Hub de inovação mineiro Órbi Conecta lança o programa Órbi for Startups para fomentar empreendedorismo digital

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
5 min readFeb 17, 2022

Criado por empreendedores do San Pedro Valley juntamente com as empresas MRV, Banco Inter e Localiza, Órbi lança o incentivo na próxima terça-feira (22) com grade de atividades.

Camila Nunes, 29, é a nova Community Manager do Órbi. Foto: Camila Rocha/Estático Zero

O Órbi Conecta (www.orbi.co), um dos maiores hubs de inovação e empreendedorismo digital do Brasil, lança o programa Órbi for Startups, no dia 22 de fevereiro. O programa consiste em oferecer um pacote de benefícios, que envolve conexão com outros empreendedores e corporações, acesso a mentorias exclusivas que apoiam a evolução do negócio, participação em eventos e acesso ao coworking, entre outras vantagens. Para participar a inscrição deve ser feita nesse link: https://bit.ly/queroserorbi.

“Nós acreditamos no trabalho em comunidade. Nosso objetivo, agora, é atrair e apoiar mais startups em fase early stage e contribuir mais ativamente com a comunidade San Pedro Valley para que Minas avance no ecossistema de inovação do país”, afirma Dany Carvalho, CEO do Órbi empossada em dezembro passado, que traz para o hub de inovação a soma de suas experiências anteriores: já apoiou centenas de empreendedores digitais através de iniciativas como Inventta, Startup Farm, Start-Up Brasil, ABStartups, Microsoft BizSpark, IBM SmartCamp e Cubo Itaú e tem se dedicado a apoiar grandes empresas a construírem sua estratégia de inovação aberta.

As novidades não param por aí. Para acolher as novas startups, o Órbi anuncia a chegada da Community Manager Camila Nunes (foto acima). Mestre e graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, trabalha há quase dois anos no ecossistema de empreendedorismo e inovação, contribuindo para prospecção, orientação e desenvolvimento de novos negócios. “Vou ajudar as startups a evoluírem seus negócios e conectar as melhores soluções aos desafios das grandes empresas que fazem parte da nossa rede”, afirma.

Para celebrar o lançamento do Órbi for Startups, o Órbi promoverá, também no dia 22, às 18h30, o painel “Papo com Investidor: Venture Capital na prática”, com Rodrigo Baer, Managing Partner no Softbank, e Daniel Costa, cofounder e chairman da Take Blip. Para participar é preciso se inscrever no link: https://bit.ly/orbiforstartups.

Rodrigo Baer, Managing Partner SoftBank

Rodrigo Baer lidera a área de investimentos em startups na fase early stage do SoftBank América Latina. É um dos pioneiros da indústria de Venture Capital no Brasil, investindo desde 2010. Foi responsável por 20 investimentos de empresas como iFood, Rappi, Creditas, Olist, Pipefy e CargoX. Antes de ingressar no SoftBank, Rodrigo foi sócio da Redpoint eventures, onde liderou a criação do Cubo Itaú. Também é um grande colaborador do ecossistema por meio do seu canal no YouTube “Pergunte ao VC” e seu programa de educação para fundadores de startups, o VC for Founders. Colabora ativamente ainda com a Endeavor e grupos de Anjos.

Daniel Costa, co-fundador e chairman Take Blip

Daniel Costa é co-fundador e chairman Take Blip, empresa iniciada como quiosque na universidade e que em 2020 recebeu o maior aporte Série A do Brasil, tornando-se a plataforma líder de Comércio Conversacional do país. Tem como experiência a execução de projetos de alto nível, que visam causar impacto na sociedade e na vida das pessoas. Já participou do curso de Educação Executiva, Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Stanford, do Programa de Intercâmbio, Liderança Estratégica de Negócios Internacional pela Universidade de Ohio, e também do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração na Fundação Dom Cabral. Além de diretor, é palestrante, investidor e mentor para startups.

Neste dia, o Órbi anuncia, junto com empreendedores do San Pedro Valley, uma parceria com a UNA que permitirá realizar o mais completo e atual Raio-X da comunidade criada no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, em 2011. A primeira do país criada por fundadores de startups, o SPV é uma brincadeira com o termo Silicon Valley, na Califórnia (EUA). Desse núcleo de amigos empreendedores nasceram startups que já abriram capital na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), como o caso da Méliuz, e até uma unicórnio, a Hotmart. A comunidade chegou a registrar 514 startups, 67 agências de fomentos, 9 aceleradoras, 5 incubadoras, 2 hackerspaces e 28 coworkings.

O Órbi Conecta também foi criado por empreendedores do SPV, em 2017, no bairro Lagoinha (BH), juntamente com grandes empresas (Inter, MRV e Localiza). Hoje, a sua comunidade reúne outras corporações e representantes de diferentes entidades, como academia, escolas, institutos de fomento e fundos de investimentos, entre outros.

Entre as startups de sucesso do Órbi Conecta, estão o BeerOrCoffee, que se tornou a maior plataforma de coworkings da América Latina e acaba de receber o investimento de US$ 10 milhões dos fundos Kaszek e Valor; e a IM Designs, especializada em criar experiências interativas em interfaces de realidade virtual e aumentada e destaque quando o assunto é metaverso — 50% da empresa foi adquirida pelo Banco Inter. São muitos os cases, vale destacar ainda a foodtech Fazendinha em Casa, marketplace que conecta as pessoas a produtores de alimentos artesanais, locais e sem agrotóxicos.

Além do Órbi for Startups, o Órbi tem outras duas frentes de atuação em 2022: o Órbi for Corporates (com objetivo de apoiar as empresas da Rede Órbi na jornada de transformação digital e na construção de uma cultura corporativa aberta para a inovação) e o Órbi Academy (para dar continuidade aos bootcamps de capacitação gratuita através do Programa Órbi Academy Techboost, fortalecer a parceria com a escola de tecnologia Sirius Education e ampliar a rede de parceiros).

O Órbi Conecta está localizado no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, onde funciona o Órbi Academy, coworking, espaço para eventos, café e estacionamento próprio.

Conheça mais sobre a história do Órbi neste vídeo aqui. Nele, representantes do San Pedro Valley e de grandes corporações, como Rafael Menin (CEO MRV), João Vitor Menin (CEO Inter) e Eugênio Mattar (CEO Localiza), contam sobre como o Órbi foi erguido.

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.