Me guardando pra quando o carnaval chegar

Otros Carnavales
Otros Carnavales 2017
3 min readApr 3, 2017

--

Rio de Janeiro, Brasil por Fernando Veloso Leão / SoFuckingShanti

“Eu tenho tanta alegria, adiada,
Abafada, quem dera gritar…
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar”
- Quando o Carnaval Chegar — Chico Buarque

Na cidade que vive de Carnaval, a preparação para a festa já começou há muito tempo: na quarta-feira de cinzas, o Rio já entra em um estado crescente de ansiedade para os próximos dias de folia.

E a festa alcança o clímax. É fácil sorrir e lidar com todos à sua volta. A aspereza se desprendeu da casca grossa que o Carioca criou para lidar com a cidade que se acostumou a amar e odiar.

Como o personagem da música de Chico Buarque, o Rio de Janeiro solta seus gritos de alegria. As máscaras e as pinturas estão lá, como devem estar. As fantasias impressionam, seja pela complexidade e esforço ou pela simplicidade e originalidade. Ritmos ecoam por todos os cantos.

Mas a cidade se divide de muitas formas: favela e asfalto, montanha e orla, subúrbio e centro, zona norte e zona sul. No carnaval, os Rios se unem mas não se misturam.

Com o alívio que traz, o Carnaval passa. E na quarta-feira de cinzas, limpamos as ruas, guardamos as fantasias e voltamos a segurar a barra do dia.

E nos guardamos pra quando o Carnaval chegar.

Este ensayo forma parte de la edición 2017 de Otros Carnavales, un proyecto de cobertura colaborativa de los carnavales de América Latina y el mundo impulsada por la Red de Fotografia Colectiva. Ante cualquier consulta escribanos a otroscarnavales@gmail.com

--

--