Capa de uma edição brasileira de “Caminhada” de Hermann Hesse

“Magnífico Mundo” Hermann Hesse

zhiOmn Ormando
Ormando zhiOmn

--

Se velho ou jovem, é sempre assim que sinto:
Na noite uma montanha, uma mulher silenciosa ao balcão,
Ao luar a leve curva do branco caminho,
De saudades arranca-me do peito o coração.

Oh! Mundo ardente, mulher branca ao balcão,
Distante o rolar do trem, no vale o uivar do cão.
Oh! Como mentis, como me enganais, que amargor,
Apesar de tudo és meu delírio, meu mais doce torpor.

Inumeradas vezes tentei o caminho da terrível “verdade”
Onde câmbio e lei, assistente e moda dominam,
Porém só, sempre escapei, desiludido mas em liberdade
Para lá onde o sonho e a abençoada loucura fervilham.

Na árvore vento cálido da noite,morena cigana,
Mundo de louca saudade e perfume de poesia.
Magnífico mundo a quem sempre me entreguei,
Onde tuas faíscas me fulminam a tua voz me chama.

— Hermann Hesse, no livro “Caminhada”

Leia outros textos de Hermann Hesse clicando aqui.

Copiado do livro “Caminhada” de Hermann Hesse — Título original do livro em alemão: “Wanderung”.

--

--