Bibliografia de Khalil Gibran

Lista dos 17 livros do escritor e poeta Khalil Gibran, traduzida do site gibrankhalilgibran.org

zhiOmn Ormando
Ormando zhiOmn
5 min readFeb 12, 2021

--

Khalil Gibran fotografado por F. Holland Day em cerca de 1898 — Fonte: commons.wikimedia.org

Livros de Kahlil Gibran

  • Music (1905)
  • Nymphs of the Valley (1906)
  • Spirits Rebellious (1908)
  • Broken Wings (1912)
  • A Tear and a Smile (1914)
  • The Madman (1918)
  • The Processions (1919)
  • Twenty Drawings (1919)
  • The Tempests (1920)
  • The Forerunner (1920)
  • The Prophet (1923)
  • The New and the Marvelous (1923)
  • Sand and Foam (1926)
  • Jesus, the Son of Man (1928)
  • The Earth Gods (1931)
  • The Wanderer (póstumo, 1932)
  • The Garden of the Prophet (póstumo, 1933)

Um pouco sobre cada livro:

Music (1905)

Uma coleção de artigos publicados por Gibran no jornal diário Al Muhajer (O Emigrante). É um ensaio rigoroso sobre as entonações e influências da música que ele via como a “voz da alma”. É a melodia dos sentimentos e segredos humanos, e a linguagem mais profunda e desenvolvida para expressar a “interioridade” da vida, das pessoas e das sociedades.

Nymphs of the Valley (1906)

Uma coleção de três contos curtos: “Poeira das Eras e o Fogo Eterno”, uma história que gira em torno da “alma”; “Marta”, a história de uma menina inocente que, apesar de sua natureza pura, cede à tentação e se torna vítima da devassidão; e “Yuhanna, o Louco”, a história de um pastor apaixonado por Cristo e sua Bíblia.

Spirits Rebellious (1908)

Quatro histórias retratando, através das ações de seus heróis, o repúdio de Gibran aos flagelos da sociedade oriental. Aqui Gibran defende os direitos e a liberdade das mulheres, justifica a rebelião contra as tradições e termina sua história atacando as leis cegas dos costumes.

Broken Wings (1912)

Selma Karameh é vítima de sua própria beleza e riqueza. Forçada a um casamento e negligenciada por seu entorno, ela acaba murchando lentamente. Em Asas Quebradas, Gibran defende o direito das mulheres ao amor; um romance baseado na experiência pessoal, e provavelmente no primeiro amor de Gibran em Beirute.

A Tear and a Smile (1914)

Um amplo espectro de ensaios: uma meditação em 56 artigos sobre os fenômenos de uma vida constrangedora e violentada. A “lágrima”, Gibran costumava dizer “purifica meu coração e me dá entendimento dos segredos da vida e das coisas ocultas”; enquanto o “sorriso” “me atrai diretamente aos filhos da minha espécie e é o símbolo da minha glorificação dos deuses”.

The Madman (1918)

Primeira publicação de Gibran em inglês, “The Madman” é uma antologia de 27 parábolas que visam dar significado, e moralidade profunda e perspicaz para a vida. Além de quatro artigos e dois diálogos, o texto é precedido por um preâmbulo intitulado “Como me tornei louco”.

The Processions (1919)

Um longo poema escrito num estilo clássico formado por 17 versos, onde cada verso é uma alegoria que revela seu significado através de um diálogo filosófico entre o ancião representando a filosofia, e a juventude representando a natureza.

Twenty Drawings (1919)

Uma seleção da obra visual de Gibran; uma coleção de desenhos e pinturas expondo claramente sua sensibilidade artística. É uma obra que revela a “Visão” de Gibran.

The Tempests (1920)

É uma das obras mais diversificadas de Gibran: é possível encontrar um artigo jornalístico, um conto e até mesmo uma peça teatral. O livro revela simultaneamente diferentes facetas de Gibran: Gibran, o poeta, o rebelde, o mediador e o modesto sábio.

The Forerunner (1920)

Inclui 19 parábolas, 3 artigos e uma introdução. É uma coleção que resume o “devir gibraniano”, retratado como “você é seu próprio precursor…”.

The Prophet (1923)

O profeta “Al Mustafa”, ou o educador, vive há 12 anos na cidade estrangeira de Orphalese e está prestes a embarcar em um navio que o levará para casa. Ele é parado por um grupo de pessoas, com as quais ele divulga o fruto de suas experiências e a essência de sua sabedoria em 26 versos existenciais sobre a vida do homem. Ele começa com a questão do Amor — tratada nos capítulos “Sobre o casamento”, “Sobre os filhos”, “Sobre a doação”, “Sobre o trabalho”, “Sobre a oração”, “Sobre a beleza”, “Sobre a religião” …. — para terminar sobre o tema da Morte… O Profeta é um livro escrito em inglês que foi traduzido para mais de 40 idiomas diferentes. O livro está em sua 163ª impressão e já vendeu mais de 100 milhões de cópias desde sua publicação original em 1923. O Profeta está consistentemente na categoria de best-seller (geral) na Amazon e é um dos livros mais vendidos de todos os tempos.

The New and the Marvelous (1923)

Combina vários artigos e um ensaio conciso sobre o futuro da língua árabe, retratado em uma peça de teatro, um conto e doze poemas clássicos com um espírito sufi. O livro trata de uma ampla gama de tópicos não relacionados, pois o editor optou por reunir livremente artigos publicados anteriormente por Gibran em periódicos e jornais diários.

Sand and Foam (1926)

Areia e Espuma é uma coleção de 316 máximas, muitas das quais são pequenas histórias alegóricas. Uma parte foi redigida por Gibran diretamente em inglês, enquanto o resto foi traduzido do árabe. O livro também inclui alguns desenhos expressivos e intensos de sua autoria. Gibran definiu seu livro como “uma pitada de areia, e uma mão cheia de espuma”.

Jesus the Son of Man (1928)

Um inovador… Gibran propõe uma nova metodologia para abordar e analisar Jesus Cristo como uma pessoa, avançando à frente da maioria dos filósofos e intelectuais que estudaram a vida de Jesus e exploraram seus ensinamentos.

The Earth Gods (1931)

Através de um longo poema em prosa, Gibran introduz três deuses, ou espíritos, representando os elementos de força, poder e amor… O livro descreve sua opinião sobre as pessoas, a vida e a divindade…. Nesta coletânea, Gibran atinge o paroxismo de uma imaginação ilimitada, comunicando os esforços do homem para igualar-se a Deus.

The Wanderer (1932)

Publicação póstuma.
52 histórias que podem ser melhor descritas como míticas ou simbólicas, ecoando o mesmo estilo usado em The Madman e The Forerunner. The Wanderer é um homem “puro de espírito e *branco de coração*” que se debruça sobre uma sociedade afundada nos abismos das tradições e hábitos, eternamente atormentada por contradições, ilusões e sonhos. Lutando contra a doença, Gibran terminou este livro durante o outono de 1930. Ele o reviu no início de 1931, mas faleceu antes de sua publicação.

The Garden of the Prophet (1933)

Publicação póstuma.
“Al Mustafa” retorna à sua ilha natal, o jardim do profeta. Após 40 dias passados em retiro em seu jardim, ele recebe a visita de 9 pessoas do bairro e começa a ensinar-lhes os segredos da relação do homem com a vida, com o universo e com os sonhos da alma que “florescem na árvore do céu do coração…”.

Lista dos 17 livros do escritor e poeta Kahlil Gibran, traduzida do site gibrankhalilgibran.org por Ormando MN zhiOmn em fevereiro de 2021.

--

--