Nivio Ziviani: a mente por trás da primeira empresa brasileira vendida para o Google

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
4 min readJul 28, 2023

Professor da UFMG conta como criou startups que atraíram investimento e geraram centenas de empregos no Brasil

Nivio Ziviani, professor da UFMG — Foto: Glaucimara Castro

Conhecido no setor da tecnologia por ter vendido uma empresa para o Google, o professor emérito da UFMG, Nivio Ziviani, é uma das figuras mais emblemáticas da inovação em Minas Gerais. E não apenas por ser um gênio da ciência da computação, mas principalmente por ter investido sua vida em uma missão: gerar riqueza para Minas Gerais e para o Brasil. É sobre isso que ele fala com orgulho quando conta a história das startups que criou e como continua com afinco trabalhando pela produção de conhecimento científico e pela transformação dele em inovação prática.

Convidado a palestrar no 1º Minas Summit, encontro de inovação realizado pela FCJ Venture Builder e o Órbi Conecta, no dia 30 de junho, no Minascentro (BH), o professor iniciou sua participação com uma pergunta: “Por que é importante mobilizar conhecimento na universidade?”. A resposta veio em seguida: “para a geração de riqueza”. Ele citou grandes universidades no exterior, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que geram receita na casa dos trilhões de dólares por meio de suas startups. Também lembrou que a produção científica atrelada à geração de negócios abre as portas para investidores no mundo todo.

Foi assim com a Akwan Information Technologies, empresa criada por Nivio e pelo professor Berthier Ribeiro-Neto, também da UFMG, que foi comprada pelo Google em 2005. “Entramos no radar do Google porque a gente participava dos mesmos eventos científicos. Na época, o Google tinha acabado de fazer sua IPO e queria se estabelecer na América Latina. A compra da Akwan foi a segunda aquisição do Google fora dos EUA”, relatou.

A empresa criada pelos professores da UFMG atraiu não apenas o capital do Google naquela transação de compra e venda, mas também um centro de pesquisa e desenvolvimento, que hoje fica em Belo Horizonte, além de centenas de dólares em projetos e pesquisas.

Minas Summit: palestra do professor Nivio Ziviani — Foto: Glaucimara Castro

Mas essa não foi a única vez que o professor estava envolvido em um projeto que gerou riqueza para o Brasil. Antes da Akwan, ele já tinha criado a Miner, uma empresa de metabusca que nasceu a partir da ideia de um dos seus alunos, Victor Ribeiro, de desenvolver um robô que coletava dados de interesse na internet.

A empresa criou um mecanismo de metabusca e foi vendida para o grupo UOL, que também empregou muitos talentos mineiros em sua empresa de tecnologia. “O UOL chegou a ser chamado de República do Pão de Queijo por causa dos talentos que vieram da UFMG. Duas pessoas que saíram daqui foram responsáveis por criar o PagSeguro, uma empresa de grande valor hoje”, exemplifica.

Nivio ainda falou sobre outras duas empresas que ajudou a criar: a Neemu, que desenvolvia tecnologia para e-commerce e que foi vendida para a Linx, e a Kunumi, que foi criada em 2016 e atua com inteligência artificial aplicada aos negócios. Entre os produtos recentes da Kunumi estão uma tecnologia que consegue fazer diagnóstico de escala de dor em fetos e um modelo de UTI inteligente, que consegue antecipar o risco de mortalidade quando um paciente entra no hospital. Esse modelo foi, inclusive, doado para a Santa Casa em Belo Horizonte.

Nivio lembrou ainda que toda essa geração de riqueza por meio de startups depende de uma equipe de talentos altamente qualificados e de alta performance. E, por isso, o fomento à produção de conhecimento na universidade é tão importante. “Ainda perdemos muitos talentos que se formam aqui, mas vão gerar riqueza lá fora. Precisamos reter esses talentos e a universidade precisa retornar para sociedade o investimento recebido”, lembrou.

Minas Summit: palestra do professor Nivio Ziviani — Foto: Glaucimara Castro

A 1ª edição do Minas Summit foi realizada pela FCJ Venture Builder e Órbi Conecta, patrocinada por Framework, Board Academy, Zendesk, Yazo, Grant Thornton, SEBRAE, Codemge, Governo de Minas Gerais, Minascentro e Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024 tem mais. A 2ª edição do Minas Summit acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, no Minascentro, no Centro da capital mineira. Acompanhe mais informações por meio do site www.orbi.co e www.sanpedrovalley.org.br. Se você é integrante do ecossistema de inovação de Belo Horizonte, não deixe de se cadastrar nos portais.

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.