Nossa Senhora “da Catedral”: a maior obra de Dirceu

Raquel Gomes
Contando nos dedos
Published in
2 min readMay 27, 2017

A obra realizada por Dirceu com uma ajuda de quatro pedreiros é um dos pontos mais fotografados de Cascavel

Em 1995, um fato envolvendo uma igreja católica tomou repercussão nacional. O episódio chamou atenção durante um programa exibido no dia 12 de outubro, feriado nacional da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

A imagem da santa ganhou destaque quando um pastor insultou verbal e fisicamente uma imagem da santa, durante um programa de TV. O acontecimento provocou forte repercussão em grande parte da sociedade brasileira.

Enquanto Nossa Senhora ganhava visibilidade nacional pelo fato, em Cascavel, ela representa uma obra que se tornaria o ponto mais fotografado da cidade.

Dirceu pensou muito antes de colocar a imagem em frente à Catedral. Depois de imaginar a peça em alguns pontos, o artista decidiu que, além da conexão com uma Catedral, é um ponto por onde todos passam.

Quase que ela saiu de lá!

Pois é, segundo Dirceu, alguns moradores foram contra uma colocação de duas mãos envolvendo um Santa em frente à Catedral.

Dirceu contou com uma ajuda de quatro pedreiros para construir uma obra de quase 5 metros de altura e 50 toneladas. Além da grandiosidade óbvia, você não viu um detalhe não manto da Santa? Ou seriam 365 detalhes ...

Agora que você sabe de tudo isso, observe novamente uma imagem e outras peças do artista, esta vez ao som do poema escrito por Mário Lemasnki.

Dirceu fez questão de registrar alguns momentos durante a construção da obra:

--

--

Raquel Gomes
Contando nos dedos

Jornalista que ama a família, ficar em casa, ver filmes e séries, ruas bem arborizadas, tempo nublado, música e café.