Meu primeiro Latinoware — 2022

Ge Carneiro
O.S. Systems
Published in
4 min readNov 10, 2022
Entrada do Evento Latinoware 2022 — Foz do Iguaçu PR

Nos dias 2 à 4 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, aconteceu a 19ª edição da Latinoware, o maior congresso da América latina de Software Livre e Tecnologias Abertas. Tive a oportunidade de estar presente, com outros colegas da OS Systems e palestrar sobre a nossa ferramenta, o ShellHub, citado nos últimos artigos.

5 Benefícios de usar o ShellHub para acesso remoto

Desafios da Conectividade no Agro

Foi a segunda vez que participei de um evento de tecnologia, mas a primeira vez em um desse porte. Conheci muitas pessoas, assuntos e tecnologias diferentes, que me ajudaram a obter alguns insights importantes. Em eventos como esse, encontramos uma diversidade cultural enorme, pessoas em diferentes fases da vida e da carreira e muitas delas totalmente receptivas. É sempre enriquecedor essa troca de experiências, além do networking e das parcerias, é claro, que sempre podem nos ajudar a abrir muitas portas. Além disso, lá também pude ver diversos estandes, assistir a competições, participar de oficinas e de muitas palestras.

Nesta edição, fui com a missão de palestrar sobre o nosso software Open Source, o ShellHub. Foi minha primeira experiência como palestrante num evento desse porte, então confesso que estava bastante apreensivo e um pouco nervoso. Natural, diante da responsabilidade de falar com a comunidade de perto e apresentar tudo sobre essa incrível ferramenta. Senti que os ouvintes estavam engajados e interessados no projeto, o que fez diminuir meu nervosismo e me deixou muito feliz. Em pouco mais de 30 minutos, consegui apresentar o que de fato é o ShellHub e suas features, além de propor uma dinâmica interessante, o qual consistia em alguém da plateia acessar um endereço ssh, encontrar uma mensagem e enviar um e-mail com nome e cidade de onde veio. Os dois primeiros a enviarem, receberam um kit do ShellHub com camiseta, bottom, caneca, entre outros itens. Então, de forma geral, percebi um interesse genuíno no pessoal, o que foi muito gratificante.

palestrante Gesse Silva de camisa polo branca e calça jeans preta, em frente a uma tele onde está reproduzido o mapa mundi com os mais de 200 mil devices que utilizam shellhub espalhados ao redor do mundo.
Minha Palestra sobre o ShellHub — Palco Bolívia

Além da oportunidade de palestrar, consegui também acompanhar algumas das diversas palestras apresentadas nas 9 salas, separadas por países. Foi um “prato cheio” e muito enriquecedor acompanhar palestras com teor técnico, mas também algumas voltadas a negócios e empreendedorismo. Destaco a palestra do Otavio Salvador que tratou sobre IOT, um tema tão atual, mas cercado de “místicas” e dúvidas.

Otavio Salvador aparece no palco de camiseta branca com a logomarca do ShellHub e calça jeans preta em frente a uma tela com a extensão de todo o palco onde é reproduzido o slide de capa de sua palestra com o título: IoT pero no mucho.
Palestra do Otavio Salvador — Palco Brasil

Outra palestra muito interessante foi de um colega que conheci durante conversas no evento, o Professor Vinicius Tocantins, professor do IFRO e Doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação. Em sua palestra, ele abordou temas como Juventude, Tecnologias livres e Trabalho digno, um papo enriquecedor e com muitos direcionamentos principalmente relacionados ao futuro do trabalho, vale muito a pena conferir.

Professor Vinicius Tocantins aparece de camiseta cinza e calça jeans azul marinho segurando um microfone em frente a uma tela que reproduz slide com os dizeres: Liberdades do Linux, liberdade de executar o programa; liberdade de estudar e adaptar o programa; liberdade de distribuir; liberdade de modificar.
Palestra do Vinicius Tocantins — Palco Paraguai

O Latinoware é um lugar que vai muito além do que citei anteriormente, é uma espécie de celebração das tecnologias livres aplicadas nos mais diversos contextos. É inspirador, instigante, e consegue fazer qualquer um sair de lá com uma sede de conhecimento maior e constante busca por evolução. Muito mais que os benefícios individuais, o papel que o evento tem para a comunidade é crucial para engajar os profissionais, unir equipes que trabalham remotamente há vários anos e só ali conseguiram se encontrar pessoalmente. Aproxima escolas e universidades do mercado de tecnologia e permite aos alunos logo no começo da carreira, terem uma ideia do que de fato o mercado está falando, estimulando essa comunicação “cara a cara” que é tão importante para o nosso desenvolvimento.

Gostei muito dos estandes relacionados a embarcados e eletrônica, os quais ofereceram oficinas de soldagem, venda de livros técnicos e o apoio de profissionais que estavam presentes para tirar dúvidas, como o Fabio Souza do portal Embarcados, muito influente na cultura maker brasileira.

Se você nunca foi para um evento assim, não deixe de conhecer ao menos uma vez, é inesquecível.

Muito obrigado a você leitor que chegou até aqui, se possível, compartilhe com os amigos e até breve.

Abaixo deixarei os links para as palestras.

Caso você queira acompanhar outras palestras, acesse o canal oficial da Latinoware no YouTube, tem todas as lives de todos os dias lá.

Minha Palestra no palco Bolívia

Tema: Gerenciando dispositivos Linux remotamente com ShellHub

Link na minutagem exata para a palestra:

https://youtu.be/PVleDbvxBMM?t=28815

Palestra do Otavio Salvador no Palco Brasil

Tema: IOT pero no mucho

Link na minutagem exata para a palestra:

https://youtu.be/msC6E6TgPGs?t=21378

--

--

Ge Carneiro
O.S. Systems

Technology enthusiast and enjoys a good coffee.