5 perguntas para Juliano Gauche sobre Ler e Escrever

zhiOmn Ormando
Ormando zhiOmn
Published in
3 min readNov 9, 2020

Juliano Gauche escreve canções e textos, canta, toca violão e guitarra, produz discos e gosta de ler… Em 2020, publicou 3 textos em formato digital pela Entre Editora. A seguir ele responde 5 perguntas sobre ler e escrever:

Juliano Gauche — Fonte: @juliano.gauche

1. Como foram suas primeiras experiências com a leitura?

Foi quando eu conheci a biblioteca pública de Ecoporanga, que ficava na rodoviária. Um dia entrei pela porta dela e fiquei fascinado com a quantidade de livros expostos, e quando eu soube que eu poderia levar qualquer um que eu quisesse para casa eu fiquei fascinado. Eu devia ter uns nove anos. Por um tempo foi um hábito. Devolver um levar outro. Me interessava mais pelas histórias que tinham as palavras mistério, segredo, magia, viagem… Um dia fiquei com preguiça de devolver um dos livros, pois morava muito longe da biblioteca. Depois fiquei com medo da bibliotecária brigar comigo por não ter devolvido o livro na data certa. Daí nunca mais voltei lá. E acabei me livrando do livro pra não ser incriminado. E passei a fugir da bibliotecária toda vez que a via vindo em minha direção numa rua qualquer.

2. Quais livros e autores(as) te inspiraram quando era adolescente e na casa dos vinte anos?

Comecei a ler mesmo quando tinha uns 17 anos. Fernando Pessoa era o meu preferido. Depois embarquei na onda do Hermann Hesse. Por volta dos 20 eu trabalhei como bibliotecário na escola onde me formei. Li muita coisa nesse período. Muita coisa mesmo, nem conseguiria listar aqui. Mas alguns que ainda me vem muito fortemente são: “O Queijo e os Vermes”, Carlo Ginzburg; “O Livro dos Abraços”, Eduardo Galeano; “Crime e Castigo”, Dostoiévski; “Historias Extraordinárias”, Edgar Allan Poe; “Assim Falou Zaratustra”, Nietzsche; “Ópio”, Jean Cocteau

O ebook “jgauche” reúne três textos e foi publicado em 2020. Clique aqui para ler.

3. Quais livros e autores te inspiraram nos anos recentes?

“Água Viva”, Clarice Lispector; “Plexus”, Henry Miller; “Grande Sertão: Veredas”, Guimarães Rosa; “Folhas da Relva”, Walt Whitman; “Iluminuras”, Arthur Rimbaud…

4. Como você começou (e continuou) a escrever?

Comecei escrevendo poemas como exercício para letras de música, isso foi por volta dos 17 anos, quando estava montando minha primeira banda. Simplesmente nunca mais parei.

5. Como está sendo publicar seus textos?

Desta vez está sendo mais tranquilo. Um grande alívio saber que agora eles estão à disposição para quem quiser ler, ao contrário de quando eu lancei uma edição impressa com os meus primeiros exercícios literários em 2000. Foi uma atitude prematura, um editor me convidou e eu aceitei sem pensar. O “livro” recebeu o nome de “A Morte de Deus”. Foi uma confusão danada na minha vida, tanto que só vim a publicar novamente agora, 20 anos depois.

Juliano Gauche

Para ler os textos de Juliano Gauche publicados pela Entre Editora acesse medium.com/entreeditora

Acompanhe suas músicas pelo Spotify, Youtube e Deezer, e siga-o no Facebook e no Instagram.

Todas as perguntas dessa ‘edição’ do ‘5 perguntas?’ foram elaboradas por zhi~omn {Ormando MN}. Data da entrevista: junho de 2020.

Clique aqui para ver mais 5 perguntas com outr@s convidad@s :)

Acompanhe o “5 perguntas?” pelo Instagram clicando aqui.

--

--