Já pensou ser cidadão e empreendedor digital na Estônia? Órbi sedia evento da Agência de Inovação e Negócios Estoniana

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
2 min readFeb 2, 2023

No dia 10 de fevereiro, hub de inovação recebe representante da e-Residency, programa do governo da Estônia, para um bate-papo com empreendedores digitais.

As fronteiras internacionais estão cada vez menores com a transformação digital. Para brasileiros fundadores de startups, desde 2021, é possível emitir um registro de cidadão virtual na Estônia, que dá acesso a capital e parceiros estrangeiros. No dia 10 de fevereiro, o Órbi Conecta, principal hub de inovação mineiro, sediará o “Q&A sobre a Estônia”, com Taiz Coe, coordenadora de negócios e parcerias privadas e estatais da e-Residency, programa da Agência de Inovação e Negócios Estoniana. O evento aberto ao público é presencial, começa às 18h30, com inscrição gratuita pelo site Eventbrite.

A Estônia é um país avançadíssimo em termos de digitalização de processos: 99% dos serviços governamentais são realizados integralmente online. No evento, Taiz Coe vai explicar como se tornar um e-Residente (cidadão e empreendedor digital), abrir uma startup no país e acessar R$ 9 bilhões em investimentos sem sair do Brasil.

De acordo com o último relatório The State of European Tech publicado pela Atomico, a Estônia teve o maior número de investimentos per capita da Europa em 2022, que representaram 3,6% do PIB anual. O país também tem o maior número de unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) per capita do continente europeu.

A agente da e-Residency poderá responder às perguntas do público pela própria experiência. Taiz Coe é natural de Belo Horizonte. Entusiasta da inovação e de um mundo sem fronteiras, nos últimos 13 anos, fez parte de startups e foi executiva no setor de telecomunicações na Alemanha, na Espanha e na França. Depois de se tornar uma e-Residente da Estônia, ela se mudou novamente: desta vez para trabalhar em um dos departamentos mais importantes do governo estoniano.

“A Taiz Coe coordena as alianças de crescimento da e-Residency na Europa e na América Latina. Ser a escolha da Agência de Inovação e Negócios Estoniana para sediar a conexão com o ecossistema de Minas Gerais atesta a infuência do Órbi Conecta no fomento da inovação e do empreendedorismo digital no estado”, comenta Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta, hub fundado em 2017 pelas corporações Localiza, MRV e Inter e a comunidade de startups San Pedro Valley.

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.