, mas quanto mais eu exercito minha comunicação e coleciono boas experiências, mais fácil fica encarar esses desafios.

E por fim, algo muito importante que me ajudou/ajuda no processo de autoconhecimento e que foi fundamental na minha jornada profissional, é a psicoterapia, se você tem dificuldade em lidar com a introversão e/ou a timidez, recomendo, se possível, buscar ajuda profissional, isso fez uma grande diferença para mim.

Espero que meu relato sirva de algo para você, é uma experiência muito pessoal, mas acredito que possa dar alguns insights. Boa sorte!

--

--