Órbi Conecta reúne integrantes de sua rede para debater sobre o SXSW Conference & Festivals 2022

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
5 min readMay 2, 2022

Órbi Talks SXSW Experience teve mediação da CEO Dany Carvalho e participação do empreendedor Pedro Vasconcellos (BeerOrCoffee), do jornalista Guilherme Justino (Editora Globo) e dos líderes de inovação Felipe Cardoso dos Reis (MRV) e Marlos Carmo (SIC)

Painel Órbi Talks SXSW Experience

O Órbi Conecta, principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, reuniu importantes integrantes de sua rede que estiveram no SXSW Conference & Festivals 2022, maior festival de inovação do mundo, para participar do Órbi Talks SXSW Experience. O intuito foi debater e compartilhar com o público as principais tendências que irão impactar o futuro, o comportamento das pessoas e os negócios. Mediado pela CEO do Órbi Conecta Dany Carvalho, o encontro contou com a presença do cofundador do BeerOrCoffee, Pedro Vasconcellos; do jornalista do Um Só Planeta/Editora Globo, Guilherme Justino; do gerente de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da MRV, Felipe Cardoso dos Reis; e do líder de Inovação da SIC, Marlos Carmo.

A SXSW Conference & Festivals, realizado anualmente em Austin, no Texas (EUA), apresenta trilhas com foco nos avanços mais importantes em tecnologia, cinema, música e cultura, provando que as descobertas mais inesperadas acontecem quando diversos temas e pessoas se reúnem.

A 36ª edição do evento, realizado entre 11 e 20 de março, reuniu celebridades, escritores, whistleblowers (denunciantes) de empresas de big tech, produtores e executivos de grandes empresas internacionais, entre eles, Neal Stephenson, cunhador do termo “metaverso” e escritor de ficção, Frances Haugen, ex-funcionária da Meta responsável por vazar documentos internos da empresa de Mark Zuckerberg, Tristan Harris, fundador do Centro de Tecnologia Humana e uma das pessoas por trás do documentário “O Dilema das Redes”, a diretora executiva e co-fundadora do Perception Institute, um grupo de pesquisa anti-preconceito, além de personalidades que estão no line-up do festival há alguns anos, como a futurista Amy Webb e o designer John Maeda, que chamam atenção anualmente no evento ao divulgar relatórios de tendências.

Confira os principais insights dos convidados do Órbi Conecta sobre o evento:

O jornalista Guilherme Justino, especializado em Ciência e Sustentabilidade e vencedor de mais de 15 prêmios, destacou os dois temas mais recorrentes no evento. O primeiro é o metaverso: “Todas as categorias da economia já estão se pautando no metaverso. A questão era ‘o que você já está fazendo ou o que você pode fazer relacionado ao metaverso dentro do seu negócio?”’. Outro termo presente em praticamente todos os painéis foi o clima. Uma versão inflável do dinossauro da campanha #Don’tChooseExtinction (“Não Escolha a Extinção”) da ONU foi colocado em várias salas do evento, mesmo aquelas que não tinham como tema o clima do planeta, para lembrar a todos que, como apontou Guilherme no Órbi Talks, não é mais possível falar de futuro sem falar das mudanças climáticas.

Até mesmo o criador do termo “metaverso” Neal Stephenson teve como principal tema de seu painel as mudanças climáticas. Ele apresentou seu novo livro “Termination Shock” (em tradução livre, “Choque da Extinção”). A obra narra a história de um bilionário do Texas que tenta resolver o problema climático utilizando tecnologia de geoengenharia solar. “É nosso trabalho, como escritores de ficção científica, olhar para a realidade e tentar transformá-la em histórias. As consequências da mudança climática estão afetando as pessoas de várias maneiras, e há também um enorme conflito sobre como resolver o problema”. Para ele, a solução seria remover carbono da atmosfera: “Eu acredito que este será o maior projeto de engenharia da história humana. Pode levar dezenas de anos, mas eventualmente vai trazer os níveis de gás carbônico para taxas menores, onde deveriam estar”, completou.

O gerente de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da MRV, Felipe Cardoso dos Reis, demonstrou preocupação quanto ao foco de diversas indústrias na criação de projetos socialmente excludentes. “Tive dificuldade para fazer conexões com nosso negócio que atendam ao cenário do Brasil: um país com déficit habitacional de quase 6 milhões de moradias. Precisamos de mais projetos que nos coloquem dentro da nossa realidade. Um dos painéis que mais chamou sua atenção nesse sentido foi o da Sheena Meade, diretora executiva da iniciativa Clean Slate, a qual usa tecnologia alinhada à legislação para limpar automaticamente todos os registros criminais elegíveis nos Estados Unidos. Uma a cada três pessoas tem antecedentes criminais no país e a maioria da população carcerária é negra. O objetivo da iniciativa é que o registro não se torne uma sentença de barreiras para o mercado de trabalho e de pobreza.

A mediadora Dany Carvalho celebrou a importância da conversa entre integrantes do hub sobre questões que estão definindo o futuro da inovação. “Nós somos as pessoas que vão criar os próximos produtos e serviços ligados à tecnologia no Brasil, e para isso precisamos pensar sempre também na diversidade e inclusão, apontou.

Marlos Carmo, líder de Inovação da SIC, grupo educacional mantenedor dos Colégios Santo Agostinho, onde lidera a criação de projetos e produtos edtechs, teve destaque no festival. Com o produto “Campus”, ele foi um dos três finalistas do SXSW Innovation Awards 2022, na categoria Student Innovation. “O Campus foi reconhecido como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo para a educação. É um feito inédito para uma instituição de ensino brasileira. Isso mostra que o Brasil pode não apenas absorver o que vem de fora, mas levar inovação para o exterior, precisamos cultivar essa visão”, comentou Marlos.

Trazendo temas mais futurísticos, o co fundador do BeerOrCoffee Pedro Vasconcellos, maior marketplace de coworkings da América Latina, citou a apresentação do Personal AI, um projeto de Inteligência Artificial que pretende criar um mecanismo de acesso à memória humana, nossa própria e a de nossos familiares que utilizarem a aplicação, já que esquecemos 80% do que vivenciamos todos os dias. “De acordo com o projeto, também seria possível acessar opiniões. Seria incrível poder acessar a memória do meu avô, que foi um grande empreendedor, para pedir conselhos sobre negócios. O público geral tem uma impressão de ‘substituição’ da inteligência humana pela Inteligência Artificial. Mas, na verdade, ela não está sendo desenvolvida para substituir, e sim para complementar, explicou.

Pedro destacou também o projeto do Nonfiction para ajudar pessoas com Mal de Parkinson — um smartwatch capaz de reduzir em mais de 90% os tremores causados pela doença — e um dos tópicos da palestra de Amy Webb, futurista e CEO do Future Today Institute, a Biologia Sintética, na qual afirmou que a pandemia está acelerando o uso generalizado de tecnologias de vigilância genética: dados de kits de teste de DNA estão sendo usados ​​para fazer marketing direto ao consumidor. Todas as tendências apresentadas pela futurista podem ser lidas no “Tech Trends Report”.

Conexões do Órbi Conecta também compartilharam seus insights sobre o SXSW Conference & Festivals 2022 nas redes, como o investidor e empreendedor Bruno Rebouças, no Update or Die! (“6 contradições do maior festival de inovação do mundo”), e o sócio do DesignThinkers Group Brasil, Paulo Emediato, em sua newsletter Marmitex (“Especial SXSW”).

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.