A pérola da Guanabara: Carnaval na Ilha

Por Mídia NINJA • Brasil

Faltando menos de 1 semana para o início oficial do carnaval, o Rio de Janeiro já saiu às ruas soltando glitter e vestindo fantasias coloridas. A força dos Outros Carnavais explode e reúne a diversidade das culturas num só grito de folia.

No sábado foliões lotaram a estação na Praça XV para embarcar até a tranquila ilha de Paquetá, descaso do governo estadual que todo ano enche suas vielas e praças com um carnaval diferente daquele visto na TV.

Sem carros alegóricos ou fantasias pesadas, o carnaval em Paquetá pulsa no ritmo das orquestras de rua, seguindo o bloco Pérola da Guanabara.

Um dos mais famosos blocos da ilha, o Pérola, brilha na baía da Guanabara que agoniza, vítima dos esgotos domiciliares e industriais, além dos derrames de óleo e metais pesados em suas águas.

Neste ano a ilha recebeu cerca de 3 mil pessoas, mais da metade da população da cidade e mostrou que o carnaval não existe apenas nos grandes centros, e que o Brasil Profundo também tem samba no pé e outras cositas mais.

A cobertura faz parte do Projeto Outros Carnavais que acontece em várias cidades com o objetivo de reunir midialivristas do Brasil e América Latina para narrar por diversos pontos de vista os carnavais emergentes.

Confira a cobertura completa do dia de carnaval em Paquetá aquí