On The Road Órbi Conecta — Recife promove 20 conexões empresariais

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
5 min readJun 29, 2020

O Órbi Conecta realizou, entre os dias 22 e 26 de junho, o On The Road. O projeto, que passa a acontecer de forma on-line mensalmente, é uma semana de expansão da Rede Órbi, conteúdos e aceleração de conexões. Startups aplicam para desafios anunciados e as empresas da rede — MRV, Banco Inter, Localiza, Rede Mater Dei de Saúde, SIC e Patrimar — selecionam para uma reunião virtual. Dos dois lados da tela: lideranças.

A ponte, nessa primeira viagem on-line, foi com Recife (PE), que abriga um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil, ao lado de Belo Horizonte, São Paulo e Florianópolis.

MRV + Findup

Conexões corporates e startups

As 6 corporates da Rede Órbi selecionaram 8 startups com o objetivo de conhecer melhor as suas soluções: Viverde Casa, Recrut.AI, Minha Luz, Unimble, GPC, Organize, FindUp e Gymcode. Ao todo foram 17 reuniões virtuais realizadas ao longo da semana, com 39 pessoas conectadas, em 9 horas somadas de conexões. Teve startup que já saiu da primeira reunião de negócios com a próxima já agendada.

O Órbi também estreitou laços com 4 hubs e 14 agentes do ecossistema de inovação de Recife, com a intenção de compartilhar experiências e oportunidades.

“Nascemos para diminuir distâncias e trazer conexões que impactam positivamente a sociedade. Em tempos de isolamento, torna-se ainda mais necessário extrapolar as conexões locais e unir o melhor de cada ecossistema do Brasil, assim nasce o On The Road On-line”, disse Anna Martins, CEO do Órbi.

Conteúdo e aprendizados

A edição Recife do On The Road Órbi Conecta contou com duas horas e meia de conteúdo com agentes do ecossistema de Recife e liderança de grande empresa da rede. Ao todo foram 3 lives, 4 convidados e 288 pessoas alcançadas (até o fechamento da semana, no dia 26/06).

Patrimar + Recrut.Ai

Em live no Instagram @orbiconecta, o Órbi e seus seguidores puderam conhecer melhor o ecossistema de startups de Recife com Luiz Gomes, head da Overdrives — hub de inovação de aceleradora de startups baseado na capital de Pernambuco. Ele é fundador da Lotebox, empresa que criou um sistema para gestão de transporte marítimos. Ele atua em atividades em prol do desenvolvimento de startups e ecossistemas. Confira o bate-papo, com Thiago Veloso, agente de conexão do Órbi Conecta.

“Hoje a cidade de Recife é um ambiente de desenvolvimento tecnológico, também está se tornando um pólo de atração regional, com a presença de universidades, empresas, multinacionais… A comunidade de startups do Maguezal tem um papel muito importante nessas conexões”, afirmou Luiz Gomes, head da Overdrives.

O head da Overdrives também participou, dessa vez no canal do YouTube do Órbi Conecta, da live ‘Conexão corporate-startup, com MRV e ecossistema de Recife’. A diretora do Órbi, Anna Martins, mediou uma conversa entre ele e o gerente de inovação da MRV, Flávio Vidal.

“A MRV está se conectando com o ecossistema não só de Recife, mas do Brasil como um todo. Muitas vezes pensamos em ir lá para fora, mas tem tanta coisa no país. Precisamos valorizar o que temos por aqui”, afirmou Flávio Vidal, gerente executivo de Inovação da MRV.

Já o cofundador do Órbi, Pedro Menezes, mediou no YouTube a live ‘Potenciais de Recife para soluções e negócios’. Participaram do debate André Araújo, do Porto Digital, e Daniel Lima, da Softex e Databizz. Foi uma troca para conhecer mais profundamente o ecossistema de startups Recife e uma chance de ter insights a partir de lentes de outras regiões do país. E, claro, abrir novos mercados.

“O Porto Digital é um parque tecnológico, um ambiente de inovação. É urbano e aberto. Estamos no Recife antigo, numa área degradada que está sendo reconstruída por nós mesmos. Somos 340 organizações, quase 12 mil pessoas circulando e continuamos crescendo, de startups early-stage até a Accenture, com 2,5 mil colaboradores”, contou André Araújo. “Existe um mundo de situação que podemos resolver juntos. Estamos a alguns cliques”, acrescentou Daniel Lima.

O que disseram as startups

“Foi uma ótima experiência. A FindUP pode conectar-se não apenas com grandes empresas, mas com as pessoas certas para apresentarmos nossa solução. Parabéns ao Órbi e contem conosco nas próximas oportunidades”, Renato Oliveira, da Findup

“A experiência para a MinhaLuz foi incrível, poder se conectar com a empresa líder em seu mercado, a MRV, criando soluções integradas e gerando insights que não teríamos sem essa experiência. Além do valor concreto da possibilidade de parceria com a MRV, tivemos ganhos imensuráveis no amadurecimento da equipe e da empresa”, Henrique Ruschel, da Minha Luz.

“A experiência foi muito agregadora e criou oportunidades de negócio reais para a Recruta.AI. Recomendamos fortemente o On The Road para todas as empresas e esperamos que o programa continue crescendo e gerando conexões de impacto”, Lucas Meirelles, da Recrut.AI.

! No próximo mês “estaremos” em Florianópolis! Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais: @orbiconecta.

Sobre o Órbi Conecta

É um hub de inovação criado em Belo Horizonte, em 2017, por empreendedores da comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com grandes corporações brasileiras: Banco Inter, MRV Engenharia e Localiza. Às três somaram a Rede Mater Dei de Saúde e a Sociedade Inteligência e Coração (SIC). Assim, as verticais sustentadas por suas Líderes de Futuros assumem cinco pilares da vida humana — finanças, habitação, mobilidade, saúde e educação. A Rede Órbi cria oportunidades de negócios entre startups, corporações e outros agentes do ecossistema de inovação do país. Tem como propósito acelerar conexões e provocar transformações relevantes para a sociedade.

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade da Localiza traz o trabalho realizado junto ao Órbi

Localiza amplia seu time de tecnologia em parceria com Trybe promovida por meio do Órbi

Fundação Dom Cabral e Órbi realizam pesquisas sobre o impacto da pandemia nas startups

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.