Órbi for Corporates reúne líderes de inovação: networking e inteligência coletiva para desenvolver negócios

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
3 min readFeb 17, 2023

Encontro realizado pelo principal hub de inovação de Minas Gerais faz parte dos programas exclusivos da rede Órbi for Corporates, que inclui as fundadoras MRV, Inter e Localiza, entre outras empresas. A Rede está aberta a novos integrantes

Encontro de Líderes da Inovação com Bruno Stefani, Global Innovation Director AB InBev

Foi dada a largada para os Encontros de Líderes da Inovação 2023, programa do Órbi for Corporates que promove mensalmente conexões e encontros para a promoção do networking entre as empresas da rede Órbi Conecta e a construção de inteligência coletiva sobre inovação e transformação digital. A primeira edição deste ano também teve a participação de Charles Schweitzer, diretor superintendente de Inovação & Cultura do Grupo Carrefour. Empresas interessadas em fazer parte da rede Órbi for Corporates podem se inscrever pelo link www.orbi.co/corporates/.

Outros programas exclusivos do Órbi for Corporates são o Innovation Day e o On The Road Tendências. Ambos fomentam uma cultura corporativa que seja aberta à inovação. O primeiro é realizado para colaboradores de áreas que podem se aliar à área de inovação para o desenvolvimento e transformação digital da empresa. O segundo coloca todos os colaboradores das corporates da rede em contato com temas, conteúdos, tendências e startups que estão mudando o mundo, levando conhecimento para toda a empresa.

Ainda na linha de conexões com startups existe também o programa On The Road Negócios, que conecta grandes empresas com startups para soluções dos desafios reais da primeira por meio de inovação aberta. A metodologia desenvolvida internamente em seus 5 anos de existência vai desde o levantamento, priorização e descrição dos desafios da empresa até a etapa de PoC com as startups.

As corporates também usufruem dos programas disponíveis para toda a rede do hub. O Pitch Day por vertical de mercado aproxima grandes empresas e startups do mesmo setor. A programação prevista para 2023 é:

✅️ 16/03 — Seguros
✅️ 13/04 — Construção
✅️ 25/05 — Energia
✅️ 06/07 — Saúde
✅️ 17/08 — Logística
✅️ 05/10 — Educação

O Órbi de Portas Abertas, aberto a toda a comunidade de inovação de Minas, reúne, também uma vez ao mês, empreendedores, startups, grandes empresas, universidades, investidores e parceiros para um dia inteiro de programação. A próxima edição será realizada no dia 28 de fevereiro, das 9h às 21h, na sede do Órbi Conecta, em Belo Horizonte (av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha). A inscrição para o evento é gratuita, pela Sympla.

“Além dos programas exclusivos do Órbi Conecta, os líderes de inovação das empresas da nossa rede participam de uma agenda com os melhores eventos de inovação do ecossistema de empreendedorismo digital do Brasil. ”, ressalta a CEO Dany Carvalho. Ela destaca, algumas das oportunidades: Movimento Cultura Aberta para Inovação (mensal), Open Innovation Day (8/02 e 2/03), Scaleup in Brazil (21/03) e Maratona de Inovação (4/10).

Inovação é sobre resolver problemas reais

Cada Encontro de Líderes da Inovação traz uma novidade para a rede de corporates do Órbi Conecta. A surpresa da vez foi a palestra e bate-papo com Charles Schweitzer sobre “Como o Carrefour está transformando a inovação em novos negócios”, trazendo para a roda de conversa a corporação que é a maior empregadora privada do Brasil, com 150 mil funcionários e mais de mil pontos de venda.

O diretor de inovação do Grupo Carrefour destaca que “inovação é sobre resolver problemas reais de pessoas reais” e que “qualquer melhoria é inovação, seja ela para o mundo, para um país ou só para uma empresa”. Schweitzer falou sobre as tipologias de inovação dando alguns exemplos: a Wikipedia como Inovação de Ruptura, o Airbnb e a Uber como Inovação Arquitetural, o smartphone como Inovação Incremental e a Netflix como Inovação Radical.

Com relação ao investimento corporativo em startups, ele acredita que a melhor estratégia seja calcular o retorno sobre investimento (ROI), que deve ser positivo. “A inovação não pode ser ‘uma escada para lugar algum’”, diz fazendo alusão ao monumento “The Vessel”, em Manhattan (EUA). “Se o ROI não for positivo, não faz sentido investir naquela ideia. Caso a inovação não dê o resultado esperado, dependerá de quanto tempo e dinheiro a empresa está disposta a gastar para insistir em uma ideia”, explica.

Para mais informações escreva para pedro@orbi.co.

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.