Qual é o significado do seu sonho?

Milca Freitas

Você anota os seus sonhos?

Freud estimulava os pacientes a trazerem relatos dos seus sonhos para a análise. Ele considerou os conteúdos oníricos um dos principais acessos ao inconsciente, rendendo alguns livros e muitas interpretações.

Às vezes as pessoas me perguntam: “sonhar com tal animal quer dizer o quê?”, ou “qual é o significado de sonhar que caíram todos os meus dentes?”.

Eu geralmente respondo: “sei lá, o que significa para você?”. Embora nós tenhamos algo de nossa história e cultura em comum, a mesma palavra ou o mesmo objeto ou a mesma situação não tem o mesmo significado pra mim que tem para você.

Vou dar um exemplo: se eu disser para você pensar agora em um elefante, pode surgir automaticamente em sua mente o animal fofinho que você viu em uma história em quadrinhos. Eu posso pensar nos elefantes que injustamente são maltratados nos países que os usam para o turismo, e meu colega pode se lembrar do apelido maldoso que davam a ele na escola, época em que ele era gordinho. Percebe?

Pois então, se o elefante estiver no meu sonho ele vai significar uma coisa, no seu sonho outra e no do meu colega será completamente diferente. Não tem como generalizar, depende da relação que temos com as imagens e as palavras.

Aliás, em nossa vida praticamente tudo está entrelaçado às imagens e palavras. Temos um relacionamento com elas de maneira muito interessante, pois nascemos delas e nos tornamos o que somos por elas e apesar delas.

O sonho, explicando superficialmente, é mais ou menos como o filminho daquilo que em nosso interior é desconhecido, apartado da consciência, confuso e paradoxalmente íntimo. Ele contém memórias antigas, fantasias, pensamentos, e o principal: a realização de um desejo. O complicado é que ele vem codificado, disfarçado, através de modificações propositais, assim como aqueles filmes que assistimos e não entendemos nada no final, sabe?

Vou usar outro exemplo. Lembra daquelas brincadeiras de adolescentes de escrever em códigos para ninguém descobrir o conteúdo do diário ou da carta secreta? Eu costumo dizer que o sonho é mais ou menos isso. São como cartas que escrevemos para nós mesmos há muito tempo atrás, mas disfarçamos tanto o conteúdo que hoje não recordamos mais quais foram os códigos que usamos e nem como revertê-los.

É por isso que sonhamos com uma pessoa, que na verdade não era bem ela, pois tinha o cabelo dela e os olhos de outra, e estávamos em nossa casa, mas que não parecia nem um pouco com nossa casa real e tinha um rinoceronte ali no meio da sala, o que um rinoceronte estaria fazendo no meio da sala?..e assim vai.

Isso sem contar os esquecimentos, pois muitas vezes ocorre de lembrarmos do sonho quando acordamos e segundos depois esquecermos dele completamente.

Apesar do conteúdo sem pé nem cabeça e das nossas resistências internas, é possível decodificar alguns conteúdos dos sonhos e revelar se não toda, pelo menos uma parte da carta que escrevemos para nós mesmos, ou compreender um pedaço do filme que nós mesmos dirigimos, acessando aquilo que de nós é muito…

enigmático.

Sem dúvida é uma experiência extraordinária.

Fotografia: Guilherme Catanante

--

--

Milca Freitas
Os seus sonhos são cartas secretas para você

Psicóloga da UNAERP em convênio com a Defensoria Pública. Atende em clínica particular através da psicanálise Lacaniana.