Órbi Conecta sedia última fase do ScaleUp in Brazil em Belo Horizonte, no dia 21 de março

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
5 min readMar 20, 2023

ABVCAP e ApexBrasil escolhem o Órbi para sediar o evento que é referência no país e com atividades gratuitas para a comunidade de inovação e empreendedorismo digital de BH

Um programa internacional de inovação desembarca na capital mineira neste 21 de março (terça-feira). O Órbi Conecta, maior hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, foi escolhido em Belo Horizonte para sediar o ScaleUp in Brazil, programa de aceleração de startups desenvolvido pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) e Israel Trade & Investment. Nesse dia, acontece o Demoday ScaleUp in Brazil, às 17h, e um Happy Hour, a partir das 18h30, ambos abertos à comunidade de inovação e tecnologia do estado, com entrada gratuita. Para mais detalhes e inscrições, clique aqui: https://bit.ly/scaleuporbi.

O ScaleUp in Brazil é um programa de aceleração de startups para a entrada em novos mercados, uma ponte até países próximos e além-mar. “Ficamos honrados por sediar o ScaleUp in Brazil, um programa tão importante para o cenário de inovação e que agrega uma comunidade internacional. É um marco para o ecossistema de inovação de Belo Horizonte, que reforça o propósito do Órbi, de ser um hub que conecta e realiza negócios”, comenta a CEO do Órbi Conecta, Dany Carvalho.

Além dos fundadores, ApexBrasil, ABVCAP e Israel Trade & Investment, esta terceira edição do ScaleUp in Brazil conta com o apoio dos parceiros oficiais representados pela Enterprise Singapore e pela Japan External Trade Organization (Jetro). Foi a primeira vez que startups do Japão e Singapura participam do programa, antes exclusivo a startups de Israel. O objetivo foi conferir maior variedade de iniciativas e ideias, de forma a trazer mais inovação para o Brasil. “Queremos reunir uma ampla rede de apoio formada por empreendedores, investidores e entidades e instituições parceiras para que as empresas selecionadas possam trocar experiências”, diz a superintendente Executiva da ABVCAP, Ângela Ximenes.

As empresas selecionadas este ano são: Corsight (AI & Industry 4.0), Cyrebro (Cybersecurity), CySource (Edtech), Eco Wave Power (Energy/Cleantech), Iosight (Energy/Cleantech), Propdo (Construtec/Proptech), Razor labs (AI & Industry 4.0), Securing SAM (Cybersecurity), Timelines/Initech (Software) e Yieldsapp (Agtech), de Israel; Axelspace (Remote Sensing), Melody (Healthtech), Sagri (Agtech), AC-Planta (Agtech), Dreamstock (SportsTech), Credit Engine (Fintech), do Japão; e Graymatics (Video Analytics), JA Secure (Insurtech), Tookitaki (Fintech) e Share.it (Media), de Singapura.

Segundo a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Bonna Brandão, a diversidades das áreas de atuação das companhias sinaliza a maturidade do mercado brasileiro. “O mercado brasileiro é muito amplo, o que abre as portas para a atração de empresas e de soluções de diferentes setores. Além disso, a variedade também é importante quando se fala da atração de investimentos, pois, quanto mais diversificação, maiores são as oportunidades para os investidores”, afirmou.

O Demoday ScaleUp Brazil, a ser realizado no Órbi na data de 21 de março, será a chance das startups interessadas apresentarem seu modelo de negócio para encontrar investidores e entrar para a rede do Órbi Conecta. O Órbi é um dos cinco primeiros hubs de inovação do Brasil, fundado em 2017 e que nasceu de forma inédita: criado por uma comunidade de startups, a San Pedro Valley, que se juntou a grandes empresas de Minas: o Inter, a MRV e a Localiza. E que não para de crescer.

ScaleUp in Brazil — É um dos programas da ApexBrasil com resultados mais significativos na atração e facilitação de investimentos com impactos sustentáveis. A iniciativa é voltada para empresas internacionais de tecnologia e oferece metodologia e ferramentas necessárias para validar o produto no país, conquistar clientes e começar a operar no Brasil em um ciclo de aceleração de 18 meses. O programa oferece consultorias de desenvolvimento de negócios, planejamento estratégico, mentorias e acesso a investidores locais, facilitando a entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), e seu primeiro ciclo foi dedicado a startups israelenses, em parceria com a Israel Trade & Investment. Atualmente, o ScaleUp está em sua terceira edição, trabalhando agora em parceria com Israel, Japão e Singapura.

ABVCAP — A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital é uma organização sem fins lucrativos que representa e fomenta os investimentos de longo prazo no Brasil, via capital privado. O quadro de associados conta 220 instituições nacionais e estrangeiras ativas no mercado de private equity, seed e venture capital, incluindo com gestores de fundos, corporações investidores institucionais e prestadores de serviço, incluindo grandes firmas de advocacia, auditoria, administração e consultorias do mercado brasileiro e internacional.

ApexBrasil — Atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita

colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

Israel Trade & Investment — É parte da Administração Estrangeira do Ministério da Economia de Israel — uma rede de mais de 50 escritórios ao redor do mundo. Seu objetivo é conectar oportunidades, fomentar negócios e investimentos entre empresas israelenses e brasileiras em diversos setores.

JETRO — A “Japan External Trade Organization” é uma organização vinculada ao governo japonês que trabalha para promover o comércio e os investimentos mútuos entre o Japão e o resto do mundo. Fundada originalmente em 1958 para promover as exportações japonesas ao exterior, o foco principal da JETRO no século 21 mudou para a promoção de investimento estrangeiro direto no Japão e para ajudar empresas japonesas de pequeno e médio porte a maximizar seu potencial de exportação global.

Enterprise Singapore — É a agência governamental que fomenta o desenvolvimento empresarial de Singapura. Trabalha com empresas comprometidas para construir capabilidades, inovar e internacionalizar. Também apoia o crescimento de Singapura como um centro de comércio global e de startups. Como organismo responsável pelos padrões nacionais, continua a construir confiança nos produtos e serviços de Singapura por meio de qualidade.

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.