Ailton Krenak no programa “Sempre um Papo”

Ailton Krenak fala sobre “recursos naturais” e “sustentabilidade”

Transcrição de um trecho da fala de Ailton Krenak no programa “Sempre um Papo”

zhiOmn Ormando
Published in
3 min readNov 21, 2018

--

(Leia mais de Ailton Krenak clicando aqui)

(Veja vídeos de Ailton Krenak clicando aqui)

Recursos naturais

“A grande diferença que existe do pensamento dos índios e do pensamento dos brancos, é que os brancos acham que o ambiente é ‘recurso natural’, como se fosse um almoxarifado onde você vai e tira as coisas, tira as coisas, tira as coisas.

Pro pensamento do índio, se é que existe algum lugar onde você pode transitar por ele, é um lugar que você tem que pisar nele suavemente, andar com cuidado nele, porque ele está cheio de outras presenças.

Então não existe o ‘meio-ambiente’, um lugar aonde que é o ‘meio-ambiente’. ‘Meio-ambiente’ é o almoxarifado, é um depósito onde você tira. Você tira minério, você tira floresta, você tira água. Você bombeia tudo, exaure. Isso é o ‘meio-ambiente’.

Essa visão de ‘recursos naturais’ que foi consagrada como ‘o meio-ambiente’, e que o próprio programa das Nações Unidas para o ‘meio-ambiente’ durante muito tempo deu curso a essa ideia de que o ‘meio-ambiente’ são os ‘recursos naturais’.

Sustentável

E mais tarde com esse negócio do ‘desenvolvimento sustentável’ eles tentaram fazer um conserto de que ‘é o desenvolvimento sustentável, os recursos naturais devem ser renováveis’.

Ora, pro pensamento próprio mesmo do povo indígena não há nada sustentável naquilo que é chamado de economia.

Na economia não existe nada sustentável, porque ela supõe que você vai saquear a terra, você vai tirar coisas.

Se você tira e não põe, não é sustentável.

Tem uma expressão que diz assim: se você for a uma fonte, se você for a uma nascente, e se abastecer de água ali, você tem que ter certeza que passadas cinco gerações, seis gerações, a sétima geração vai poder ir àquele mesmo lugar e pegar água com a mesma qualidade. Isso é a ideia que poderia ser considerada como ‘sustentável’. Acho que vocês já ouviram isso né?

Então, qualquer recurso que você se apropriar dele hoje tem que estar disponível sete gerações depois da sua pra ele comer, beber, experimentar, com a mesma qualidade que você. Sete gerações.

Se a gente olhar nossa paisagem, vocês acham que sete gerações atrás os nossos antepassados estavam vendo a mesma paisagem que nós vemos hoje?

Quem roubou a nossa paisagem?

(…)

Então, se nós somos capazes de nos desfazer da paisagem a ponto de daqui a cinco gerações, seis gerações, sete gerações, os nossos netos, tataranetos e bisnetos, não terem mais a mesma possibilidade de enxergar aquela paisagem, como é que nós estamos dizendo que nós somos sustentáveis? Que sustentabilidade que tem nisso?”

Vídeo completo: https://youtu.be/JizR5UOm4uw

A parte transcrita começa no minuto 27.

--

--