uCondo: aplicativo permite conversa entre vizinhos, além de gerenciar todas as contas do condomínio

Órbi Conecta
Órbi Conecta
Published in
3 min readJul 20, 2023
Fundadores da uCondo (da esq. para dir.): Juliano Corso, Ivan Benkendorf, Leonardo Mack, Marcus Nobre. Foto: Priscilla Fiedler

Com menos de segundos e alguns cliques, receber encomendas, agendar reuniões e realizar gestão financeira de condomínios fica mais fácil, transparente e rápido com um aplicativo que vem sendo usado em Belo Horizonte. É da uCondo, empresa que oferece uma plataforma de administração de condomínios completa que consegue, seja via celular ou computador, simplificar e otimizar o dia a dia de administradoras e também de quem mora em prédios ou outros tipos de condomínios, permitindo que as pessoas tenham mais transparência e controle financeiro, além de facilitar a comunicação e o convívio entre os moradores.

Já são mais de 3 mil condomínios e mais de 250 mil moradores. A plataforma conecta todos em um só lugar, a exemplo dos moradores, síndicos, administradoras, porteiros e bancos. A startup acabou de firmar parceria com o Banco Inter para replicar benefícios da “Conta Condomínio”. Uma grande vantagem: gera economia real com isenção da maioria das taxas bancárias, geração de boletos e folha de pagamento de colaboradores, entre outros.

“Nos últimos anos, a digitalização dos condomínios vem avançando e trazendo mais qualidade de vida e agilidade nos processos. Avaliamos que as burocracias administrativas podem causar estresse e má gestão, como aumento de inadimplência e falta de transparência. Assim, vimos o potencial inovador em ter uma plataforma que reunisse todas essas tarefas, onde todos podem acompanhar em tempo real o que está sendo feito”, destaca o CEO da uCondo, Marcus Nobre, CEO da uCondo. Ele também destaca que a plataforma foi desenvolvida para ser usada com tranquilidade por todos, incluindo adolescentes e pessoas idosas.

Como facilitar a rotina dos moradores de um condomínio?

  1. Gestão financeira: é possível controlar o financeiro, disponibilizar o pagamento das taxas do condomínio, automatizar o controle de consumos, acompanhar o fluxo de caixa e quem ainda não pagou as contas, enviar lembretes de pagamentos para os moradores e ainda controlar os pagamentos de profissionais e fornecedores.
  2. Economia: redução de taxas de emissão, registro, cancelamento e segunda via de boletos (a cobrança acontece apenas quando o boleto é compensado), além de valores cobrados para manutenção da conta bancária.
  3. Transparência: as pessoas podem receber relatórios com prestações de contas atualizados em tempo real e conferir o balancete.
  4. Redução da inadimplência: gestão automática com lembretes e avisos; balancetes em tempo real para prestação de contas do síndico; automatização de envio de boletos e PIX; plano de contas automático;
  5. Comunicação simplificada: os canais de conversas estão reunidos em um só lugar e a comunicação é otimizada, seja no envio de avisos, atualização de regras de convivência, abertura de chamados entre moradores, síndicos e administradoras; além do primeiro marketplace de condomínios do Brasil com cupons de descontos exclusivos; entre outros.
  6. Melhora no convívio entre os moradores: fazer reservas de uso de espaços comuns, reclamações, votar em enquetes, falar com o síndico, liberar acessos na portaria, autorizar o recebimento de entregas, receber avisos e comunicações também são funções disponíveis pela uCondo. Todas contribuem para uma integração condominial e para o bem-estar, melhorando o convívio entre os moradores do condomínio, uma vez que as pessoas se tornam incluídas nos processo de administração.

Plataforma oferece canal para denúncias sensíveis de forma sigilosa

A plataforma uCondo conta, também, com canais de denúncias sensíveis, tudo de forma sigilosa. Em casos de violências, principalmente doméstica, ainda muitos condomínios não sabem como ajudar as vítimas e implantar canais de denúncias que protejam as vítimas e denunciantes. Dessa forma, moradores e vizinhos ficam com medo de denunciar e serem alvos de retaliações, por exemplo, ou expor as vítimas com os famosos livros de ocorrências que ficam nas portarias dos condomínios. “Pensamos muito nesse tema e desenvolvemos um canal de comunicação privado, onde as pessoas podem reportar as situações com segurança e sigilo, tendo proteção a si e às vítimas”, reforça Leonardo Mack, COO da uCondo.

--

--

Órbi Conecta
Órbi Conecta

Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.