Santa teresa D’Ávila

Divino legado

Michele Damazio
Contando nos dedos

--

Isopor, arame e fibra de vidro foram utilizados na escultura de 8 metros

A maioria das encomendas de Dirceu Rosa são esculturas de imagens religiosas. O trabalho mais caro do artista custou R$ 70 mil. A escultura com cerca de uma tonelada e 8 metros de altura foi um pedido da prefeitura de Santa Tereza do Oeste. Santa Tereza Dávila foi esculpida em isopor, arame e fibra de vidro.

Foto: Dirceu Rosa

Uma jornada de 8 metros

Para esculpir, Dirceu utilizou um modelo de 20 cm e começou usando o isopor, pois é um material fácil de trabalhar. A imagem de Santa Tereza foi moldada assim dos pés à cabeça. A utilização do isopor, tão frágil, chama a atenção, mas se justifica. Por conta da delicadeza do material, as linhas se tornam mais suaves, fazendo com que o escultor alcance um objetivo: deixar a obra o mais parecido possível com a original. É claro que apenas o isopor não sustentaria a santa, aí entra a função da fibra de vidro.

O material é composto pela aglomeração de finíssimos filamentos de vidro não rígidos e flexíveis. Essas pequenas fibras são unidas pela aplicação de resina de poliéster (ou outro tipo de resina), feitas com material plástico, derivado do petróleo. Em seguida, são colocadas no material substâncias que catalisam o processo de polimeração. A fibra de vidro é leve, resistente, ideal para ficar no tempo e a única manutenção que pode ser realizada é a pintura, que pode ser retocada a cada seis anos.

Para ser colocada em todo o isopor, a fibra é derretida e espalhada com um pincel. Quando o líquido secar, ficará bem resistente, entretanto, não o suficiente. Devido ao tamanho, ela está vulnerável ao vento, podendo cair, por isso, parte do isopor é cortada, restando apenas a camada de fibra. Depois disso, com arames, o artista vai reforçando a estátua. Também por conta da durabilidade, a tinta utilizada é esmalte automotivo, usada em carros e motos.

Quando Dirceu montou o atelier, jamais imaginou que faria esculturas tão grandes. A solução para retirá-las do espaço, é cortá-la ao meio dos pés à cabeça. Ela é colocada no jardim e montada novamente.

A escultura foi levada em um caminhão guincho até o município de Santa Tereza do Oeste. Quatro funcionários da prefeitura da cidade ajudaram Dirceu a colocar a grande santa no local.

Colocação da escultura no Município de Santa Tereza do Oeste. Fotos: Dirceu Rosa

--

--

Michele Damazio
Contando nos dedos

Garota com seus 20 e poucos anos, que acredita na arte, educação e comunicação como ferramentas capazes de transformar realidades.